domingo, 23 de outubro de 2011

29 DE OUTUBRO DE 2011 SERÁ REALIZADA A TRADICIONAL FESTA DO CAJU EM BELA CRUZ CEARÁ


Histórico:

A Festa do Caju de Bela Cruz, é realizada no último sábado do mês de outubro de cada ano, com exposição dos produtos daquela fruta e a realização da eleição da Rainha do Caju.

A Festa do Caju é a maior e mais bem organizada do Vale do Acaraú e a mais antiga.

A Festa do Caju é o momento em que acontece o reencontro das famílias belacruzense e amigos de todo o Estado do Ceará e regiões vizinhas. É neste período em que cresce a população flutuante e a cidade se transforma em grande alegria e confraternização.

A Prefeitura sempre se faz presente, pois é uma festa tradicional do município, por isso é que Daniel Adriano Pinto, Prefeito, está dando todo o apoio necessário para que o brilhantismo, a hegemonia e a segurança seja ponto principal dos festejos.

As cidades vizinhas se fazem presente com grande contingente que vem em busca de reencontrar amigos e familiares, de diversão, alegria e lazer, para em agradáveis conversas, regadas a bebidas, comidas, músicas, declarações de amor, que muitas vezes termina em casamento e principalmente a participação da tradicional Festa.

Fonte e foto: edilsoncarvalhedo@hotmail.com

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PROGRAMA BELA CRUZ COMO TE AMO DIA 09 SETEMBRO 2011


SEXTA-FEIRA 09 DE SETEMBRO DE 2011 “NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”


INICIAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES (GOD BLESS YOU ALL AND THAT THERE IS PEACE AND UNION IN ALL HOMES)
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.

• • O nosso programa Bela Cruz como te amo, é tudo isso que nós acabamos de apresentar, é a continuidade de levar as informações corretas e verdadeiras e orientando a população em geral dos seus direitos e deveres. Assim sendo, repito, não pergunte sòmente o que a Bela Cruz pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela nossa Bela Cruz.

A Radio Comunitária Genoveva FM, é comprometida com os interesses e lutas dos setores sociais, marcadamente contra toda e qualquer forma de exclusão, discriminação ou preconceito, seja de gênero, raça, religião ou cultura, seja de condição social ou econômica, ou de opção sexual.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
Rezemos juntos comigo:
Divino Pai Eterno
DIVINO PAI ETERNO,

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.
Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.
Confiamos em vossa bondade e poder.
Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.
Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.
Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho.
Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:
NOSSAS FAMÍLIAS, Para que vivam em paz e harmonia;
NOSSAS CASAS, Para que sejam iluminadas pela vossa presença.
NOSSAS ALEGRIAS, Para que sejam santificadas pelo vosso amor.
NOSSAS PREOCUPAÇÕES, Para que sejam acolhidas em vossa bondade;
NOSSAS DOENÇAS, Para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;
NOSSOS TRABALHOS, Para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.
Amém!
CRÔNICA DO DIA
Estado moderno
Publicado em 9 de setembro de 2011
A coerência dos governantes e das pessoas públicas, notadamente, nos países emergentes, deve-se apoiar em princípios como: 1) independência e harmonia dos Poderes Constituídos - Executivo, Legislativo e Judiciário; 2)democracia - é importante a realização de reformas estratégicas e não apenas táticas, políticas e não eleitorais, enfim reformas de Estado e não de governo; 3)consciência crítica -valorizando o perfil dos governantes e permitindo a liberdade de expressão e de imprensa; 4) ética e política -um líder se faz pelo reconhecimento livre e soberano de seu povo. Ademais, como disse o sociólogo Emir Sader: "A política desvinculada da ética poderia gerar resultados concretos em prazos curtos, porém suas formas de ação estariam contaminadas..."

É importante apoiar princípios morais e jurídicos, rejeitando qualquer indício de corrupção e desmando administrativo; 5)fundamentos morais - a política é mutável ou dinâmica, conforme o Estado e o Governo, já a ética é permanente. O importante é compatibilizar a política e a moral dentro de bases éticas que respeitem a lei, a liberdade e a igualdade de oportunidades.

Alvin Toffler, estudioso do futuro e pensador contemporâneo, escreveu livros importantes como Choque do Futuro, Previsões e Premissas e a Terceira Onda, dentre outros textos. Segundo sua linha de raciocínio, a primeira onda de mudança aconteceu com a revolução agrícola, há cerca de dez mil anos atrás; em seguida veio a revolução industrial, segunda onda, iniciada por volta do ano de 1700 e, no momento, estamos na terceira onda, representada pela força do conhecimento, da tecnologia e da informática.

As ideias "Tofflianas" tomaram por base pressupostos não maniqueístas, mostrando a superação dos conceitos de esquerda/direita, e os fracassos do capitalismo e do comunismo.

Por sua vez Toffler destaca: "O futuro do mundo permanece ligado ao processo da democracia". Demais, salvo melhor juízo, ao Estado Democrático de Justiça, substituindo o Estado Democrático de Direito.

Gonzaga Mota - economista
Corrupção: o que fazer?
Publicado em 8 de setembro de 2011
A corrupção, num conceito maior, é um mal que afeta toda a sociedade e ocorre em países ricos ou pobres, independente que seja o regime: democrático ou ditatorial, capitalista ou socialista. A corrupção, no Brasil, possui conotações peculiares e está focada "na assertiva de que políticos tornam privados bens que são públicos". Lamentável a constatação de que a corrupção brasileira ocorre sob as vistas indiferentes e omissas de grande parte do cidadão brasileiro, que se habituou a comprar produtos piratas, oferecer suborno aos policiais, burlar as regras de trânsito, aceitar a compra de votos, votar em candidato de "ficha suja", admitir que "rouba mas faz", desvio da merenda escolar, coligações espúrias, entre o executivo e congresso nacional, emendas orçamentárias por congressistas, como moeda eleitoral, sistema político clientelista, que privilegia tráfego de influência e o lobby para obtenção de favores pessoais e eleitoreiros. Nesse quadro de corrupção, a banalização desconceitua os valores morais e éticos do povo brasileiro. O que fazer, então, para se extirpar essa máfia da sociedade? O passo inicial é uma urgente reforma política, que exija "ficha limpa "de candidatos, redução dos "partidos de aluguel", financiamento de campanha política com recursos públicos e não privados, extinção das emendas orçamentárias, que só beneficiam a base governista, apuração e punição dos corruptos e corruptores, devolução de valores surrupiados dos cofres públicos, eliminação do fórum privilegiado de políticos, quando envolvidos em crimes de apropriações indébitas do erário público. No Brasil, a impunidade é uma constante. Por maior que seja o escândalo, nunca se ouve falar em punir, exemplarmente, os infratores. Até são "blindados" pelo poder central. Premente uma ação enérgica dos órgãos governamentais. Oportuna, a volta dos "caras pintadas", como manifestação da sociedade cobrando moralidade, honestidade dos políticos e exigindo punição para os responsáveis. A sociedade brasileira não deve aceitar a perpetuação da corrupção, o relaxamento da ética, moral e valores do ser humano.

João Gonçalves Filho (Bosco) - da Academia Limoeirense de Letras
FRASE DO DIA:
Infelizmente, em toda parte, se não há fiscalização e punição, não existe o respeito adequado ao espaço do outro. É preciso reclamar, indignar-se, para avançarmos em questões de civilidade.


Agrava-se a dengue
Publicado em 9 de setembro de 2011
O Ceará registrou, em 2010, uma das maiores epidemias de dengue dos últimos anos, com a notificação de 24 mil casos nos oito primeiros meses do ano. Neste ano, contudo, em igual período já foram vitimadas 27 mil pessoas, com a agravante do registro de 55 óbitos. Pela expansão da doença, na Capital e no Interior, os registros epidemiológicos demonstram haver fracasso nas linhas de enfrentamento da doença.

A dengue é enfermidade típica de regiões subdesenvolvidas, pois o seu veículo transmissor, o mosquito "Aedes aegypti", prolifera exatamente onde há predomínio de lixo acumulado e a existência de água retida, gerando as condições ideais para sua multiplicação. Erradicá-lo exige esforço continuado das políticas públicas incumbidas de combatê-lo e a colaboração dos contingentes populacionais expostos à contaminação.

Pelo que se tem observado, ao longo das últimas décadas, quando a dengue recrudesceu no Ceará, as ações efetivas do poder público não trazem a marca da permanência, nem o esforço para atrair a adesão do público para o desmanche dos criadouros existentes nas moradias insalubres. Esse é o tipo de intervenção programada para ser desencadeada em janeiro, prolongando-se até dezembro, incluindo visitas domiciliares, casa a casa, rua por rua, de cidade em cidade.

Essa rotina não é cumprida com a regularidade exigida, pondo em risco as providências parciais, demonstrando, assim, a falta de compromisso dos gestores com a saúde pública. A população exposta à doença tem, igualmente, sua parcela de culpa quando impede o acesso das equipes de inspeção sanitária e, ao mesmo tempo, não adota os cuidados mínimos como o revestimento, com tela, da tampa da caixa-d´água de cada moradia, nem providencia a limpeza das áreas infestadas.

TODOS PELA EDUCAÇÃO.
Todos pela educação
Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, apartidário, que reúne lideranças sociais, educadores, gestores públicos e representantes da iniciativa privada, com o objetivo de ajudar o Brasil a garantir Educação pública de qualidade para todas crianças e jovens.
www.todospelaeducacao.com.br/radialista

O Brasil só será verdadeiramente independente quando todos seus cidadãos tiverem uma Educação de qualidade. Partindo dessa idéia, representantes da sociedade civil, educadores, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos de Educação se uniram no “Todos Pela Educação: um movimento que tem como objetivo contribuir para que o País consiga garantir Educação de qualidade para todos os brasileiros.

