domingo, 29 de maio de 2011
PROGRMA BELA CRUZ COMO TE AMO DIA 27 DE MAIO 2011
PROGRAMA “BELA CRUZ COMO TE AMO, SEXTA-FEIRA 27 DE MAIO DE 2011
“NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”
“Segurança Pública, DEVER do Estado, DIREITO E RESPONSABILIDADE de todos”, artigo 144 da Constitução Federal
INICIAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES (GOD BLESS YOU ALL AND THAT THERE IS PEACE AND UNION IN ALL HOMES)
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.
• • O nosso programa Bela Cruz como te amo, é tudo isso que nós acabamos de apresentar, é a continuidade de levar as informações corretas e verdadeiras e orientando a população em geral dos seus direitos e deveres. Assim sendo, repito, não pergunte sòmente o que a Bela Cruz pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela nossa Bela Cruz.
A Radio Comunitária Genoveva FM, é comprometida com os interesses e lutas dos setores sociais, marcadamente contra toda e qualquer forma de exclusão, discriminação ou preconceito, seja de gênero, raça, religião ou cultura, seja de condição social ou econômica, ou de opção sexual.
“O nosso coração, a nossa razão, a história e a palavra de Cristo anunciam-nos com voz alta e persuasiva: a união com ELE é necessária e incondicionada; sem ELE não poderíamos alcançar a nossa meta; seríamos rejeitados por Deus; só ELE nos pode redimir”.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
REZEMOS JUNTOS:
Acolhimento a Jesus
Senhor Jesus, eu te amo e creio no Teu amor por mim. Venho agora a Ti e convido-Te a entrar no meu coração a ser o Senhor da minha vida. Jesus, retira toda resistência que ainda está no meu coração e que impede o acolhimento da Tua graça. Senhor, eu quero rejeitar toda raiz de pecado que está no meu coração e que é obstáculo a Ti (exame de consciência.....). Lava-me no Teu Sangue e purifica-me. Renuncio, também, a todo pessimismo, derrotismo, tristeza, desconfiança e negatividade, porque quero que Tua alegria se instale no meu coração. E agora que o mal que estava em mim foi embora, mais uma vez, convido-Te: vem, Senhor Jesus, e toma posse do meu coração. Eu Te acolho como Senhor, Libertador e Salvador da minha vida. Vem, Jesus, vem reinar em mim, Senhor, vem viver plenamente em mim. Pai amado, eu Te agradeço, porque no Teu amor infinito me deste o Teu Filho Jesus - o Rei Jesus. A Ti, meu Deus, todo louvor, honra e glória. Agora e sempre.
Amém.
LER A PORTARIA DO JUIZ.
ESTADO DO CEARÁDO PODER JUDICIÁRIO, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ , COMARCA DE BELA CRUZ
O EXMº SR. RAFAEL LOPES DO AMARAL, Juiz de Direito da Comarca de Bela Cruz, por nomeação legal, no uso de suas atribuições legais, e ainda:
PORTARIA Nº 04/2011
CONSIDERANDO a necessidade de prevenir violações aos direitos da infância e da juventude e assegurar o desenvolvimento equilibrado dos mesmos até a fase adulta, com a assunção de responsabilidade;
CONSIDERANDO a competência prevista no artigo 149 itens I e II do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA;
CONSIDERANDO o impulso oficial de iniciativa das autoridades policiais no sentido do estabelecimento de regramento quanto à circulação de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais em horários tidos como impróprios;
CONSIDERANDO a noticiada boa recepção pelas autoridades policiais e pela população em geral a respeito dos termos da Portaria nº 01, de 28 de fevereiro de 2011, que teve vigência limitada no no tempo;
CONSDIERANDO que as determinações destinadas a preservação da incolumidade física e psíquica de crianças e adolescentes devem ter prazo indeterminado de vigência, a bem da ordem pública e das pessoas tuteladas;
RESOLVE:
Artigo 1º - O horário limite de circulação de crianças e adolescentes desacompanhadas dos pais e responsáveis pelas ruas, avenidas, estradas, preaças e demais logradouros públicos do Município de Bela Cruz, é até as 23:00 (vinte e três horas).
Parágrafo Único – A autoridade policial ou da infância e juventude, deverá tomar as providências necessárias ao encaminhamento e recolhimento da criança ao lugar de seu domicílio e responsáveis, caso haja violação ao preceituado no caput do artigo.
Artigo 2º - É proibida expressamente a participação de crianças e adolescentes, até 16 anos, desacompanhados dos pais e responsáveis, ou sem autorização por escrito dos mesmos, em bailes públicos, boates, discotecas e congêneres.
Parágrafo Único - A infração comprovada ao preceituado no caput do artigo sujeito a autuação do proprietário do estabelecimento e imediato encaminhamento coercitivo dos menores aos seus responsáveis.
Artigo 3º - É proibida a venda ou distribuição, a qualquer título, de bebidas alcoólicas a menores de idade, em local público ou privado, com ou sem a autorização dos pais.
Parágrafo Único – Constatada a infração ao disposto no caput, a autoridade policial ou da infância e juventude deverá tomar as providências necessárias à interrupção da venda ou distribuição de bebidas alcoólicas aos menores, seja gratuita ou de forma onerosa, com a autuação do proprietário do estabelecimento e encaminhamento da criança ao lugar de seu domicílio e responsáveis.
Artigo 4º - É proibido a crianças e adolescentes conduzir, em qualquer hipótese, veículos automotores, motocicletas e todos os demais veículos para o qual a legislação de trânsito exija a carteira nacional de habilitação.
Parágrafo Único – Contatada a infração ao disposto no caput, deverá a autoridade policial, ou autoridade de trânsito, apreender o veículo, lavrar auto de infração em nome do proprietário do veículo, com o encaminhamento da criança ao lugar de seu domicílio e responsáveis.
Artigo 5º - As violações constatadas aos termos da presente portaria, deverão ser encaminhadas à Justiça da Infância e da Juventude, para conhecimento e providências, nas esferas civil, penal e administrativa, acompanhadas da qualificação dos menores envolvidos e de sus responsáveis.
Artigo 6º - Distribuir cópias da portaria ao Ministério Público Estadual, aos Conselhos Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade, bem como às autoridades policiais, civis, militares e de trânsito, oficiantes na Comarca, para que fiscalizem e dêem cumprimento aos termos determinados.
Artigo 7º - Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, com vigência imediata e por tempo INDETERMINADO.
Publique-se, Registre-se, Cumpra-se
Bela Cruz, em26 de maio de 2011
Rafael Lopes do Amaral – Juiz de Direito da Infância e da Juventude.
Em seguida vamos conversar com o nosso Delegado Civil de Bela Cruz, Dr. Fernando Menezes, que irá comentar a Portaria nº 04/2011 e que interessa a toda a comulnidade belacruzense.
Agora que todos estão cientes de que deverão cumprir o que determina a Portaria baixada pelo Exmº Sr. Dr. Juiz de Direito Rafael Lopes do Amaral, Juiz de Direito da Infância e da Juventude, agradecemos a presença do Dr. Fernando Menezes.
NOTICIAS QUE SERÃO PUBLICADAS NO JORNAL O DIARIO DO NORDESTE SEGUNDA FEIRA PÁGINA REGIONAL.:
25/05/2011 - A abertura da “V FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM BELA CRUZ” sob a coordenação da Secretaria de Agronegócios e Desenvolvimento Econômico – SADE na pessoa de Kassiana Adriano Pinto de Oliveira, Secretária e de Daniel Adriano Pinto, Prefeito, teve a presença e participação de vários agricultores (as) vendendo e expondo seus produtos. A partir do próximo mês de junho a Feira de Agricultura Familiar, irá funcionar todas as segundas feira na praça da Prefeitura, ao lado da rodoviária.
24/05/2011 – “Pacto pela Vida” Encontro Regional em Sobral – Com o apoio de Daniel Adriano Pinto, Prefeito Municipal, o Município de Bela Cruz se fez presente com a seguinte delegação: Edilson Carvalhedo Sampaio, presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social – CCDS, Dra. Sálvia Sobreira do Amaral – Psicóloga, Francisco José de Castro – Coordenador de Endemias, e Francisca Josiana dos Santos – aluna da Escola Estadual “Marieta Santos”, tendo todos participado ativamente dos trabalhos referentes aos eixos: 1) Tratamento, 2) Reinserção, 3) Repressão ao tráfico e 4) Prevenção. O projeto “Pacto pela Vida”, é o caminho certo de enfrentamento ao CRACK, que é considerada a Epidemia do Século.
26/05/2011 – Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, Poder Legislativo e Sociedade Civil para Capacitação com o objetivo de Organização da VI Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada em 29 de junho do presente ano.
Em 2010, 12,5 mil crianças sofreram violência sexual
Segundo dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, em 2010 foram registrados 12.487 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Este ano, apenas no primeiro trimestre, foram 4.205 casos.
Desde que o serviço foi criado, em maio de 2003, até março deste ano, foram 66.982 denúncias, sendo que cerca de 80% das vítimas são do sexo feminino.
Mãe acusada de prostituir filha menor é presa no RJ
24 de maio de 2011 // 20h54 (Agência Estado)
A mãe Rosa Maria Fausto da Silva, de 39 anos, foi presa hoje acusada de favorecer a prostituição de sua filha menor de idade. A mãe foi presa próxima ao hotel em que a filha estava, no centro de Resende (RJ).
Segundo os agentes da 89º DP, eles foram ao hotel após denúncia anônima segundo a qual a menina estaria entrando no estabelecimento com um homem idoso. A mãe é suspeita de prostituir a filha. A menor e o cliente foram encontrados dentro de um quarto, de acordo com a polícia.
Ainda segundo os agentes, o gerente do hotel, Cristiano Marques da Silva Fonseca, de 36 anos, e o cliente, Edmilson Braz, de 33, foram presos em flagrante. A adolescente, que está grávida de seis meses, vai ficar sob a responsabilidade do Conselho Tutelar enquanto aguarda a decisão do promotor de Justiça.
Brasileiro é condenado na Suíça
Publicado em 27 de maio de 2011
Um brasileiro de 30 anos foi condenado à prisão perpétua na Suíça pelo estupro de uma menina de quatro anos na cidade de Lucerna, em 2002. A condenação saiu ontem, depois que o Tribunal Federal rejeitou um último recurso.
O homem, que na época do crime estava com 21 anos, tinha um encontro com um traficante de cocaína, mas errou de apartamento e bateu na porta de outro imóvel. Nessa casa, estava uma mulher de 77 anos e sua neta de quatro. Após bater na avó até deixá-la inconsciente, o homem estuprou a criança.
O agressor foi detido e identificado por meio de um teste de DNA. Ele foi condenado à prisão perpétua, mas a defesa apresentou um primeiro recurso ao Tribunal Federal e a pena foi reduzida a sete anos de prisão por estupro, relações sexuais com crianças e lesões corporais graves. No entanto, uma investigação realizada em 2010 mostrou, de acordo com os analistas, que o homem era "incurável" e que o tratamento não podia ter êxito. Assim, a Justiça confirmou a prisão perpétua.
Motos no alvo da fiscalização
Impasse entre mototaxistas e Prefeitura de Sobral aponta para situação de insegurança no trânsito.
Sobral O Código Nacional de Trânsito prevê penalidades para excesso de passageiros em motos. No seu artigo 244, proíbe condutor de motocicleta, motoneta e ciclomotor, transportar passageiro sem o capacete de segurança, ou fora do assento suplementar colocado atrás do condutor, ou transportar criança menor de 7 anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.
Caso contrário, a situação será enquadrada como infração gravíssima, tendo na penalidade, multa e suspensão do direito de dirigir, além do recolhimento do documento de habilitação. Porém, de acordo com o Sindicato dos Mototaxistas de Sobral, existe em vigor na cidade um Termo de Ajustamento de Conduta entre Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Sobral para, dentro dos limites da cidade, os condutores de motocicletas conduzirem os veículos com até três pessoas (um condutor, uma criança de até 7 anos no meio de outra pessoa). No entanto, a determinação é negada pelo secretário da Segurança e Cidadania do Município, Jorge Trindade. "Esse Ajustamento de Conduta não é do nosso conhecimento", afirma o secretário.
Para tentar coibir esta prática, a Secretaria da Segurança e Cidadania deverá intensificar uma fiscalização para orientar aos condutores a evitarem trafegar nessas condições. "Crianças menores de 7 anos não podem, em hipótese nenhuma, serem conduzidas em motocicleta, mesmo acompanhadas dos pais", alerta Jorge Trindade.
Além do grande fluxo de motos que circulam pela cidade por particulares, a população utiliza o mototáxi como meio de transporte urbano.
Pacto pela Vida Encontro Regional/Sobral Propostas para pactuação Regional
“Pacto pela Vida”reúne em Sobral 40 dos 44 municípios da região no enfrentamento às drogas
O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (24/05), em Sobral, o III Seminário Regional do Pacto pela Vida. Reunindo diversos representantes dos municípios da região, o evento contou com as presenças ainda do presidente do Conselho, deputado Lula Morais (PCdoB), do deputado Professor Pinheiro (PT), representando o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB) e do prefeito de Sobral, Veveu Arruda, do Dep. Eudoro Santana, do Bispo da Diocese de Sobral D. Odeli Magri, Dr. José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Supervisor Regional do Ronda da Zona Norte, Major Mendonça.
Durante o evento, o secretário-executivo do Pacto, Eudoro Santana, ressaltou a representatividade da região de Sobral que mais mobilizou municípios no Pacto pela Vida dentre as regiões do estado. Segundo ele, com o seminário, a região tem a oportunidade de colaborar com propostas para o enfrentamento às drogas. Antes de Sobral, o Pacto realizou os seminários de consolidação das pactuações regionais em Barbalha e Aracati.
O presidente do Conselho, deputado Lula Morais, reforçou a importância da articulação feita pela Assembleia com a sociedade e destacou o papel do Poder Legislativo de fazer as leis, mas também fiscalizar e levar as demandas da sociedade ao Executivo. Para Morais, “dentre os temas discutidos no Conselho, este Pacto pela Vida é o mais complexo, pois requer uma mobilização ampla da sociedade”. Segundo ele, somos pioneiros na formulação da política de enfrentamento às Drogas de forma participativa. “E o objetivo é fazer com que o Poder Público possa agir de forma competente, reduzindo ao máximo este problema que atinge a todos nós”, disse.
O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, destacou a importância de se aproveitar ao máximo as proposições feitas. O prefeito assumiu o compromisso de fortalecer a parceria entre a Prefeitura e as organizações da sociedade civil que têm trabalho frente às drogas. “É indispensável a integração da sociedade, aliando-se ao Estado por meio de políticas transversais e intersetoriais, a fim de oferecer alternativas ao mundo das drogas”, disse.
O deputado Professor Pinheiro sugeriu que o Pacto pela Vida alie-se em junho ao debate do Plano Plurianual Participativo. “Pode ser discutida essa ideia junto ao Executivo que vai fazer seu plano de governo participativo, elaborando propostas concretas entre as secretarias de forma integrada”, afirmou.
O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos tem como propósito oferecer embasamento técnico- científico necessário ao planejamento de políticas públicas para o estado. Atualmente, estão em andamento o “Pacto pela Vida - sobre Drogas” e “Pacto pela Convivência com o Semiárido”. Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
O Município de Bela Cruz se fez presente com Edilson Carvalhedo Sampaio, presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social – CCDS, Dra. Sálvia Sobreira do Amaral – Psicóloga, Francisco José de Castro – Coordenador de Endemias, e Francisca Josiana dos Santos – aluna da Escola Estadual “Marieta Santos”, tendo todos participado ativamente dos trabalhos referentes aos eixos acima.
O projeto “Pacto pela Vida”, é o caminho certo de enfrentamento ao CRACK, que é considerada a Epidemia do Século. Como se define o CRACK?
Crack é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro o usuário tem alucinações e paranóia (ilusões de perseguição).
Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína.
O uso de cocaína por via intravenosa foi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante, sendo tão potente quanto a cocaína injetada. A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa — basta um cachimbo, na maioria das vezes improvisado, como, por exemplo, uma lata de alumínio furada. Fotos: edilsoncarvalhedo@hotmail.com www.radiogenovevafm.blogspot.com (www.belacruzmeuamor.blogspot.com) www.flogao.com.br/edilsonsampaio (www.belacruzcomoteamo.blogspot.com)
RJ muda forma de lidar com crianças e adolescentes usuários de drogas
Autoridades não terão que perguntar se eles querem se tratar. Aqueles que forem encontrados nas cracolândias serão recolhidos para tratamento e só serão soltos depois de se livrarem do vício.
imprimir
As cenas deprimentes e comuns de crianças e adolescentes se drogando com crack nas ruas das cidades brasileiras levaram a Prefeitura do Rio de Janeiro a anunciar uma mudança na forma de lidar com o problema. Daqui por diante, jovens recolhidos nas chamadas cracolândias serão mantidos em abrigos para fazer tratamento.
Infâncias soterradas por uma pedra. Em becos, ruas e até linhas de trem, as cracolândias se multiplicam.
As operações de repressão são frequentes. Mas cabe ao próprio usuário decidir pelo tratamento. Como a lei não prevê prisão para quem consome drogas, apenas os dependentes que tenham cometido crime ficam presos e a maioria volta para o mesmo lugar.
A maior dificuldade para tratar crianças e adolescentes viciadas em drogas é que grande parte recusa o acolhimento. E quando eles finalmente são convencidos a iniciar o tratamento, oito em cada dez menores acabam voltando para as ruas antes mesmo de conseguir largar o vício.
Foi assim com a jovem de 15 anos que começou a usar crack aos 6. “Eu não conseguia segurar meu vício, eu fui começando a fugir, pulava de um, pulava de outro e fui usando”, contou ela.
No Rio, em dois meses de operações, 150 crianças e adolescentes foram recolhidos de cracolândias. Para evitar que elas continuem dependentes, a prefeitura determinou que, a partir desta semana, todos os menores apreendidos serão obrigados a ficar internados até se livrarem da dependência. A medida teve o aval da Vara da Infância e da Adolescência e do Ministério Público.
As crianças devem passar por exames clínicos antes de seguirem para os abrigos. “Para que se possa saber exatamente qual é a sua situação efetiva e se elas realmente devem ficar internadas, devem ser submetidas a um tratamento”, explicou o procurador-geral de justiça Cláudio Lopes.
A socióloga Irene Rizzini, que dirige um centro de estudos sobre a infância, é contra a medida. “Por que não vamos em primeiro lugar visitar essas famílias, verificar por que essas crianças estão nas ruas e que tipo de suporte essa família precisa para que seus filhos possam dormir em casa?” questionou.
“Nitidamente essas crianças estão nas ruas porque seus pais não conseguem fazer o seu papel, é dever do poder público, é dever do Estado fazer esse papel: de zelar pela segurança e pela integridade física”, declarou o secretário municipal de Assistência Social do Rio, Rodrigo Bethlem.
Amigo ouvinte,
Este mês trazemos novamente peças da campanha
“Um bom professor, um bom começo”.
O professor é a base para todas as outras profissões e por isso deve ser lembrado e valorizado todos os dias.
Precisamos apoiar os bons professores, aqueles que não desistem de nenhum aluno, aqueles que têm compromisso com o aprendizado de todos os seus alunos.
O professor exerce uma função única dentro da escola. Ele é o elemento de ligação entre o contexto interno –, a escola, o contexto externo – a sociedade –, o conhecimento dinâmico e o aluno. Contudo, segundo Cunha (1996), o papel do professor não se encontra claramente definido e nem valorizado. Além
disso, não podemos nos esquecer de que o professor é fruto de um determinado contexto histórico e social.
Vários estudos abordam esse tema para questionar, principalmente, a formação acadêmica dos professores, pois o bom desempenho das suas funções depende, em parte, de como ocorreu essa formação. Diz-se em parte pois, além dessa formação, é necessário observar as características da personalidade de cada
indivíduo. Além disso, de acordo com levantamentos feitos por Darido (1996) em seu trabalho, nem sempre os conhecimentos adquiridos na formação são utilizados, durante a prática pedagógica, pelos professores de várias áreas.
Este artigo pretende, além de abordar os tipos de formação profissional, levantar as
características do professor considerado bem-sucedido em sua intervenção profissional e, em seguida, apresentar a prática pedagógica de uma professora em situação real de ensino.
“É muito importante quando uma aula tem um processo, uma disciplina, um ordenamento, os alunos sabem o que têm que fazer, tem um material e que tem uma agenda do dia de atividades, que fica clara para todos”, destacou Ioschpe.
É importante ter uma agenda das atividades escolares, com objetivos diários. A organização e método são fundamentais para esta fase tão importante.
“A alfabetização é basilar, é fundação para todo o resto do processo educacional do aluno. É muito importante que a escola tenha uma organização, que tenha procedimento, que o professor saiba o que ele tem que fazer, que tenha material de apoio. E o aluno também saiba aquilo que vai ser feito. Quando as coisas são deixadas muito ao léu, que cada professor e cada diretor tem que reinventar a roda e recriar, a cada turma, a cada semestre, a cada ano, os resultados costumam sofrer”, explicou o especialista.
A comparação com a escola rural é inevitável. São as contradições do Brasil que assustam ainda mais na educação.
Avança a alfabetização
27/05/2011
A Educação enfrenta uma série de desafios para alcançar sua aspiração. Em primeiro lugar, surge - como prioridade máxima - a universalização do ensino básico, assim compreendido a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e a alfabetização de adultos. Em cada uma dessas faixas etárias de escolaridade, há peculiaridades distintas, necessidade de equipamentos, recursos instrucionais apropriados e recursos humanos qualificados para responder à demanda. Todas essas políticas setoriais estão condicionadas ao volume de recursos destacados para seu financiamento. Sem o suporte financeiro adequado, o recrutamento será processado em bases inferiores à procura, o grupo não-engajado ficará integrado a um sistema permanente de excluídos das oportunidades de aprendizagem, e as distorções se encarregarão de tornar a escola cada vez mais distante de seu público preferencial. Enfrentar todos esses desafios exige talento e sensibilidade.
Um dos obstáculos mais recorrentes diz respeito às falhas no processo de alfabetização na idade adequada. Nesse aspecto, a escola aparece apenas como ponto de apoio, exigindo ações complementares no seio da família e da comunidade, seja pela existência de um ambiente social adequado, seja pelos estímulos proporcionados pelo meio cultural, em que as bibliotecas públicas e particulares exercem papel estratégico de alta relevância. Os fatores ambientais são indispensáveis.
As falhas de aprendizagem nos grupos em idade de alfabetização ocorrem no País como um todo, porém com maior intensidade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, em menor escala, no Sul e no Sudeste. As dificuldades se projetam na leitura, na escrita e na realização de operações aritméticas, especialmente, nas classes iniciais, exigindo muita supervisão e um esforço suplementar para superar os obstáculos. Sem a correção das falhas, a aprendizagem sofrerá bloqueio.
O Ceará vem realizando uma experiência bem-sucedida com a aplicação do Programa de Alfabetização na Idade Certa, lançado em face de uma realidade inaceitável: em 2007, 32,8% dos estudantes da rede pública com o 2º ano do ensino fundamental concluído eram analfabetos. Este complemento começou a diminuir as incongruências, reduzindo o percentual para 7% em 2010. A meta, agora, é zerá-lo nos próximos anos, diante da eficácia dos meios empregados.
A conquista corresponde à aplicação do programa nos 184 municípios do Estado, mensurada por meio de verificação realizada com 124 mil alunos. Deste universo, 71% foram aprovados, demonstrando capacidade para ler e escrever. Agora, o programa se estenderá às turmas do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, onde há sinais de fragilidade. A incapacidade para aprender é fruto de vários fatores. Em primeiro lugar, de falhas nos métodos e nas técnicas aplicados; depois, da falta de motivação do aluno, dominado por atrativos situados fora da escola formal; agravam o quadro o desencanto do professorado com os seus níveis de remuneração.
Educar é tarefa diária, constante e permanente. Os professores facilitam os meios. Se não houver retorno, os educandos continuarão analfabetos, embora matriculados nas escolas. Fonte: Jornal Diário do Nordeste (27/05/2011)
PROJETO RÁDIOS
Pelo o seu alcance, o Rádio é considerado o veículo de comunicação mais democrático e mobilizador do Brasil. Pelas ondas do Rádio, cada comunidade, não importando o seu tamanho nem localização, ganha voz, conquista espaço e cria sua identidade. Pensando em utilizar esse potencial do Rádio em prol da melhoria da Educação Básica, o Todos Pela Educação e o UNICEF fizeram uma parceria e criaram o projeto “No ar, Todos Pela Educação”. Mensalmente, uma rede informal de mais de cinco mil rádios e radialistas espalhados pelo País tem acesso a um novo kit com materiais de áudio, textos, notícias e dados sobre Educação Básica.
Encerramos o nosso Programa, pedindo a Deus que abençoe a todos e que haja muita Paz e União em todos Lares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário