sexta-feira, 9 de setembro de 2011
PROGRAMA BELA CRUZ COMO TE AMO DIA 09 SETEMBRO 2011
SEXTA-FEIRA 09 DE SETEMBRO DE 2011 “NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”
INICIAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES (GOD BLESS YOU ALL AND THAT THERE IS PEACE AND UNION IN ALL HOMES)
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.
• • O nosso programa Bela Cruz como te amo, é tudo isso que nós acabamos de apresentar, é a continuidade de levar as informações corretas e verdadeiras e orientando a população em geral dos seus direitos e deveres. Assim sendo, repito, não pergunte sòmente o que a Bela Cruz pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela nossa Bela Cruz.
A Radio Comunitária Genoveva FM, é comprometida com os interesses e lutas dos setores sociais, marcadamente contra toda e qualquer forma de exclusão, discriminação ou preconceito, seja de gênero, raça, religião ou cultura, seja de condição social ou econômica, ou de opção sexual.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
Rezemos juntos comigo:
Divino Pai Eterno
DIVINO PAI ETERNO,
Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.
Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.
Confiamos em vossa bondade e poder.
Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.
Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.
Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho.
Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.
DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:
NOSSAS FAMÍLIAS, Para que vivam em paz e harmonia;
NOSSAS CASAS, Para que sejam iluminadas pela vossa presença.
NOSSAS ALEGRIAS, Para que sejam santificadas pelo vosso amor.
NOSSAS PREOCUPAÇÕES, Para que sejam acolhidas em vossa bondade;
NOSSAS DOENÇAS, Para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;
NOSSOS TRABALHOS, Para que sejam fecundos com a vossa bênção.
DIVINO PAI ETERNO,
Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.
Amém!
CRÔNICA DO DIA
Estado moderno
Publicado em 9 de setembro de 2011
A coerência dos governantes e das pessoas públicas, notadamente, nos países emergentes, deve-se apoiar em princípios como: 1) independência e harmonia dos Poderes Constituídos - Executivo, Legislativo e Judiciário; 2)democracia - é importante a realização de reformas estratégicas e não apenas táticas, políticas e não eleitorais, enfim reformas de Estado e não de governo; 3)consciência crítica -valorizando o perfil dos governantes e permitindo a liberdade de expressão e de imprensa; 4) ética e política -um líder se faz pelo reconhecimento livre e soberano de seu povo. Ademais, como disse o sociólogo Emir Sader: "A política desvinculada da ética poderia gerar resultados concretos em prazos curtos, porém suas formas de ação estariam contaminadas..."
É importante apoiar princípios morais e jurídicos, rejeitando qualquer indício de corrupção e desmando administrativo; 5)fundamentos morais - a política é mutável ou dinâmica, conforme o Estado e o Governo, já a ética é permanente. O importante é compatibilizar a política e a moral dentro de bases éticas que respeitem a lei, a liberdade e a igualdade de oportunidades.
Alvin Toffler, estudioso do futuro e pensador contemporâneo, escreveu livros importantes como Choque do Futuro, Previsões e Premissas e a Terceira Onda, dentre outros textos. Segundo sua linha de raciocínio, a primeira onda de mudança aconteceu com a revolução agrícola, há cerca de dez mil anos atrás; em seguida veio a revolução industrial, segunda onda, iniciada por volta do ano de 1700 e, no momento, estamos na terceira onda, representada pela força do conhecimento, da tecnologia e da informática.
As ideias "Tofflianas" tomaram por base pressupostos não maniqueístas, mostrando a superação dos conceitos de esquerda/direita, e os fracassos do capitalismo e do comunismo.
Por sua vez Toffler destaca: "O futuro do mundo permanece ligado ao processo da democracia". Demais, salvo melhor juízo, ao Estado Democrático de Justiça, substituindo o Estado Democrático de Direito.
Gonzaga Mota - economista
Corrupção: o que fazer?
Publicado em 8 de setembro de 2011
A corrupção, num conceito maior, é um mal que afeta toda a sociedade e ocorre em países ricos ou pobres, independente que seja o regime: democrático ou ditatorial, capitalista ou socialista. A corrupção, no Brasil, possui conotações peculiares e está focada "na assertiva de que políticos tornam privados bens que são públicos". Lamentável a constatação de que a corrupção brasileira ocorre sob as vistas indiferentes e omissas de grande parte do cidadão brasileiro, que se habituou a comprar produtos piratas, oferecer suborno aos policiais, burlar as regras de trânsito, aceitar a compra de votos, votar em candidato de "ficha suja", admitir que "rouba mas faz", desvio da merenda escolar, coligações espúrias, entre o executivo e congresso nacional, emendas orçamentárias por congressistas, como moeda eleitoral, sistema político clientelista, que privilegia tráfego de influência e o lobby para obtenção de favores pessoais e eleitoreiros. Nesse quadro de corrupção, a banalização desconceitua os valores morais e éticos do povo brasileiro. O que fazer, então, para se extirpar essa máfia da sociedade? O passo inicial é uma urgente reforma política, que exija "ficha limpa "de candidatos, redução dos "partidos de aluguel", financiamento de campanha política com recursos públicos e não privados, extinção das emendas orçamentárias, que só beneficiam a base governista, apuração e punição dos corruptos e corruptores, devolução de valores surrupiados dos cofres públicos, eliminação do fórum privilegiado de políticos, quando envolvidos em crimes de apropriações indébitas do erário público. No Brasil, a impunidade é uma constante. Por maior que seja o escândalo, nunca se ouve falar em punir, exemplarmente, os infratores. Até são "blindados" pelo poder central. Premente uma ação enérgica dos órgãos governamentais. Oportuna, a volta dos "caras pintadas", como manifestação da sociedade cobrando moralidade, honestidade dos políticos e exigindo punição para os responsáveis. A sociedade brasileira não deve aceitar a perpetuação da corrupção, o relaxamento da ética, moral e valores do ser humano.
João Gonçalves Filho (Bosco) - da Academia Limoeirense de Letras
FRASE DO DIA:
Infelizmente, em toda parte, se não há fiscalização e punição, não existe o respeito adequado ao espaço do outro. É preciso reclamar, indignar-se, para avançarmos em questões de civilidade.
Agrava-se a dengue
Publicado em 9 de setembro de 2011
O Ceará registrou, em 2010, uma das maiores epidemias de dengue dos últimos anos, com a notificação de 24 mil casos nos oito primeiros meses do ano. Neste ano, contudo, em igual período já foram vitimadas 27 mil pessoas, com a agravante do registro de 55 óbitos. Pela expansão da doença, na Capital e no Interior, os registros epidemiológicos demonstram haver fracasso nas linhas de enfrentamento da doença.
A dengue é enfermidade típica de regiões subdesenvolvidas, pois o seu veículo transmissor, o mosquito "Aedes aegypti", prolifera exatamente onde há predomínio de lixo acumulado e a existência de água retida, gerando as condições ideais para sua multiplicação. Erradicá-lo exige esforço continuado das políticas públicas incumbidas de combatê-lo e a colaboração dos contingentes populacionais expostos à contaminação.
Pelo que se tem observado, ao longo das últimas décadas, quando a dengue recrudesceu no Ceará, as ações efetivas do poder público não trazem a marca da permanência, nem o esforço para atrair a adesão do público para o desmanche dos criadouros existentes nas moradias insalubres. Esse é o tipo de intervenção programada para ser desencadeada em janeiro, prolongando-se até dezembro, incluindo visitas domiciliares, casa a casa, rua por rua, de cidade em cidade.
Essa rotina não é cumprida com a regularidade exigida, pondo em risco as providências parciais, demonstrando, assim, a falta de compromisso dos gestores com a saúde pública. A população exposta à doença tem, igualmente, sua parcela de culpa quando impede o acesso das equipes de inspeção sanitária e, ao mesmo tempo, não adota os cuidados mínimos como o revestimento, com tela, da tampa da caixa-d´água de cada moradia, nem providencia a limpeza das áreas infestadas.
TODOS PELA EDUCAÇÃO.
Todos pela educação
Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, apartidário, que reúne lideranças sociais, educadores, gestores públicos e representantes da iniciativa privada, com o objetivo de ajudar o Brasil a garantir Educação pública de qualidade para todas crianças e jovens.
www.todospelaeducacao.com.br/radialista
O Brasil só será verdadeiramente independente quando todos seus cidadãos tiverem uma Educação de qualidade. Partindo dessa idéia, representantes da sociedade civil, educadores, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos de Educação se uniram no “Todos Pela Educação: um movimento que tem como objetivo contribuir para que o País consiga garantir Educação de qualidade para todos os brasileiros.
• DE OLHO NA EDUCAÇÃO
No Brasil, 24 em cada cem pessoas têm de 4 a 17 anos e estão em idade escolar
Em nosso País, a Educação Básica deve ser oferecida a crianças e jovens dessa faixa etária que somam mais de 45 milhões de indivíduos. Os dados foram calculados em 2009 pelo IBGE
BRASIL
População: 190.755.799 (2010)
População em idade escolar: 45.364.276 (2010)
PIB (R$ 1.000,00): R$ 3.674.964.382,00 (2010)
Renda Média (R$): R$ 632,00 (2009)
Fonte: IBGE
Taxa de analfabetismo:
10 a 14 anos: 2,5 %
15 ou mais: 9,7 %
Fonte: PNAD/IBGE – 2009
CEARÁ
População: 8.452.381 (2010)
População em idade escolar: 2.203.334 (2010)
PIB (R$ 1.000,00): R$ 60.098.877,00 (2008)
Renda Média (R$): R$ 384,00 (2009)
Fonte: IBGE
Taxa de analfabetismo:
10 a 14 anos: 3,9 %
15 ou mais: 18,6 %
Amigo radialista,
3 anos. Mais de mil dias...
Isso mesmo, estamos juntos já faz um bom tempo.
Agradecemos de todo o coração esses 3 anos de parceria em que você ajudou a divulgar por todos os cantos deste país a causa
da Educação de qualidade.
Você ajudou a tirar dúvidas, a levantar questões; a alertar os pais para terem atenção com a Educação dos seus filhos; ajudou na valorização da profissão de professor; lembrou aos alunos o quanto é importante não apenas frequentar a escola, mas aprender; cobrou das autoridades competentes a boa destinação dos recursos da Educação; enfim, foram tantos assuntos abordados que fica até difícil lembrar de todos.
Só para ter uma ideia do que fizemos juntos, foram 289 peças entre spots, dicas, jingles, etc.
Fizemos juntos, sim, porque de nada adiantaria criar e produzir, se não contássemos com a sua disposição e competência para divulgar.
Você radialista, é indispensável! Sua Rádio é a voz da Educação.
A Educação que ainda está longe de ser o que todos nós gostaríamos,
o que significa que temos um longo trabalho pela frente.
Mais uma vez obrigado pela sua parceria, pela sua dedicação, pela sua compreensão de que o problema da Educação é de todos nós.
Um grande abraço,
Seus amigos do Todos Pela Educação
Projeto de sociedade
Publicado em 29 de agosto de 2011
Tome por escopo a educação pública de qualidade como meta principal, onde os professores sejam remunerados à altura de seus esforços. Não há outra forma se não pela educação. Um projeto de educação em que o cidadão incorpore valores humanos consistentes. Por conseqüência, teremos povo educado, consciente de deveres e direitos. Veremos homens e mulheres críticos, porém construtivos. Uma geração de jovens e adultos trabalhadores, responsáveis, honestos, competitivos. Políticos sérios, economia estável. Hospitais públicos que acolham e tratem. Políticas públicas de saúde que reeduquem pessoas para evitar doenças, alimentando-se com qualidade e não quantidade, evitando desperdícios numa geração de obesos, desnutridos, sedentários e doentes. Povo que sabe cuidar do Planeta em todos os sentidos, por prazer e responsabilidade. Onde os empresários aprendam a cuidar do meio ambiente com responsabilidade social. Onde os valores humanos sejam um bem maior a ser conquistado e aprendido por todos, desde tenra idade, especialmente aqueles que digam respeito à ética. Onde o homem do campo tenha as condições de produzir e viver bem. Onde os educadores, pais, líderes políticos e religiosos ensinem com bons exemplos. Sem projeto de sociedade que contemple tais aspectos, atira-se para todos os lados. Faz-se reforma na reforma. Caminho incerto, destino inusitado. O Projeto de sociedade do Brasil deve ser escrito no papel e na consciência de todos. Formar pela educação, entendida como instrução, reflexão e vivência, os cidadãos conscientes de seu papel, do sentido claro do que seja justiça e igualdade, do que é ser democrático e da responsabilidade individual que cada um deve ter pela Nação e pelo Planeta. Formar cidadãos críticos, inclusive de si mesmos, em que pensem, falem e ajam honestamente, desde os pequenos atos, em casa, na rua e no trabalho. Um povo cuja história se construa pela meritocracia, sem a famigerada "Lei de Gerson" com nova identidade de povo. China, Coréia do Sul e Japão são exemplos disso. O Chile tem melhores resultados. E fico pensando, quando diremos isso do Brasil?
Maria do Socorro de Sousa Rodrigues - mestre e doutora em Educação
Assinar:
Postagens (Atom)