• DE OLHO NA EDUCAÇÃO
No Brasil, 24 em cada cem pessoas têm de 4 a 17 anos e estão em idade escolar

Em nosso País, a Educação Básica deve ser oferecida a crianças e jovens dessa faixa etária que somam mais de 45 milhões de indivíduos. Os dados foram calculados em 2009 pelo IBGE

BRASIL
População: 190.755.799 (2010)
População em idade escolar: 45.364.276 (2010)
PIB (R$ 1.000,00): R$ 3.674.964.382,00 (2010)
Renda Média (R$): R$ 632,00 (2009)
Fonte: IBGE
Taxa de analfabetismo:
10 a 14 anos: 2,5 %
15 ou mais: 9,7 %
Fonte: PNAD/IBGE – 2009
CEARÁ
População: 8.452.381 (2010)
População em idade escolar: 2.203.334 (2010)
PIB (R$ 1.000,00): R$ 60.098.877,00 (2008)
Renda Média (R$): R$ 384,00 (2009)
Fonte: IBGE
Taxa de analfabetismo:
10 a 14 anos: 3,9 %
15 ou mais: 18,6 %


Amigo radialista,
3 anos. Mais de mil dias...
Isso mesmo, estamos juntos já faz um bom tempo.
Agradecemos de todo o coração esses 3 anos de parceria em que você ajudou a divulgar por todos os cantos deste país a causa
da Educação de qualidade.
Você ajudou a tirar dúvidas, a levantar questões; a alertar os pais para terem atenção com a Educação dos seus filhos; ajudou na valorização da profissão de professor; lembrou aos alunos o quanto é importante não apenas frequentar a escola, mas aprender; cobrou das autoridades competentes a boa destinação dos recursos da Educação; enfim, foram tantos assuntos abordados que fica até difícil lembrar de todos.
Só para ter uma ideia do que fizemos juntos, foram 289 peças entre spots, dicas, jingles, etc.
Fizemos juntos, sim, porque de nada adiantaria criar e produzir, se não contássemos com a sua disposição e competência para divulgar.
Você radialista, é indispensável! Sua Rádio é a voz da Educação.
A Educação que ainda está longe de ser o que todos nós gostaríamos,
o que significa que temos um longo trabalho pela frente.
Mais uma vez obrigado pela sua parceria, pela sua dedicação, pela sua compreensão de que o problema da Educação é de todos nós.
Um grande abraço,
Seus amigos do Todos Pela Educação
Projeto de sociedade
Publicado em 29 de agosto de 2011
Tome por escopo a educação pública de qualidade como meta principal, onde os professores sejam remunerados à altura de seus esforços. Não há outra forma se não pela educação. Um projeto de educação em que o cidadão incorpore valores humanos consistentes. Por conseqüência, teremos povo educado, consciente de deveres e direitos. Veremos homens e mulheres críticos, porém construtivos. Uma geração de jovens e adultos trabalhadores, responsáveis, honestos, competitivos. Políticos sérios, economia estável. Hospitais públicos que acolham e tratem. Políticas públicas de saúde que reeduquem pessoas para evitar doenças, alimentando-se com qualidade e não quantidade, evitando desperdícios numa geração de obesos, desnutridos, sedentários e doentes. Povo que sabe cuidar do Planeta em todos os sentidos, por prazer e responsabilidade. Onde os empresários aprendam a cuidar do meio ambiente com responsabilidade social. Onde os valores humanos sejam um bem maior a ser conquistado e aprendido por todos, desde tenra idade, especialmente aqueles que digam respeito à ética. Onde o homem do campo tenha as condições de produzir e viver bem. Onde os educadores, pais, líderes políticos e religiosos ensinem com bons exemplos. Sem projeto de sociedade que contemple tais aspectos, atira-se para todos os lados. Faz-se reforma na reforma. Caminho incerto, destino inusitado. O Projeto de sociedade do Brasil deve ser escrito no papel e na consciência de todos. Formar pela educação, entendida como instrução, reflexão e vivência, os cidadãos conscientes de seu papel, do sentido claro do que seja justiça e igualdade, do que é ser democrático e da responsabilidade individual que cada um deve ter pela Nação e pelo Planeta. Formar cidadãos críticos, inclusive de si mesmos, em que pensem, falem e ajam honestamente, desde os pequenos atos, em casa, na rua e no trabalho. Um povo cuja história se construa pela meritocracia, sem a famigerada "Lei de Gerson" com nova identidade de povo. China, Coréia do Sul e Japão são exemplos disso. O Chile tem melhores resultados. E fico pensando, quando diremos isso do Brasil?

Maria do Socorro de Sousa Rodrigues - mestre e doutora em Educação

sábado, 27 de agosto de 2011

PROGRAMA BELA CRUZ COMO TE AMO DIA 26 AGOSTO DE 2011


SEXTA-FEIRA 26 DE AGOSTO DE 2011 “NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”


INICIAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES (GOD BLESS YOU ALL AND THAT THERE IS PEACE AND UNION IN ALL HOMES)
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.

• • O nosso programa Bela Cruz como te amo, é tudo isso que nós acabamos de apresentar, é a continuidade de levar as informações corretas e verdadeiras e orientando a população em geral dos seus direitos e deveres. Assim sendo, repito, não pergunte sòmente o que a Bela Cruz pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela nossa Bela Cruz.

A Radio Comunitária Genoveva FM, é comprometida com os interesses e lutas dos setores sociais, marcadamente contra toda e qualquer forma de exclusão, discriminação ou preconceito, seja de gênero, raça, religião ou cultura, seja de condição social ou econômica, ou de opção sexual.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
Rezemos juntos comigo:
Divino Pai Eterno
DIVINO PAI ETERNO,

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.
Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.
Confiamos em vossa bondade e poder.
Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.
Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.
Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho.
Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:
NOSSAS FAMÍLIAS, Para que vivam em paz e harmonia;
NOSSAS CASAS, Para que sejam iluminadas pela vossa presença.
NOSSAS ALEGRIAS, Para que sejam santificadas pelo vosso amor.
NOSSAS PREOCUPAÇÕES, Para que sejam acolhidas em vossa bondade;
NOSSAS DOENÇAS, Para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;
NOSSOS TRABALHOS, Para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.
Amém!
Poluição Sonora

Após receber várias reclamações, principalmente de pessoas idosas, é que resolvemos tratar desse assunto hoje. Poluição sonora alguém precisa fazer alguma coisa!
A problemática dos sons automotivos, principalmente carros de som em Bela Cruz, nos logradouros públicos (ruas e praças), próximo a acontecimentos culturais, artísticos, cívicos e religiosos, atrapalhando o bom andamento dos eventos é um caso sério. É uma verdadeira "concorrência" com essas festas? Tira o sossego de todos e até de quem está em casa, precisando descansar em total desarmonia com o Código de Trânsito. Nem a terceira idade escapa desse flagelo, façam alguma coisa para não imperar a ilegalidade, a falta de civilidade, de cidadania e de respeito para com a cidade e os cidadãos.
A poluição sonora é um dos problemas ambientais graves nos grandes centros urbanos. É uma ameaça constante ao homem. A nocividade do ruído está diretamente relacionada ao seu espectro de freqüências, à intensidade da pressão sonora, à direção da exposição diária, bem como à suscetibilidade individual. Embora exista legislação
específica que regula os limites de emissão de ruídos e estabelece medidas de proteção para a coletividade dos efeitos danosos da poluição sonora, o que se constata é que os níveis de ruído, existentes nas mais diversas atividades cotidianas, estão acima de todos os valores determinados pelas legislações, tanto a nível nacional como
internacional. A conscientização do problema por parte da população, aliada a outras medidas de prevenção, seria uma valiosa contribuição para a redução do ruído urbano.
A poluição é hoje em dia um dos problemas mais preocupantes que se vive no planeta Terra. Mais que um problema ambiental, a poluição é também um problema social. Um dos tipos de poluição que se destaca é a poluição sonora. A poluição sonora, como o nome sugere, é o tipo de poluição provocada pelo som. A poluição é originada pela produção de sons com elevada intensidade. Geralmente, estes sons são sons que se tornam insuportáveis, passando a ser considerados como ruído perturbador.
Mas, onde se gera esta poluição sonora? Na sociedade desenvolvida em que vivemos a indústria e o comércio estão em constante evolução. Assim, a poluição sonora faz-se sentir nas cidades e no interior de cada município, principalmente, nas zonas com maior densidade populacional. As principais fontes deste tipo de poluição são as máquinas de construção civil, o trânsito e movimento caóticos nos grandes centros urbanos, as actividades industriais e o movimento de um elevado número de pessoas em espaços fechados. Outras fontes também importantes são as discotecas, shows musicais e eventos relacionados, que embora não sejam de longa duração podem ser prejudiciais à espécie humana. A poluição sonora pode trazer sérios problemas de saúde para a espécie humana, assim como para outras espécies. A exposição frequente a sons de alta intensidade pode provocar lesões auditivas graves, podendo mesmo levar à surdez. Além disso, a poluição sonora pode provocar stresse e consequências que daí advêm, como dificuldade de concentração e dificuldade em dormir.
Este problema é reversível, ou seja, através do uso de medidas de prevenção é possível evitá-lo. Eis algumas formas de o fazer: sensibilizar a população no sentido de evitar a poluição sonora e evitar longas exposições a sons demasiado intensos; uso de protecções nos ouvidos em trabalhos que exigem exposição a ruído; evitar a ida com frequência a discotecas e locais públicos com sons intensos; elaboração de acordos e tratados que regulem a emissão de ruído.
A poluição sonora é hoje um problema muito preocupante e cabe a todos fazer algo para o evitar, pois as suas consequências irão ser cada vez mais intensas.


III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DO IDOSO
“O COMPROMISSO DE TODOS POR UM ENVELHECIMENTO DIGNO NO ESTADO DO CEARÁ”

Eu, particularmente amei participar de todos os momentos da 3ª Conferência Estadual dos Direitos do Idoso que aconteceu em Fortaleza (17, 18 e 19 de Agosto de 2011). Foi muito bom, pois fiz amizade com muitas pessoas que eu nunca tinha visto e conhecido várias autoridades do nosso Estado que se preocupam com a nossa situação de Idoso. Um fato muito importante relacionado a minha pessoa foi quando estávamos reunidos participando do Eixo-3 (Fortalecimento e Integração dos Conselhos: Existir, Participar, Estar ao Alcance, Comprometer-se com a Defesa dos Direitos dos Idosos), foi no momento em que a Dra. Lucila Bomfim Lopes Pinto determinou a eleição de um Orientador e um Relator, para que fossem iniciados os trabalhos. Foi aí, que alguns amigos disseram, te candidata Edilson Sampaio. Eu nem pensei, coloquei o meu nome a disposição e fui eleito pelos presentes com uma grande maioria, como Orientador. Claro fiquei feliz,porém, eu não sabia que ia esquentar as discursões relacionadas as 40 propostas para serem escolhidas 05, Estaduais e 40 Nacionais e escolher 05. Foi difícil inicialmente, mas, com a ajuda de todos e principalmente do Grupo responsável pelo Evento, chegamos a concluir nosso trabalho com sucesso. Obrigado a todos que contribuiram. Outro fato que me deixou mais contente ainda foi quando em candidatei a Delegado para a III Conferência Nacional dos Direitos do Idoso (23, 24 e 25 novembro 2011) em Brasília e com os votos necessários fui escolhido (Orgão Governamental) e se Deus quizer eu estarei presente a dita Conferência, para poder discutir as propostas em defesa dos Direitos dos Idosos. Foram tres dias muito importantes na minha vida.
Direitos Dos Idosos
Todos temos os nossos direitos...

Independência:
Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Ter oportunidade de trabalhar ou ter acesso a outras formas de geração de rendimentos.
Poder determinar em que momento se deve afastar do mercado de trabalho.
Ter acesso à educação permanente e a programas de qualificação e requalificação profissional.
Poder viver em ambientes seguros adaptáveis à sua preferência pessoal, que sejam passíveis de mudanças.
Poder viver em sua casa pelo tempo que for viável.
• Participação:
Permanecer integrado na sociedade, participar ativamente na formulação e implementação de políticas que afetam diretamente o seu bem-estar e transmitir aos mais jovens conhecimentos e habilidades.
Aproveitar as oportunidades para prestar serviços à comunidade, trabalhando como voluntário, de acordo com seus interesses e capacidades
Poder formar movimentos ou associações de idosos.
• Assistência:
Beneficiar da assistência e proteção da família e da comunidade, de acordo com os seus valores culturais.
Ter acesso à assistência médica para manter ou adquirir o bem-estar físico, mental e emocional, prevenindo a incidência de doenças.
Ter acesso a meios apropriados de atenção institucional que lhe proporcionem proteção, reabilitação, estimulação mental e desenvolvimento social, num ambiente humano e seguro.
Ter acesso a serviços sociais e jurídicos que lhe assegurem melhores níveis de autonomia, proteção e assistência.
Desfrutar os direitos e liberdades fundamentais, quando residente em instituições que lhe proporcionem os cuidados necessários, respeitando-o na sua dignidade, crença e intimidade. Deve desfrutar ainda do direito de tomar decisões quanto à assistência prestada pela instituição e à qualidade da sua vida.


• Auto-realização:
Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades.
Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade.
• Dignidade:
Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objeto de exploração e maus-tratos físicos e/ou mentais.
Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições económicas ou outros fatores.
Tipos de Violência exercidas contra os Idosos

Violência Física
É qualquer forma de agressão física, como golpes, queimaduras, fracturas, administração abusiva de medicamentos ou toxicos.

Violência Psicológica
Conduitas que podem resultar em lesão psicológica, como manipulação, intimidação, ameaças, humilhações, chantagem afectiva, desprezo ou privação do poder de decisão.

Negligência
É a não satisfação das necessidades básicas, nomedamente, negação de alimentação, negação de cuidados de higiéne, negação de habitabilidade, segurança e tratamentos médicos.

Abuso emocional ou abandono
Que passa pela negação de afecto, falta de comunicação e isolamento.


Abuso Financeiro
Designadamente, impedimento do uso e controlo do seu Dinheiro, exploração financeira e exploração económica.

Violência Sexual
Qualquer tipo de actividade sexual nao consentida ou, quando se trata de um idoso incapaz de dar o seu consentimento, como os idosos acamados.

Violência e a Terceira Idade
Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde), pode-se afirmar que o aumento do número de idosos pode agravar as situações de violência, pois existe uma ruptura de laços tradicionais entre gerações e também devido a pouca capacidade de dar resposta a este aumento por parte dos serviçoes de proteção social.
O que é a Violência?
Podemos definir Violência como um comportamentoadoptado por uma pessoa, com o intuito de causar danos em outras pessoas. Mas não podemos confundir Força com Violência. Enquanto que força é designa a energia ou a firmeza de algo, a violência corresponde a uma acção corrupta e impaciente, baseada na ira, agredindo outra pessao sem razão lógica ou racional.

O que é o Envelhecimento?
O envelhecimento é um processo Natural, que advém da evolução degenerativa das células vivas e que acontece a cada vez mais pessoas. Pensar que envelhecemos é, por norma, difícil para a maioria das pessoas, mas se formos capazes de reconhecer que estamos mais velhos e agirmos no sentido de tomar medidas preventivas ja é um factor já é um factor importante para termos uma velhice com maior qualidade.

Depois dos 65 anos, o envelhecimento é uma realidade e a melhor forma de o encararmos é aceitarmos a nossa condição e construir condições para termos e enfrentarmos esta nova fase de vida com optimismo.
O DEVER DE PRATICAR A CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO.
O trânsito brasileiro é regulamentado pela Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro – CTB, e pelas Resoluções complementares. Além do CTB e das Resoluções, os Estados complementam a legislação por meio de Portarias e Decretos. Os órgãos de trânsito municipais também têm autonomia para normatizar detalhes do trânsito, que não são os mesmos em todas as cidades, exigindo atenção por parte dos condutores.

Olá amigos e OUVINTES DA RADCOM GENOVEVA FM, a conscientização para o cumprimento das Leis, bem como o respeito às normas de trânsito, deve começar na infância, de preferência, dentro da escola, como disciplina obrigatória. É o que defendem os operadores do Direito, que lidam diariamente com tragédias que poderiam ser evitadas se houvesse mais respeito às Leis.
Não adianta somente manter o aspecto repressivo, com aplicação de multas e outras sanções. Na prevenção de acidentes no trânsito, o que mais conta é a educação. Os motoristas têm que entender que estão utilizando um transporte utilitário e não uma arma de matar e, portanto, não podem ficar condicionados ao clima, às emoções e aos problemas cotidianos. “Os veículos são máquinas criadas para o bem e não para o mal”.
Geralmente nos feriados prolongados, muitos brasileiros esperam por esta data para poder curtir estes dias com passeios e divertimentos e também visitando parentes e amigo, infelizmente são nestes dias que podemos perder alguns de nossos entes queridos e há um aumento na mortalidade devido a este fenômeno trânsito e precisamos que as pessoas estejam mais consciente, mais o que significa esta palavra, após pesquisar no dicionário da língua portuguesa temos algumas definições então selecionei duas que nos orienta para o segmento trânsito, 1. "Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações". 2. "Cuidado extremo com que se executa um trabalho". é isto mesmo na direção de um veículo motorizado devemos praticar estas definições em outras palavras praticar a capacidade, o conhecimento, os valores, a moralidade, o cuidado, ou seja, respeitar o próximo, as leis de trânsito e praticar o nosso aprendizado, vamos passar mais uma grandiosa festa popular comemorando, divertindo e no final retornar com vida para casa, não podemos entrar nestas estatísticas nada agradável onde sempre há um aumento no número de eventos (acidentes) e mortalidade pois precisamos reverter estes números, é possível porque estamos manuseando uma máquina e toda máquina precisa de um operador e este operador somos nós os CONDUTORES, afinal como sempre digo "O veículo foi criado para facilitar o deslocamento de pessoas de uma distância mais longa de forma segura", mais infelizmente algumas pessoas desviaram este foco principal utilizando esta máquina para descarregar suas frustrações e momentos de raiva então não podemos perder o foco principal deste blog onde o trânsito depende de nós, porque somo nós que fazemos o trânsito.
edilsoncarvalhedo@hotmail.com
(www.flogao.com.br/edilsonsampaio)
www.radiogenovevafm.blogspot.com
www.belacruzmeuamor.blogspot.com
(www.belacruzcomoteamo.blogspot.com)
www.ccdsbelacruzense.blogspot.com

sábado, 4 de junho de 2011

PROGRAMA BELA CRUZ COMO TE AMO 03 JUNHO 2011


JESUS DISSE: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura
PROGRAMA “BELA CRUZ COMO TE AMO, SEXTA-FEIRA 03 DE JUNHO DE 2011
“NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”
“Segurança Pública, DEVER do Estado, DIREITO E RESPONSABILIDADE de todos”, artigo 144 da Constitução Federal

INICIAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES (GOD BLESS YOU ALL AND THAT THERE IS PEACE AND UNION IN ALL HOMES)
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.
Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
REZEMOS JUNTOS:
A NOSSA ORAÇÃO DO DIA
Rezemos juntos comigo:
VAI DAR TUDO CERTO!!!!

Esta manhã bati na porta do céu e DEUS me perguntou...

'Filho, que posso fazer por você ?'
Respondi:

'Pai, por favor, protege e bendiz as pessoas que estão ligados no nosso programa, ouvindo as nossas mensagens.
DEUS sorriu e confirmou: 'Petição concedida'.

'Senhor Jesus :
Perdoa meus pecados.
Te amo muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos' e todo o povo belacruzense. Não os ignore.
Deus tem visto suas Lutas.
Deus diz que elas estão chegando ao fim.
Uma benção está vindo em sua direção.
Se você crê em Deus, por favor leve esta mensagem para todos os seus amigos.
Deus nunca nos abandona. DEUS me pediu que te dissesse:
Que tudo irá bem contigo a partir de agora..
Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos.
Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará a vitoria.
Jesus disse:
"se me negas entre os homens, te negarei diante do pai "

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito.
Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia
certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

(Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama)
O ENTREVISTA DO DIA FOI O MONSENHOR FRANCISCO DE ASSIS ROCHA, QUE FALOU DE VÁRIOS ASSUNTOS DE INTERESSE DA COMUNIDADE. FOI ÓTIMO.
A família, a escola e Deus
Publicado em 29 de maio de 2011
A família consolida o sacramento da instituição matrimonial, formando cidadãos honestos e capazes para o desígnos atuais e as prospecções do futuro. E que os jovens não andem nesse mundo errante como ovelhas sem pastor, evoluindo para a marginalidade, vícios sociais e a criminalidade. Necessitam da religião e de Deus. A aprendizagem escolar desenvolve cultura e sentimentos essenciais à vida, com fraternidade e afetividade.

Não somente com as necessárias realizações materiais. Sublimes sentimentos espirituais e religiosos através de luzes divinas iluminam um ideal feliz e consagrador. Justos e verdadeiros sentidos da existência.

Pais que acompanham e apoiam os filhos a seguirem seus caminhos oferecem progressos na vida infantil e adulta, consolidando a personalidade. A valorização da família instituição social, cultural e religiosa máter da sociedade se constitue tradição nossa. Cada fase da vida tem riscos específicos. A compreensão deve orientar pais e professores. Educar não harmoniza com improvisação ou invenção. O falso modernismo ou renovação educacional não invalida o pensamento clássico.

A educação fecunda é clássica e tradicional com excelentes e inesquecíveis resultados. Educar é ensinar. Pais e professores ensinando, filhos e alunos aprendendo, educando-se e respeitando o ensino e a Escola, que orienta sublimes vivências lutando contra o analfabetismo, a violência urbana e a drogadição. Uma agressão à Escola e aos professores é o começo do fim. A luta é grande, mas não se abale, procurando uma existência com fé e religiosidade, abraçando aqueles que constituem a gloriosa instituição familiar.

A estrada da vida é repleta de obstáculos, mas com amor e sabedoria alcançaremos os desejados objetivos (Pedro de Castro). O apoio da sagrada família nos primórdios da vida é fundamental para a paz, a fraternidade, a afetividade e a felicidade. Dúvidas e perplexidade? Por que as pessoas são confusas? A mente é repleta, sutilezas e fantasias com uma breve ideia da realidade. Se os pais negarem ajuda e atenção, os pensamentos torna-se-ão minas de ação retardada, capazes de explodir no futuro.

A Igreja Católica doutrina a paz, a união e a fraternidade entre as pessoas louvando os direitos humanos, a solidariedade e a dignidade com fé em Deus. A evangelização compreende e inspira a relação universal objetivando a harmonia e o amor na humanidade. Através da cultura religiosa ínclita e superior devemos esclarecer certos conceitos, conflitos e crenças populares inferiores. A maturidade, a racionalidade dos padrões e os valores não devem ser subestimados. Jesus, Maria e José, Sagrada Família. Pai, mãe e filhos. A Família, a Escola e Deus.
Edição do dia 01/06/2011
01/06/2011 21h01 - Atualizado em 01/06/2011 21h01
JOSUÉ DE CASTRO
médico, professor e escritor
''Corrupção é endêmica'', diz juiz de Campinas
ENTREVISTA - Nelson Augusto Bernardes de Souza, titular da 3ª Vara Criminal
Ele mandou prender 20 empresários, servidores públicos e políticos de Campinas, até o vice-prefeito da cidade, Demétrio Vilagra, do PT. 'A corrupção no Brasil é endêmica', adverte Nelson Augusto Bernardes de Souza, o juiz que desmantelou organização criminosa para fraudes em licitações e desvios de recursos públicos que podem chegar a R$ 615 milhões.
Aos 40 anos, 15 de toga, três filhos - um menino de 11 anos e gêmeos de dois anos e meio -, casado com juíza, filho de desembargador federal - Nelson Bernardes - ele dirige a 3.ª Vara Criminal de Campinas.
Sua causa é a Justiça, à qual declara paixão e crença. Sua rotina são 6 mil processos e a multidão de réus anônimos e miseráveis - 90% das demandas relativas a roubos e o flagelo das drogas, que atribui a 'desajustes, desigualdades sociais'.
Seu desafio maior é o poderio do colarinho-branco, enraizado na máquina pública. Não é todo dia que cai em sua mesa uma papelada contra a corrupção. Quando isso se dá, e quando as provas amealhadas pelo Ministério Público o convencem, como agora, inapelavelmente ele manda prender.
No escândalo que assombra Campinas e aponta para nomes próximos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz rompeu costume secular do poder ao qual pertence e deu publicidade à sua decisão, invocando o interesse público. Citou decisão do ministro Otávio de Noronha, do STJ, em caso similar no inquérito 681 da Corte, e sua ordem tornou pública.
Prega um Judiciário forte, bem estruturado. Em meio às vicissitudes do dia a dia de sua missão ele encontra no esporte o prazer. Cultua o tênis e testa sua resistência esquiando nas encostas alvas de Bariloche. É 'degustador diletante' de bom vinho. Nelson Augusto Bernardes de Souza recebeu o Estado.
A corrupção o assusta?
Como cidadão me choca, revolta. Pagamos impostos elevados e o que vemos é muito dinheiro desviado para o crime, o enriquecimento ilícito. Devemos encarar seriamente o enfrentamento a tantos desvios. A corrupção é problema endêmico no Brasil, tem que ser banida.
Acredita que sanções mais duras podem ser o caminho?
A legislação é suficiente, está razoavelmente adequada. Precisamos mudar a mentalidade dos operadores de Direito. Juízes, promotores, policiais e políticos podem e devem conduzir combate efetivo a esse mal. Não devemos adotar um aparato punitivo e repressivista do tipo vamos cortar pescoços, prender, execrar em praça pública. Cortar por cortar não adianta. É perigoso, beira à ditadura. Já condenei, também absolvi. O fato é que do jeito que está não é certo. Não estamos fazendo como deveria ser feito.
Onde o sr. acha que a corrupção é mais ostensiva?
Ela está espalhada por todos os cantos, desde a cervejinha do guarda até desvios monumentais. É cultural. Desde condutas pequenas até a corrupção de grande monta nos altos escalões dos poderes. A ministra Eliana Calmon (do STJ) a toda hora tem advertido corretamente sobre a necessidade de conter o avanço da corrupção. Ela diz corajosamente o que tem que se dizer.
Sua grande frustração?
Queria mais efetividade no trabalho. Os resultados não dependem só do juiz, mas de uma estrutura, de orçamento, dos outros poderes fortalecidos. A estrutura penal não faz frente ao crime organizado.
A devassa em Campinas provocou reação de políticos do PT. Teme pressões?
Minha atuação é baseada na Constituição, nas leis e nas provas. Razões de natureza política são irrelevantes para mim. Quero provas produzidas constitucionalmente, em obediência aos princípios da legalidade. É a minha preocupação. O resto, partido X, Y ou Z não me importa. Não ligo para partidos, é absolutamente irrelevante na hora de tomar minhas decisões.
Por que o sr. divulgou sua decisão contra os fraudadores?
O sigilo das informações protegidas por lei não pode ser violado. Mas, certas peças dos autos sobre os fatos podem ser conhecidas à vista do interesse público. Não se justifica que permaneçam em segredo. O interesse público exige a publicidade dos atos do Poder Judiciário para que distorções não haja.

A indústria das multas
Publicado em 29 de maio de 2011
" É verdade que existe a indústria das multas. Mas é verdade que podemos levá-la à falência"

Muitos reclamam da existência de fotos censores e radares móveis que apanham em flagrante quem dirige com velocidade acima da permitida. Referem-se à indústria das multas, pois tais aparelhos só existem para arrecadar. O que é lamentável, como afirma Pádua Lopes, é que os cidadãos não disponham de meios jurídicos para obrigar as autoridades a cumprirem os seus deveres. As ruas e estradas são mal conservadas e nada podemos fazer. Mesmo assim, não se pode negar às autoridades os meios para nos obrigar a respeitar as regras de trânsito.

Não se pode negar que ruas e estradas esburacadas estão entre as causas de acidentes. É verdade também que dos fotos censores e dos radares móveis em alguns casos resultam multas injustas, porque o excesso de velocidade, que é muito pequeno, decorre de simples descuido do motorista que geralmente dirige dentro dos padrões de segurança. Entretanto, não se pode negar que a velocidade é a maior causa de acidentes graves, nem se pode negar que evitar a velocidade depende exclusivamente de nós. Vamos, então, dirigir com velocidade compatível com a buraqueira, sem prejuízo das reclamações que devemos fazer contra a má conservação das ruas e estradas, contra a corrupção e contra os desmandos administrativos em geral. Mas vamos reduzir a zero a arrecadação das multas, dirigindo dentro dos limites permitidos. Só depende de nós. Está em nossas mãos reduzir significativamente o número de acidentes, e minimizar a gravidade daqueles acidentes que eventualmente não possamos evitar.Se compararmos o tempo que gastamos em determinado deslocamento, quando dirigimos com velocidade dentro dos limites permitidos e quando dirigimos com velocidade elevada, veremos que a diferença é mínima. Insignificante na maioria dos casos. Nada justifica, portanto, a velocidade excessiva. Alguns amigos aos quais pedi que fizessem essa comparação já me disseram que estão convencidos de que o excesso de velocidade realmente não vale a pena. E aderiram ao nosso propósito de levar à falência a indústria das multas. O estado em que ficam os veículos envolvidos em acidentes, especialmente nas estradas, indica de forma eloquente a velocidade com que se deslocavam. Muitos automóveis ficam inteiramente descaracterizados, não se podendo ao menos saber a marca ou modelo. Um monte de destroços. Justificam-se, portanto, plenamente, as multas por excesso de velocidade, que só rendem muito dinheiro por causa de nossa imprudência, que parece resultar do que especialistas no estudo de transtornos mentais têm definido como síndrome da pressa. Basta que se veja como trocam de faixa, procurando sempre andar mais rápido, chegar primeiro, seja onde for.

E o curioso é observarmos que em certos casos a troca de faixa implica maior lentidão, pois a faixa para a qual foram logo adiante é obstruída. É verdade que existe a indústria das multas, mas é verdade também que só depende de nós levá-la à falência. Basta nos lembrarmos de que a velocidade é a maior causa dos acidentes, e da maior gravidade destes.
HUGO DE BRITO MACHADO
professor titular de Direito Tributário da UFC
A PARTIR DESTE MOMENTO APRESENTAREMOS O QUADRO "TOTOS PELA EDUCAÇÃO"
Pelo o seu alcance, o Rádio é considerado o veículo de comunicação mais democrático e mobilizador do Brasil. Pelas ondas do Rádio, cada comunidade, não importando o seu tamanho nem localização, ganha voz, conquista espaço e cria sua identidade. Pensando em utilizar esse potencial do Rádio em prol da melhoria da Educação Básica, o Todos Pela Educação e o UNICEF fizeram uma parceria e criaram o projeto “No ar, Todos Pela Educação”.
Amigo ouvinte,
Este mês trazemos novamente peças da campanha
“Um bom professor, um bom começo”.
O professor é a base para todas as outras profissões e por isso deve ser lembrado e valorizado todos os dias.
Precisamos apoiar os bons professores, aqueles que não desistem de nenhum aluno, aqueles que têm compromisso com o aprendizado de todos os seus alunos.
O professor exerce uma função única dentro da escola. Ele é o elemento de ligação entre o contexto interno –, a escola, o contexto externo – a sociedade –, o conhecimento dinâmico e o aluno. Contudo, segundo Cunha (1996), o papel do professor não se encontra claramente definido e nem valorizado. Além
disso, não podemos nos esquecer de que o professor é fruto de um determinado contexto histórico e social.
Vários estudos abordam esse tema para questionar, principalmente, a formação acadêmica dos professores, pois o bom desempenho das suas funções depende, em parte, de como ocorreu essa formação. Diz-se em parte pois, além dessa formação, é necessário observar as características da personalidade de cada
indivíduo. Além disso, de acordo com levantamentos feitos por Darido (1996) em seu trabalho, nem sempre os conhecimentos adquiridos na formação são utilizados, durante a prática pedagógica, pelos professores de várias áreas.
Este artigo pretende, além de abordar os tipos de formação profissional, levantar as
características do professor considerado bem-sucedido em sua intervenção profissional e, em seguida, apresentar a prática pedagógica de uma professora em situação real de ensino.
“É muito importante quando uma aula tem um processo, uma disciplina, um ordenamento, os alunos sabem o que têm que fazer, tem um material e que tem uma agenda do dia de atividades, que fica clara para todos”, destacou Ioschpe.
É importante ter uma agenda das atividades escolares, com objetivos diários. A organização e método são fundamentais para esta fase tão importante.

“A alfabetização é basilar, é fundação para todo o resto do processo educacional do aluno. É muito importante que a escola tenha uma organização, que tenha procedimento, que o professor saiba o que ele tem que fazer, que tenha material de apoio. E o aluno também saiba aquilo que vai ser feito. Quando as coisas são deixadas muito ao léu, que cada professor e cada diretor tem que reinventar a roda e recriar, a cada turma, a cada semestre, a cada ano, os resultados costumam sofrer”, explicou o especialista.

A comparação com a escola rural é inevitável. São as contradições do Brasil que assustam ainda mais na educação.

domingo, 29 de maio de 2011

PROGRMA BELA CRUZ COMO TE AMO DIA 27 DE MAIO 2011



PROGRAMA “BELA CRUZ COMO TE AMO, SEXTA-FEIRA 27 DE MAIO DE 2011
“NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”
“Segurança Pública, DEVER do Estado, DIREITO E RESPONSABILIDADE de todos”, artigo 144 da Constitução Federal

INICIAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES (GOD BLESS YOU ALL AND THAT THERE IS PEACE AND UNION IN ALL HOMES)
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.
• • O nosso programa Bela Cruz como te amo, é tudo isso que nós acabamos de apresentar, é a continuidade de levar as informações corretas e verdadeiras e orientando a população em geral dos seus direitos e deveres. Assim sendo, repito, não pergunte sòmente o que a Bela Cruz pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela nossa Bela Cruz.

A Radio Comunitária Genoveva FM, é comprometida com os interesses e lutas dos setores sociais, marcadamente contra toda e qualquer forma de exclusão, discriminação ou preconceito, seja de gênero, raça, religião ou cultura, seja de condição social ou econômica, ou de opção sexual.
“O nosso coração, a nossa razão, a história e a palavra de Cristo anunciam-nos com voz alta e persuasiva: a união com ELE é necessária e incondicionada; sem ELE não poderíamos alcançar a nossa meta; seríamos rejeitados por Deus; só ELE nos pode redimir”.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
REZEMOS JUNTOS:
Acolhimento a Jesus
Senhor Jesus, eu te amo e creio no Teu amor por mim. Venho agora a Ti e convido-Te a entrar no meu coração a ser o Senhor da minha vida. Jesus, retira toda resistência que ainda está no meu coração e que impede o acolhimento da Tua graça. Senhor, eu quero rejeitar toda raiz de pecado que está no meu coração e que é obstáculo a Ti (exame de consciência.....). Lava-me no Teu Sangue e purifica-me. Renuncio, também, a todo pessimismo, derrotismo, tristeza, desconfiança e negatividade, porque quero que Tua alegria se instale no meu coração. E agora que o mal que estava em mim foi embora, mais uma vez, convido-Te: vem, Senhor Jesus, e toma posse do meu coração. Eu Te acolho como Senhor, Libertador e Salvador da minha vida. Vem, Jesus, vem reinar em mim, Senhor, vem viver plenamente em mim. Pai amado, eu Te agradeço, porque no Teu amor infinito me deste o Teu Filho Jesus - o Rei Jesus. A Ti, meu Deus, todo louvor, honra e glória. Agora e sempre.
Amém.
LER A PORTARIA DO JUIZ.
ESTADO DO CEARÁDO PODER JUDICIÁRIO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ , COMARCA DE BELA CRUZ
O EXMº SR. RAFAEL LOPES DO AMARAL, Juiz de Direito da Comarca de Bela Cruz, por nomeação legal, no uso de suas atribuições legais, e ainda:
PORTARIA Nº 04/2011
CONSIDERANDO a necessidade de prevenir violações aos direitos da infância e da juventude e assegurar o desenvolvimento equilibrado dos mesmos até a fase adulta, com a assunção de responsabilidade;
CONSIDERANDO a competência prevista no artigo 149 itens I e II do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA;
CONSIDERANDO o impulso oficial de iniciativa das autoridades policiais no sentido do estabelecimento de regramento quanto à circulação de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais em horários tidos como impróprios;
CONSIDERANDO a noticiada boa recepção pelas autoridades policiais e pela população em geral a respeito dos termos da Portaria nº 01, de 28 de fevereiro de 2011, que teve vigência limitada no no tempo;
CONSDIERANDO que as determinações destinadas a preservação da incolumidade física e psíquica de crianças e adolescentes devem ter prazo indeterminado de vigência, a bem da ordem pública e das pessoas tuteladas;
RESOLVE:
Artigo 1º - O horário limite de circulação de crianças e adolescentes desacompanhadas dos pais e responsáveis pelas ruas, avenidas, estradas, preaças e demais logradouros públicos do Município de Bela Cruz, é até as 23:00 (vinte e três horas).
Parágrafo Único – A autoridade policial ou da infância e juventude, deverá tomar as providências necessárias ao encaminhamento e recolhimento da criança ao lugar de seu domicílio e responsáveis, caso haja violação ao preceituado no caput do artigo.
Artigo 2º - É proibida expressamente a participação de crianças e adolescentes, até 16 anos, desacompanhados dos pais e responsáveis, ou sem autorização por escrito dos mesmos, em bailes públicos, boates, discotecas e congêneres.
Parágrafo Único - A infração comprovada ao preceituado no caput do artigo sujeito a autuação do proprietário do estabelecimento e imediato encaminhamento coercitivo dos menores aos seus responsáveis.
Artigo 3º - É proibida a venda ou distribuição, a qualquer título, de bebidas alcoólicas a menores de idade, em local público ou privado, com ou sem a autorização dos pais.
Parágrafo Único – Constatada a infração ao disposto no caput, a autoridade policial ou da infância e juventude deverá tomar as providências necessárias à interrupção da venda ou distribuição de bebidas alcoólicas aos menores, seja gratuita ou de forma onerosa, com a autuação do proprietário do estabelecimento e encaminhamento da criança ao lugar de seu domicílio e responsáveis.
Artigo 4º - É proibido a crianças e adolescentes conduzir, em qualquer hipótese, veículos automotores, motocicletas e todos os demais veículos para o qual a legislação de trânsito exija a carteira nacional de habilitação.
Parágrafo Único – Contatada a infração ao disposto no caput, deverá a autoridade policial, ou autoridade de trânsito, apreender o veículo, lavrar auto de infração em nome do proprietário do veículo, com o encaminhamento da criança ao lugar de seu domicílio e responsáveis.
Artigo 5º - As violações constatadas aos termos da presente portaria, deverão ser encaminhadas à Justiça da Infância e da Juventude, para conhecimento e providências, nas esferas civil, penal e administrativa, acompanhadas da qualificação dos menores envolvidos e de sus responsáveis.
Artigo 6º - Distribuir cópias da portaria ao Ministério Público Estadual, aos Conselhos Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade, bem como às autoridades policiais, civis, militares e de trânsito, oficiantes na Comarca, para que fiscalizem e dêem cumprimento aos termos determinados.
Artigo 7º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, com vigência imediata e por tempo INDETERMINADO.
Publique-se, Registre-se, Cumpra-se
Bela Cruz, em26 de maio de 2011
Rafael Lopes do Amaral – Juiz de Direito da Infância e da Juventude.
Em seguida vamos conversar com o nosso Delegado Civil de Bela Cruz, Dr. Fernando Menezes, que irá comentar a Portaria nº 04/2011 e que interessa a toda a comulnidade belacruzense.
Agora que todos estão cientes de que deverão cumprir o que determina a Portaria baixada pelo Exmº Sr. Dr. Juiz de Direito Rafael Lopes do Amaral, Juiz de Direito da Infância e da Juventude, agradecemos a presença do Dr. Fernando Menezes.
NOTICIAS QUE SERÃO PUBLICADAS NO JORNAL O DIARIO DO NORDESTE SEGUNDA FEIRA PÁGINA REGIONAL.:
25/05/2011 - A abertura da “V FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM BELA CRUZ” sob a coordenação da Secretaria de Agronegócios e Desenvolvimento Econômico – SADE na pessoa de Kassiana Adriano Pinto de Oliveira, Secretária e de Daniel Adriano Pinto, Prefeito, teve a presença e participação de vários agricultores (as) vendendo e expondo seus produtos. A partir do próximo mês de junho a Feira de Agricultura Familiar, irá funcionar todas as segundas feira na praça da Prefeitura, ao lado da rodoviária.
24/05/2011 – “Pacto pela Vida” Encontro Regional em Sobral – Com o apoio de Daniel Adriano Pinto, Prefeito Municipal, o Município de Bela Cruz se fez presente com a seguinte delegação: Edilson Carvalhedo Sampaio, presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social – CCDS, Dra. Sálvia Sobreira do Amaral – Psicóloga, Francisco José de Castro – Coordenador de Endemias, e Francisca Josiana dos Santos – aluna da Escola Estadual “Marieta Santos”, tendo todos participado ativamente dos trabalhos referentes aos eixos: 1) Tratamento, 2) Reinserção, 3) Repressão ao tráfico e 4) Prevenção. O projeto “Pacto pela Vida”, é o caminho certo de enfrentamento ao CRACK, que é considerada a Epidemia do Século.
26/05/2011 – Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Poder Legislativo e Sociedade Civil para Capacitação com o objetivo de Organização da VI Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada em 29 de junho do presente ano.

Em 2010, 12,5 mil crianças sofreram violência sexual
Segundo dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, em 2010 foram registrados 12.487 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Este ano, apenas no primeiro trimestre, foram 4.205 casos.
Desde que o serviço foi criado, em maio de 2003, até março deste ano, foram 66.982 denúncias, sendo que cerca de 80% das vítimas são do sexo feminino.
Mãe acusada de prostituir filha menor é presa no RJ
24 de maio de 2011 // 20h54 (Agência Estado)
A mãe Rosa Maria Fausto da Silva, de 39 anos, foi presa hoje acusada de favorecer a prostituição de sua filha menor de idade. A mãe foi presa próxima ao hotel em que a filha estava, no centro de Resende (RJ).
Segundo os agentes da 89º DP, eles foram ao hotel após denúncia anônima segundo a qual a menina estaria entrando no estabelecimento com um homem idoso. A mãe é suspeita de prostituir a filha. A menor e o cliente foram encontrados dentro de um quarto, de acordo com a polícia.
Ainda segundo os agentes, o gerente do hotel, Cristiano Marques da Silva Fonseca, de 36 anos, e o cliente, Edmilson Braz, de 33, foram presos em flagrante. A adolescente, que está grávida de seis meses, vai ficar sob a responsabilidade do Conselho Tutelar enquanto aguarda a decisão do promotor de Justiça.
Brasileiro é condenado na Suíça
Publicado em 27 de maio de 2011
Um brasileiro de 30 anos foi condenado à prisão perpétua na Suíça pelo estupro de uma menina de quatro anos na cidade de Lucerna, em 2002. A condenação saiu ontem, depois que o Tribunal Federal rejeitou um último recurso.

O homem, que na época do crime estava com 21 anos, tinha um encontro com um traficante de cocaína, mas errou de apartamento e bateu na porta de outro imóvel. Nessa casa, estava uma mulher de 77 anos e sua neta de quatro. Após bater na avó até deixá-la inconsciente, o homem estuprou a criança.

O agressor foi detido e identificado por meio de um teste de DNA. Ele foi condenado à prisão perpétua, mas a defesa apresentou um primeiro recurso ao Tribunal Federal e a pena foi reduzida a sete anos de prisão por estupro, relações sexuais com crianças e lesões corporais graves. No entanto, uma investigação realizada em 2010 mostrou, de acordo com os analistas, que o homem era "incurável" e que o tratamento não podia ter êxito. Assim, a Justiça confirmou a prisão perpétua.

Motos no alvo da fiscalização
Impasse entre mototaxistas e Prefeitura de Sobral aponta para situação de insegurança no trânsito.

Sobral O Código Nacional de Trânsito prevê penalidades para excesso de passageiros em motos. No seu artigo 244, proíbe condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotor, transportar passageiro sem o capacete de segurança, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor, ou transportar criança menor de 7 anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.

Caso contrário, a situação será enquadrada como infração gravíssima, tendo na penalidade, multa e suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento do documento de habilitação. Porém, de acordo com o Sindicato dos Mototaxistas de Sobral, existe em vigor na cidade um Termo de Ajustamento de Conduta entre Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Sobral para, dentro dos limites da cidade, os condutores de motocicletas conduzirem os veículos com até três pessoas (um condutor, uma criança de até 7 anos no meio de outra pessoa). No entanto, a determinação é negada pelo secretário da Segurança e Cidadania do Município, Jorge Trindade. "Esse Ajustamento de Conduta não é do nosso conhecimento", afirma o secretário.

Para tentar coibir esta prática, a Secretaria da Segurança e Cidadania deverá intensificar uma fiscalização para orientar aos condutores a evitarem trafegar nessas condições. "Crianças menores de 7 anos não podem, em hipótese nenhuma, serem conduzidas em motocicleta, mesmo acompanhadas dos pais", alerta Jorge Trindade.

Além do grande fluxo de motos que circulam pela cidade por particulares, a população utiliza o mototáxi como meio de transporte urbano.
Pacto pela Vida Encontro Regional/Sobral Propostas para pactuação Regional
“Pacto pela Vida”reúne em Sobral 40 dos 44 municípios da região no enfrentamento às drogas


O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (24/05), em Sobral, o III Seminário Regional do Pacto pela Vida. Reunindo diversos representantes dos municípios da região, o evento contou com as presenças ainda do presidente do Conselho, deputado Lula Morais (PCdoB), do deputado Professor Pinheiro (PT), representando o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB) e do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do Dep. Eudoro Santana, do Bispo da Diocese de Sobral D. Odeli Magri, Dr. José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Supervisor Regional do Ronda da Zona Norte, Major Mendonça.
Durante o evento, o secretário-executivo do Pacto, Eudoro Santana, ressaltou a representatividade da região de Sobral que mais mobilizou municípios no Pacto pela Vida dentre as regiões do estado. Segundo ele, com o seminário, a região tem a oportunidade de colaborar com propostas para o enfrentamento às drogas. Antes de Sobral, o Pacto realizou os seminários de consolidação das pactuações regionais em Barbalha e Aracati.
O presidente do Conselho, deputado Lula Morais, reforçou a importância da articulação feita pela Assembleia com a sociedade e destacou o papel do Poder Legislativo de fazer as leis, mas também fiscalizar e levar as demandas da sociedade ao Executivo. Para Morais, “dentre os temas discutidos no Conselho, este Pacto pela Vida é o mais complexo, pois requer uma mobilização ampla da sociedade”. Segundo ele, somos pioneiros na formulação da política de enfrentamento às Drogas de forma participativa. “E o objetivo é fazer com que o Poder Público possa agir de forma competente, reduzindo ao máximo este problema que atinge a todos nós”, disse.
O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, destacou a importância de se aproveitar ao máximo as proposições feitas. O prefeito assumiu o compromisso de fortalecer a parceria entre a Prefeitura e as organizações da sociedade civil que têm trabalho frente às drogas. “É indispensável a integração da sociedade, aliando-se ao Estado por meio de políticas transversais e intersetoriais, a fim de oferecer alternativas ao mundo das drogas”, disse.
O deputado Professor Pinheiro sugeriu que o Pacto pela Vida alie-se em junho ao debate do Plano Plurianual Participativo. “Pode ser discutida essa ideia junto ao Executivo que vai fazer seu plano de governo participativo, elaborando propostas concretas entre as secretarias de forma integrada”, afirmou.
O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos tem como propósito oferecer embasamento técnico- científico necessário ao planejamento de políticas públicas para o estado. Atualmente, estão em andamento o “Pacto pela Vida - sobre Drogas” e “Pacto pela Convivência com o Semiárido”. Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
O Município de Bela Cruz se fez presente com Edilson Carvalhedo Sampaio, presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social – CCDS, Dra. Sálvia Sobreira do Amaral – Psicóloga, Francisco José de Castro – Coordenador de Endemias, e Francisca Josiana dos Santos – aluna da Escola Estadual “Marieta Santos”, tendo todos participado ativamente dos trabalhos referentes aos eixos acima.
O projeto “Pacto pela Vida”, é o caminho certo de enfrentamento ao CRACK, que é considerada a Epidemia do Século. Como se define o CRACK?
Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro o usuário tem alucinações e paranóia (ilusões de perseguição).
Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína.
O uso de cocaína por via intravenosa foi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante, sendo tão potente quanto a cocaína injetada. A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa — basta um cachimbo, na maioria das vezes improvisado, como, por exemplo, uma lata de alumínio furada. Fotos: edilsoncarvalhedo@hotmail.com www.radiogenovevafm.blogspot.com (www.belacruzmeuamor.blogspot.com) www.flogao.com.br/edilsonsampaio (www.belacruzcomoteamo.blogspot.com)
RJ muda forma de lidar com crianças e adolescentes usuários de drogas
Autoridades não terão que perguntar se eles querem se tratar. Aqueles que forem encontrados nas cracolândias serão recolhidos para tratamento e só serão soltos depois de se livrarem do vício.
imprimir
As cenas deprimentes e comuns de crianças e adolescentes se drogando com crack nas ruas das cidades brasileiras levaram a Prefeitura do Rio de Janeiro a anunciar uma mudança na forma de lidar com o problema. Daqui por diante, jovens recolhidos nas chamadas cracolândias serão mantidos em abrigos para fazer tratamento.
Infâncias soterradas por uma pedra. Em becos, ruas e até linhas de trem, as cracolândias se multiplicam.
As operações de repressão são frequentes. Mas cabe ao próprio usuário decidir pelo tratamento. Como a lei não prevê prisão para quem consome drogas, apenas os dependentes que tenham cometido crime ficam presos e a maioria volta para o mesmo lugar.
A maior dificuldade para tratar crianças e adolescentes viciadas em drogas é que grande parte recusa o acolhimento. E quando eles finalmente são convencidos a iniciar o tratamento, oito em cada dez menores acabam voltando para as ruas antes mesmo de conseguir largar o vício.
Foi assim com a jovem de 15 anos que começou a usar crack aos 6. “Eu não conseguia segurar meu vício, eu fui começando a fugir, pulava de um, pulava de outro e fui usando”, contou ela.
No Rio, em dois meses de operações, 150 crianças e adolescentes foram recolhidos de cracolândias. Para evitar que elas continuem dependentes, a prefeitura determinou que, a partir desta semana, todos os menores apreendidos serão obrigados a ficar internados até se livrarem da dependência. A medida teve o aval da Vara da Infância e da Adolescência e do Ministério Público.
As crianças devem passar por exames clínicos antes de seguirem para os abrigos. “Para que se possa saber exatamente qual é a sua situação efetiva e se elas realmente devem ficar internadas, devem ser submetidas a um tratamento”, explicou o procurador-geral de justiça Cláudio Lopes.

A socióloga Irene Rizzini, que dirige um centro de estudos sobre a infância, é contra a medida. “Por que não vamos em primeiro lugar visitar essas famílias, verificar por que essas crianças estão nas ruas e que tipo de suporte essa família precisa para que seus filhos possam dormir em casa?” questionou.

“Nitidamente essas crianças estão nas ruas porque seus pais não conseguem fazer o seu papel, é dever do poder público, é dever do Estado fazer esse papel: de zelar pela segurança e pela integridade física”, declarou o secretário municipal de Assistência Social do Rio, Rodrigo Bethlem.

Amigo ouvinte,
Este mês trazemos novamente peças da campanha
“Um bom professor, um bom começo”.
O professor é a base para todas as outras profissões e por isso deve ser lembrado e valorizado todos os dias.
Precisamos apoiar os bons professores, aqueles que não desistem de nenhum aluno, aqueles que têm compromisso com o aprendizado de todos os seus alunos.
O professor exerce uma função única dentro da escola. Ele é o elemento de ligação entre o contexto interno –, a escola, o contexto externo – a sociedade –, o conhecimento dinâmico e o aluno. Contudo, segundo Cunha (1996), o papel do professor não se encontra claramente definido e nem valorizado. Além
disso, não podemos nos esquecer de que o professor é fruto de um determinado contexto histórico e social.
Vários estudos abordam esse tema para questionar, principalmente, a formação acadêmica dos professores, pois o bom desempenho das suas funções depende, em parte, de como ocorreu essa formação. Diz-se em parte pois, além dessa formação, é necessário observar as características da personalidade de cada
indivíduo. Além disso, de acordo com levantamentos feitos por Darido (1996) em seu trabalho, nem sempre os conhecimentos adquiridos na formação são utilizados, durante a prática pedagógica, pelos professores de várias áreas.
Este artigo pretende, além de abordar os tipos de formação profissional, levantar as
características do professor considerado bem-sucedido em sua intervenção profissional e, em seguida, apresentar a prática pedagógica de uma professora em situação real de ensino.
“É muito importante quando uma aula tem um processo, uma disciplina, um ordenamento, os alunos sabem o que têm que fazer, tem um material e que tem uma agenda do dia de atividades, que fica clara para todos”, destacou Ioschpe.
É importante ter uma agenda das atividades escolares, com objetivos diários. A organização e método são fundamentais para esta fase tão importante.

“A alfabetização é basilar, é fundação para todo o resto do processo educacional do aluno. É muito importante que a escola tenha uma organização, que tenha procedimento, que o professor saiba o que ele tem que fazer, que tenha material de apoio. E o aluno também saiba aquilo que vai ser feito. Quando as coisas são deixadas muito ao léu, que cada professor e cada diretor tem que reinventar a roda e recriar, a cada turma, a cada semestre, a cada ano, os resultados costumam sofrer”, explicou o especialista.

A comparação com a escola rural é inevitável. São as contradições do Brasil que assustam ainda mais na educação.
Avança a alfabetização
27/05/2011
A Educação enfrenta uma série de desafios para alcançar sua aspiração. Em primeiro lugar, surge - como prioridade máxima - a universalização do ensino básico, assim compreendido a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a alfabetização de adultos. Em cada uma dessas faixas etárias de escolaridade, há peculiaridades distintas, necessidade de equipamentos, recursos instrucionais apropriados e recursos humanos qualificados para responder à demanda. Todas essas políticas setoriais estão condicionadas ao volume de recursos destacados para seu financiamento. Sem o suporte financeiro adequado, o recrutamento será processado em bases inferiores à procura, o grupo não-engajado ficará integrado a um sistema permanente de excluídos das oportunidades de aprendizagem, e as distorções se encarregarão de tornar a escola cada vez mais distante de seu público preferencial. Enfrentar todos esses desafios exige talento e sensibilidade.

Um dos obstáculos mais recorrentes diz respeito às falhas no processo de alfabetização na idade adequada. Nesse aspecto, a escola aparece apenas como ponto de apoio, exigindo ações complementares no seio da família e da comunidade, seja pela existência de um ambiente social adequado, seja pelos estímulos proporcionados pelo meio cultural, em que as bibliotecas públicas e particulares exercem papel estratégico de alta relevância. Os fatores ambientais são indispensáveis.

As falhas de aprendizagem nos grupos em idade de alfabetização ocorrem no País como um todo, porém com maior intensidade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, em menor escala, no Sul e no Sudeste. As dificuldades se projetam na leitura, na escrita e na realização de operações aritméticas, especialmente, nas classes iniciais, exigindo muita supervisão e um esforço suplementar para superar os obstáculos. Sem a correção das falhas, a aprendizagem sofrerá bloqueio.

O Ceará vem realizando uma experiência bem-sucedida com a aplicação do Programa de Alfabetização na Idade Certa, lançado em face de uma realidade inaceitável: em 2007, 32,8% dos estudantes da rede pública com o 2º ano do ensino fundamental concluído eram analfabetos. Este complemento começou a diminuir as incongruências, reduzindo o percentual para 7% em 2010. A meta, agora, é zerá-lo nos próximos anos, diante da eficácia dos meios empregados.

A conquista corresponde à aplicação do programa nos 184 municípios do Estado, mensurada por meio de verificação realizada com 124 mil alunos. Deste universo, 71% foram aprovados, demonstrando capacidade para ler e escrever. Agora, o programa se estenderá às turmas do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, onde há sinais de fragilidade. A incapacidade para aprender é fruto de vários fatores. Em primeiro lugar, de falhas nos métodos e nas técnicas aplicados; depois, da falta de motivação do aluno, dominado por atrativos situados fora da escola formal; agravam o quadro o desencanto do professorado com os seus níveis de remuneração.

Educar é tarefa diária, constante e permanente. Os professores facilitam os meios. Se não houver retorno, os educandos continuarão analfabetos, embora matriculados nas escolas. Fonte: Jornal Diário do Nordeste (27/05/2011)
PROJETO RÁDIOS

Pelo o seu alcance, o Rádio é considerado o veículo de comunicação mais democrático e mobilizador do Brasil. Pelas ondas do Rádio, cada comunidade, não importando o seu tamanho nem localização, ganha voz, conquista espaço e cria sua identidade. Pensando em utilizar esse potencial do Rádio em prol da melhoria da Educação Básica, o Todos Pela Educação e o UNICEF fizeram uma parceria e criaram o projeto “No ar, Todos Pela Educação”. Mensalmente, uma rede informal de mais de cinco mil rádios e radialistas espalhados pelo País tem acesso a um novo kit com materiais de áudio, textos, notícias e dados sobre Educação Básica.
Encerramos o nosso Programa, pedindo a Deus que abençoe a todos e que haja muita Paz e União em todos Lares.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PROGRAMA BELA CRUZ COMO TE AMO DIA 13 DE MAIO DE 2011



SEXTA-FEIRA 13 DE MAIO DE 2011 “NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”

INICIAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES (GOD BLESS YOU ALL AND THAT THERE IS PEACE AND UNION IN ALL HOMES)
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.

• • O nosso programa Bela Cruz como te amo, é tudo isso que nós acabamos de apresentar, é a continuidade de levar as informações corretas e verdadeiras e orientando a população em geral dos seus direitos e deveres. Assim sendo, repito, não pergunte sòmente o que a Bela Cruz pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela nossa Bela Cruz.

A Radio Comunitária Genoveva FM, é comprometida com os interesses e lutas dos setores sociais, marcadamente contra toda e qualquer forma de exclusão, discriminação ou preconceito, seja de gênero, raça, religião ou cultura, seja de condição social ou econômica, ou de opção sexual.
Iniciamos o nosso programa pedindo a Deus que abençoe a todos e que haja paz e união em todos os lares.
“O nosso coração, a nossa razão, a história e a palavra de Cristo anunciam-nos com voz alta e persuasiva: a união com ELE é necessária e incondicionada; sem ELE não poderíamos alcançar a nossa meta; seríamos rejeitados por Deus; só ELE nos pode redimir”.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje!
Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!
Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
A NOSSA ORAÇÃO DO DIA
'Senhor Jesus:
Senhor, eu te louvo porque me criaste e porque tens um plano para a minha vida; te louvo e te agradeço e quero que este plano se realize para que o seu Santo Nome seja glorificado.
Eu te louvo e te agradeço pela minha vida, pelo pão de cada dia, pelo meu lar, pelos meus familiares, pelo meu futuro; pelos amigos, pelos que neste momento estão ouvindo o nosso programa, por todas as familias belacruzenses, pelos idosos, pelas crianças e adolescentes, te louvo pelos problemas de cada dia, pelas tribulações e por toda dificuldade e sofrimento que tem me feito crescer, Senhor te louvo por tudo de bom que tem acontecido em minha vida.
Ó Deus, eu quero viver uma vida plena de alegria, paz e felicidade, com o corpo e mente sadios e um coração aberto e limpo.
Quero ter consciência dos meus erros, pois eles só me causam males e formam barreiras que impedem a ação do teu espírito em mim.
Senhor, transforma o meu coração.
Perdão Senhor, Misericórdia de mim, Jesus tire de mim os sentimentos negativos, o ódio, a inveja e a ambição.
Piedade Senhor, pelo meu orgulho, pela minha ignorância, pelo sentimento de vingança.
Senhor, tantas vezes eu sofro porque sinto medo, e isso me faz grande mal. Que eu tenha fé para sentir que Cristo está ao meu lado em todos os momentos da minha vida.
Senhor, sua misericórdia é eterna e eu creio nessas palavras. Por isso, em nome de Jesus, Teu Filho e meu Salvador, eu te suplico: arranca de mim essas misérias porque eu quero ser transformado. Sozinho eu nada posso, mas eu peço ao Teu Santo Espírito para que ele me preencha, para que me ilumine a fim de poder viver uma vida plena e cheia de alegria, de amor, de compreensão.
Senhor, ensina-me a me corrigir a cada dia, para que assim eu possa ter os frutos do Espírito Santo: bondade, amor, paz, tolerância, paciência, mansidão, caridade e humildade...
Senhor, me coloco em tuas mãos, como o barro nas mãos do oleiro. Quero mesmo ser transformado, creio e confio no Teu Poder transformador.
Quero, posso e devo ser liberto, para que a Trindade Santa seja glorificada.
Graças te dou Senhor por ouvires e atenderes a minha oração.
Eu te dou toda a honra e toda glória, adoração e louvor, agora e para sempre. Amém.

Abertas inscrições para exame de seleção dos cursos técnicos

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Município de Acaraú está com inscrições abertas até o dia 20 de maio, para exame de seleção referente ao semestre 2011.2 aos cursos técnicos. Para o turno da manhã, são ofertadas vagas para os cursos de Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar; já para o turno da noite, há vagas para os cursos de Pesca e Construção Naval. São ofertadas 35 vagas por curso. Para inscrever-se os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio. As inscrições devem ser realizadas pela internet, por meio do site www.ifce.edu.br. A taxa de inscrição é R$ 40,00 da Guia de Recolhimento da União (GRU) que deve ser impressa após inscrição no site e paga em qualquer agência do Banco do Brasil. Protocolo de inscrição e comprovante de pagamento da taxa deve ser entregue na sede do campus, situada na avenida Des. Armando de Sales Louzada, s/n, bairro Mons. Edson Magalhães, vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú. Edital e inscrições pelo site www.ifce.edu.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682. Os cursos são públicos e gratuitos. A duração dos cursos varia de 1 ano e meio a dois anos.

"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito.
Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia
certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

(Tenzin Gyatso, 14º Dalai Lama)

SAÚDE
Demora no atendimento da rede pública contribui para que mulher com câncer de mama desista do tratamento
Para Maira Caleffi, o prazo ideal para começar o tratamento é 30 dias após a descoberta da doença. Mas, segundo ela, grande parte das mulheres espera, em média, seis meses
10.05.2011| 17:10
Se diagnosticado logo no início e tratado em seguida, o câncer de mama tem grandes chances de cura, podendo ser curável em 95% dos casos. No entanto, depois dos primeiros testes, parte das brasileiras não volta para fazer exames mais específicos ou mesmo iniciar o tratamento. Para organizações em defesa da saúde da mulher, um dos motivos da desistência é a demora em conseguir atendimento na rede pública.
FORAM ENTREVISTADOS NO PROGRAMA
Secretária de Agronegócios do Municipio Dra. Kassiana Adriano Pinto Oliveira que falou a respeito do programa AGRICULTURA FAMILIAR, que já tem 100 agricultores inscritos e já negociando os seus produtos com a Prefeitura.
Falou também sobre a "V FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR" QUE IRÁ ACONTECER NO DIA 25/05/2011. CONVITE: A Secretaria de Agronegócios e Desenvolvimento Econômico, convida a todos para participarem a “V FEIRA DA AGRICULTURA FAMILAR” que acontecerá nesse dia 25 de maio a partir das 07:00 horas na Praça em frente a Prefeitura.
A Secretaria de Agronegócios, criou a referida Feira, tendo como objetivo, dar suporte as atividades agrícolas do município de Bela Cruz, proporcionando aos agricultores apoio para expor seus produtos à venda e garantir o escoamento dos mesmos.
Nenhum produto exposto na Feira contém agrotóxico, são naturais. FAÇA UMA VISITA A FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR.
Bela Cruz inicia a Vacinação de gado e búfalos, contra febre aftosa
O lançamento da campanha do inicio da Vacinação contra a febre aftosaa foi na Radio Comunitária Genoveva FM, durante o Programa “Bela Cruz Como Te Amo, que tem a apresentação por Edilson Sampaio, sendo entrevistados na ocasião, Dra. Mileide Araujo, médica Veterinária e Dr. Fernando Monteiro de Paula, Gerente Regional da EMATECE. A Secretaria de Agronegócios e Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura, a, Agência do Desenvolvimento Agropecuário (Adagri) e Ematece, estão dando todo o apoio necessário para que o criador vacine o seu rebanho.
18 de maio Dia Nacional de Combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Secretaria de Educação, Juiz Dr. Rafael e Promotor Dr. Elnatan da Comarca, estão realizando palestras nas Escolas sediadas no Município de Bela Cruz com crianças e adolescentes no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", desde o dia 09 de maio do corrente ano, de acordo com a Lei Federal 9.970/00, tendo como base o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, que coloca: “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”. Esquecer é permitir, lembrar é combater!
PRO CIDADANIA EM AÇÃO. ATENÇÃO PARA ESTE AVISO:
OS AGENTES DE CIDADANIA DE BELA CRUZ, POR INICIATIVA PRÓPRIA, ESTÃO VISITANDO E CADASTRANDO OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, BARES E CONGÊNERES, COM A FINALIDADE DE FAZEREM UM CADASTRAMENTO PESSOAL E PARTICULAR, COM A FINALIDADE DE EXERCEREM MELHOR O TRABALHO DE FISCALIÇÃO E ATENDIMENTO QUANDO SOLICITADOS.
SENHOR PROPRIETÁRIO, ESPERAMOS CONTAR COM A SUA COLABORAÇÃO, RECEBENDO E RESPONDENDO AS PERGUNTAS DOS AGENTES DO PRO CIDADANIA.
OS AGENTES DO PRO CIDADANIA EXERCEM A FUNÇÃO DE ZELAR PELO BEM ESTAR DA COMUNIDADE BELACRUZENSE. OBRIGADO PELA SUA COMPREENSÃO.
No Ar:”TODOS PELA EDUCAÇÃO”


A Prefeitura de Bela Cruz assinou contrato nº 002/2011, com o Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por intermédio do seu Gestor Daniel Adriano Pinto, no valor total de R$ 933.000,00 (Novecentos e trinta e três mil reais) para a aquisição de cinco (05) ônibus, para uso no transporte escolar de alunos no Município. Esta é uma ótima notícia, pois, mostra o quanto o prefeito Daniel Adriano Pinto está preocupado com a educação no nosso município, com a segurança dos nossos estudantes.

“Um bom professor, um bom começo”.
Esse é o tema da nova campanha do Todos Pela Educação.
De todos os esforços que estão sendo feitos para melhorar a qualidade da Educação em nosso país, sem dúvida a valorização dos bons professores é o ponto de partida para a construção de um Brasil melhor e com mais oportunidades.
Um bom cirurgião, um bom piloto de avião, um bom pedreiro, um bom músico, um bom artista, um bom jornalista, um bom motorista e, claro, um bom radialista, todos certamente tiveram na sua formação bons professores.
Porque tudo começa com um bom professor.
E essa é a nossa lição de casa para os próximos meses: apoiar os bons professores e lutar pela valorização dessa profissão que, sem dúvida, é a mais importante de todas, pois é a base de todas.
Mais uma vez contamos com você, amigo radialista, na divulgação da causa da Educação de qualidade. A cada campanha, a cada novo assunto abordado, você é o nosso “bom começo”.
“Um bom professor, um bom começo”.
Não há nada que se compare com a educação.
Ela resgata a cidadania, dá emprego, saúde e segurança. É a porta de entrada na sociedade do conhecimento, onde homens alfabetizados, letrados, bem informados, dominam a ciência e a natureza em benefício do bem comum.
Homem educado é homem livre. A liberdade, igualdade e fraternidade, lema da revolução francesa (1789), ideal de todos os povos, só se consegue com a educação.
Em 2009, a rádio comunitária Genoveva FM, por intermédio de seus locutores, foi dedicado a maior parte dos programas a defender intransigentemente a primazia da educação, seja como meta nacional, estadual ou municipal, em parceria com o Todos pela educação. NÓS CRIAMOS O PROGRAMA “EDUCAÇÃO E CULTURA NA COMUNITÁRIA GENOVEVA FM, é um programa apresentado exclusivamente por alunos das escolas sediadas em nosso município.

O governo federal, os governos estaduais e municipais devem engajar-se mais, investir maciçamente para que o Brasil recupere o tempo perdido e acompanhe os países desenvolvidos que apostaram e continuam investindo em educação, para que o país tenha condições de levar a sério este problema que é de todos nós. O país precisa tornar a educação uma obsessão nacional para se destacar no mundo.

EdilsonCarvalhedoSampaio
Rádio Comunitária Genoveva FM, Ceará
“A educação é o princípio e o meio de solução para todos os problemas brasileiros.
Com educação podemos combater a violência, as desigualdades, os preconceitos, a prepotência, a corrupção, enfim, tudo que nos aflige e nos tortura.
A educação nos ensina a respeitar as Leis vigentes em nosso País, os direitos das crianças e adolescentes, dos idosos, das mulheres e tantas outras. Por isso é que eu digo, que Todos Pela Educação é a nossa obrigação, pois, a responsabilidade de tudo isso, é de nós mesmos.
Jamais seremos “primeiro mundo” se não tivermos educação de qualidade e respeitados os nossos direitos.
Na nossa Rádio Comunitária “Genoveva” colocamos os spots do Todos Pela Educação em toda a sua programação.
Só tem direito, quem luta na defesa do seu.
Nós que fazemos a Rádio Comunitária Genoveva FM, nos sentimos honrados em saber que estamos ajudando o nosso povo e o Brasil.”
ENCERRAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES.