sábado, 14 de agosto de 2010
13/08/2010 - PROGRAMA "BELA CRUZ COMO TE AMO"
"A segurança é questão de polícia, mas também de prevenção. É a defesa intransigente dos direitos humanos".
Sexta feira 13 de Agosto de 2010
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.
• O nosso programa Bela Cruz como te amo, é tudo isso que nós acabamos de apresentar, é a continuidade de levar as informações corretas e verdadeiras e orientando a população em geral dos seus direitos e deveres
Iniciamos o nosso programa pedindo a Deus que abençoe a todos e que haja paz e união em todos os lares.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
( Salmos )
HOJE NÓS FALAREMOS SOBRE O DÉCIMO MANDAMENTO DA LEI DE DEUS, CONFORME A IGREJA CATÓLICA.
ANTES PORÉM, VAMOS RECORDAR OS DEZ MANDAMENTOS.
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS
Como saber se estou desobedecendo a Deus?
Deus nos deixou algumas regras entregues à Moisés, sinais para seguirmos. As regras, as leis existem para facilitar a nossa vida. Quais são essas leis?
OS DEZ MANDAMENTOS
São as leis que Deus nos deixou para sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e desta forma O estamos obedecendo.
OS DEZ MANDAMENTOS são normas para conduta humana. São prescrições morais resumidos em dez itens. Os mandamentos são força libertadora, ao invés de ser coisa que aprisiona. Na medida em que você tem um indicador para seguir, você evita cometer erros que o afastam do plano de Deus. O que Deus manda, torna-o possível pela Sua graça.
Vamos falar hoje do 9º MANDAMENTO ensinado pela Igreja Católica.
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS (Ex 20,17)
"Onde está teu tesouro, aí estará teu coração"( Mt 6,21).
O décimo mandamento proíbe a ambição desregrada, nascida da paixão imoderada das riquezas e de seu poder.
A inveja é a tristeza sentida diante do bem de outrem e o desejo imoderado de dele se apropriar é um vício capital. O batizado combate a inveja pela benevolência, a humildade e abandono nas mãos da Providencia divina.
Os fiéis de Cristo "crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências" (Gl 5,24); são conduzidos pelo Espírito e seguem seus desejos.
O desapego das riquezas é necessário para entrar no Reino dos Céus. "Bem-aventurados os pobres de coração
Eis o verdadeiro desejo do homem: "Quero ver a Deus". A sede de Deus é saciada pela água da Vida Eterna.
ESTUDE E PRATIQUE OS DEZ MANDAMENTOS!
SEJA UM CRISTÃO FELIZ!
A partir deste momento iremos apresentar o Quadro “TODOS PELA EDUCAÇÃO”, sendo que seus spot são levados ao ar em toda a programação da rádio comunitária Genoveva FM.
O Todos Pela Educação é um movimento que tem como objetivo contribuir para que o país consiga garantir Educação de qualidade para todos os brasileiros. A Campanha Eu, Você, Todos Pela Educação é uma ação do Movimento Todos Pela Educação.
Eu sempre incentivei as minhas filhas para que elas nunca deixassem a Educação em segundo plano, pois entendo que a Educação é o futuro de todos os tempos. Perdemos a Copa do Mundo na África, mas não podemos esquecer que a Educação é o evento mais importante do mundo. Hoje, ao trabalhar como: radialista, palestrante voluntário, minhas filhas entendem perfeitamente o que eu e a mãe delas, professora, queríamos ao incentivá-los diariamente através da Educação. Eu, minha esposa, minhas filhas, genros, somos Todos Pela Educação.
Existem momentos em que precisamos ouvir algo que dê novo brilho a nossa motivação, principalmente quando tratamos da Educação em todas as suas formas de ação. Imagine agora o que se precisa ouvir sobre Educação, em ações já praticadas, além de experiências que podem ser compartilhadas e aprimoradas, sendo levadas pelas ondas do Rádio! É o “ Todos pela Educação”. Este projeto é um estímulo, que gera em cada comunicador de nossa emissora, diante de um veículo companheiro e cúmplice do cidadão, o Rádio, ações e atitudes responsáveis, objetivando reproduzir e discutir os temas abordados No Ar, de maneira ágil e simples, que traga um despertar de comportamento, tornando nossos ouvintes mais consciente de seus direitos, deveres, e responsabilidades diante de sua comunidade.
RECOMENDAÇÕES AOS ALUNOS:
Você tem direito a uma Educação de qualidade e a sua participação é fundamental para melhorar o ensino em nosso País. Não abra mão de seu direito de aprender! Você também pode fazer a sua parte, saiba como.
O que é uma Educação de qualidade?
17 dicas para você ajudar a Educação:
1 - Acredite em você
2 - Assuma a responsabilidade de ser estudante
3 - Não abra mão de seu direito de aprender
4 - Leia muito
5 - Faça o máximo para não repetir o ano
6 - Converse sobre a escola com seus pais
7 - Cuide da sua saúde
8 - Ajude seus colegas e outros estudantes
9 - Cobre seu direito a uma Educação de qualidade
10 - Respeite a equipe da sua escola
11 - Apóie a integração entre escola e comunidade
12 - Fique de olho nos políticos
13 – Lembre-se da Educação na hora de votar
14 - Participe, manifeste-se, seja ativo
15 - Acompanhe o uso dos recursos na Educação
16 - Apóie a construção de parcerias
17 - Saiba mais sobre a Educação no Brasil
A EDUCAÇÃO É RESPONSABILIDADE DE TODOS
"Se há uma coisa de que me orgulho é o fato de estar sempre disponível a ajudar alguém a adquirir conhecimento. No "Todos Pela educação" vi mais uma oportunidade de cumprir com a minha parte dentro desse contexto, por intermédio dos programas da RadCom Genoveva FM.
Vejo com bons olhos o empenho de artistas, atletas, políticos e tantos outros dando sua contribuição, visto que educação é responsabilidade de todos.
Parabéns aos idealizadores do movimento, e contem sempre comigo e a nossa radcom Genoveva FM.!"
Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, apartidário, que reúne lideranças sociais, educadores, gestores públicos e representantes da iniciativa privada, com o objetivo de ajudar o Brasil a garantir Educação pública de qualidade para todas crianças e jovens.A rádio Comunitária Genoveva FM está em toda a sua programação ao lado do TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação ELEVA UM PAÍS.
www.todospelaeducacao.com.br/radialista
Lei Maria da Penha completa quatro anos
Mulheres reconhecem avanços, mas defendem a criação de novos equipamentos de proteção nos municípios
A Lei Maria da Penha, que coíbe a violência contra a mulher, completou, neste sábado, quatro anos de sancionada. Considerada uma das três melhores do mundo pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), a legislação brasileira acumula vitórias no combate a esse tipo de crime, mas na avaliação de entidades ligadas aos direitos da mulher, ainda é preciso avançar.
As mulheres comemoram o fato de que após a vigência da nova Lei, os crimes de violência doméstica deixaram de ficar limitados ao registro de um Termo de Ocorrência, sem ouvir testemunhas, e encaminhados aos Juizados Especiais Criminais que, muito frequentemente, condenavam o agressor ao pagamento de cestas básicas. "Isso mudou e é motivo de festejar".
Violência
Desde novembro de 2007, o Juizado de Fortaleza recebe mulheres que sofrem por partes dos seus parceiros íntimos qualquer tipo de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Ao estudar o caso, são estabelecidas as medidas protetivas, concedidas pelo juiz em favor da mulher, objetivando cessar a violência.
Até junho de 2010, já foram registrados, pelo Juizado de Vigilância Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital, 94 homicídios de mulheres em todo o Ceará. Os números registrados no primeiro semestre deste ano já representam 71% do total de 2009, com 132 mortes
Os números da violência contra a mulher ainda são altos no Ceará. No ano passado inteiro, foram 118 mortes. No entanto, a Lei deu mais segurança para denúncias de maus-tratos. De acordo com dados da Delegacia de Defesa da Mulher houve um aumento de 50% de registros em relação a 2009. "Até agora, seis mil mulheres denunciaram companheiros e exigiram respeito".
Somente no primeiro semestre de 2010, já foram registrados pela Unidade de Apoio à Mulher da Capital, cerca de 8.240 processos em tramitação, só em Fortaleza.
Diante do quadro acima exposto, não vamos calar nunca e sim sempre trazer esse assunto nos nossos programas. A mulher continua sendo tratada em nosso País como um objeto pessoal do homem que se acha dono e no direito de usar como quizer, mas isso vai acabar.
ELEIÇÕES/2010
Valor do Voto
CNBB
A minha palavra é destinada a todos os diocesanos e às pessoas cidadãs, de boa vontade, querendo assim contribuir para a vida do nosso povo no momento tão especial como estamos agora vivendo, com a chegada das Eleições. Faço isto vendo a grande importância da participação política dos cristãos na vida social, para construir uma sociedade fraterna, justa e solidária.
É importante acompanhar o processo político, vendo de perto o perfil dos candidatos para criar consciência e responsabilidade, ajudando assim nos destinos do País e do Estado. Sabemos que o papel do eleitor vai além do seu voto. Começa pelo conhecimento dos candidatos, sua vida, atuação, propostas e posturas apresentadas. Continua depois, acompanhando a gestão dos que forem eleitos.
A sociedade almeja uma ética na política e uma coerência dos políticos. Não é por acaso que tivemos a iniciativa popular para criar a Lei chamada “Ficha Limpa”. Para que ela seja aplicada, efetivamente, é preciso haver uma mudança de mentalidade e de ação, tendo em vista uma política marcada por princípios e valores éticos fundamentais para o povo.
A Palavra de Deus e a Doutrina Social da Igreja, seguramente credenciadas por uma prática histórica milenar, podem dar fundamentos para isto. Aí os candidatos devem buscar os critérios de ação, dando aos eleitores as bases para o exercício da cidadania para um voto consciente e comprometido podendo, dentro do processo, agir com corresponsabilidade.
Alguns dados devem ser identificados nos candidatos, sem os quais não merecem o sufrágio dos cidadãos cristãos. Um deles é se defendem a vida, da concepção até a morte natural, já que a vida é o maior dom que todos temos. Não merece o nosso voto quem tem iniciativas contra a dignidade das pessoas e das famílias, defendendo o aborto e a eutanásia.
Quando a pessoa governa, deve ter em mente o bem comum, olhando para os mais pobres, promovendo uma sociedade mais fraterna e em condição de todos terem vida com dignidade. Para isto deve cuidar da saúde, educação, moradia, trabalho e justiça social. Os interesses do povo precisam estar acima dos particulares. É bom candidato quem é comprometido com o bem comum.
Olhar também o comportamento ético dos candidatos: sua honestidade, competência, transparência, vontade de servir o bem comum, idoneidade moral e suas propostas de ação política. As propagandas podem ocultar os interesses particulares do candidato. Olhar se seu histórico não é de corrupção e de má gestão, de “ficha suja” e de uso da máquina pública para fins eleitoreiros.
Não transformar o voto em mercadoria. Ele não pode ser vendido. Tanto quem compra, como quem vende, é corrupto. É atitude que deve ser denunciada à Comissão Contra a Corrupção Eleitoral, da Lei 9840, que deve tomar as devidas providências. Diante de tudo isto, suplico a Deus para iluminar e abençoar a todos, candidatos e eleitores, nessas próximas Eleições.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Eleitor terá que levar documento de identificação com foto para votar
Nova exigência foi fixada por 'minirreforma eleitoral' de 2009.
Serão aceitos documentos como RG, carteira de trabalho e CNH com foto.
Novidade nas eleições no Brasil, o eleitor terá que apresentar, para poder votar no pleito de 3 de outubro, além do título de eleitor, um documento de identificação com fotografia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário