sexta-feira, 30 de março de 2012


SEXTA-FEIRA 30 DE MARÇO DE 2012
“EDUCAR É PREVENIR O FUTURO”

INICIAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.

• • O nosso programa Bela Cruz como te amo, é tudo isso que nós acabamos de apresentar, é a continuidade de levar as informações corretas e verdadeiras e orientando a população em geral dos seus direitos e deveres. Assim sendo, repito, não pergunte sòmente o que a Bela Cruz pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer pela nossa Bela Cruz.

A Radio Comunitária Genoveva FM, é comprometida com os interesses e lutas dos setores sociais, marcadamente contra toda e qualquer forma de exclusão, discriminação ou preconceito, seja de gênero, raça, religião ou cultura, seja de condição social ou econômica, ou de opção sexual.
Mensagem de Jesus:
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus! Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".



REZEMOS JUNTOS:
Acolhimento a Jesus
Senhor Jesus, eu te amo e creio no Teu amor por mim. Venho agora a Ti e convido-Te a entrar no meu coração a ser o Senhor da minha vida. Jesus, retira toda resistência que ainda está no meu coração e que impede o acolhimento da Tua graça. Senhor, eu quero rejeitar toda raiz de pecado que está no meu coração e que é obstáculo a Ti (exame de consciência.....). Lava-me no Teu Sangue e purifica-me. Renuncio, também, a todo pessimismo, derrotismo, tristeza, desconfiança e negatividade, porque quero que Tua alegria se instale no meu coração. E agora que o mal que estava em mim foi embora, mais uma vez, convido-Te: vem, Senhor Jesus, e toma posse do meu coração. Eu Te acolho como Senhor, Libertador e Salvador da minha vida. Vem, Jesus, vem reinar em mim, Senhor, vem viver plenamente em mim. Pai amado, eu Te agradeço, porque no Teu amor infinito me deste o Teu Filho Jesus - o Rei Jesus. A Ti, meu Deus, todo louvor, honra e glória. Agora e sempre.
Amém.
FESTA ANUAL DAS ÁRVORES.
29/03/2012
Dando prosseguimento as comemorações na Festa Anual das Árvores, foi realizada na Câmara Municipal de Bela Cruz a entrega da Comenda “PERSONALIDADE AMBIENTAL” II Edição aos homenageados abaixo relacionados:

01 – Fernando Nunes de Vasconcelos – Mora na localidade de Baixa Nova Bela Cruz – CE. Atualmente, é Coordenador de Ensino da Escola de Ensino Médio Professora Theolina Muryllo Zacas na Localidade de São Gonçalo- Bela Cruz -CE. Professor pesquisador e orientador de projetos escolares do Ensino Médio que participam de feiras Nacionais e Internacionais. Desenvolve projetos ambientais nas escolas onde trabalha.
02 – Francisco Carlos Vasconcelos Carvalho – Formado em Biologia, envolvido com as causas relacionadas ao Meio Ambiente e a efetiva ação que desempenha ao longo de 25 anos em seu Sítio no Córrego Grande nesta cidade de Bela Cruz - CE, visando contribuir e repassar aos seus descendentes, amigos e vizinhos, o gosto pela natureza e a prioridade que devemos empreender como pessoa física a esta causa.
03 – João Batista do Espírito Santo Justo – Amante da natureza, possui vasto conhecimento e experiência na área ambiental. Atualmente exerce funções não remuneradas de Coordenador de Educação Ambiental do NAFC - Núcleo de Aprendizagem e Formação da Cidadania e do Clube dos Amigos da Natureza em Santana do Acaraú - CE.
04 – João Osmar Araújo – É natural de Bela Cruz, nascido na localidade de Lagoa do Mato Bela Cruz - CE, onde até hoje mantém seu vínculo com a agricultura. Por ter bastante amor à natureza, preserva em sua propriedade árvores nativas e animais silvestres próprios daquele habitat. Sempre foi um homem ligado ao campo, dedicando toda sua vida às causas da terra, inclusive foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bela Cruz, sendo o seu primeiro Presidente. 05 – José Plauto Araújo “IN MEMORIA”, (foi representado pelo seu filho – Samuel Jhonatas Araujo) José Plauto Araújo “IN MEMORIA”, Nascido em Bela Cruz – CE, formado em Pedagogia onde exerceu o cargo por algum tempo. Escritor e Poeta foi também Fiscal Ambiental, Coordenador da Vigilância Sanitária e fez parte do CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Bela Cruz. Especialista em admirar a natureza onde a defendia em seus poemas publicados em seus livros e isto lhe fazia sempre um homem alegre e satisfeito. 06 – Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa – Graduado em Administração, com especialização em Administração Financeira e mestre em Política Social. Eleito Deputado Federal para o mandato de 2007 a 2011, desenvolveu no Legislativo Federal trabalho de significativa relevância, fazendo parte de várias comissões e frentes parlamentares. Ministrou palestras e cursos na áreas
de Elaboração e Avaliação de Projetos, prestou consultoria para Organizações Federais, Estaduais e organismos multilaterais, tendo diversos artigos publicados em revistas especializadas. Atualmente, exerce o cargo de Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, órgão da Administração Direta do Governo do Estado do Ceará, responsável por implementar a política ambiental do Estado.
As personalidades homenageadas se fizeram presentes acompanhadas de seus familiares. Registramos as presenças de Daniel Adriano Pinto, Prefeito (que vem dando todo o apoio necessário em tudo que se refere ao bem estar da população belacruzenses), Carlos Alexandre de Paulo, Vice Prefeito, Egberto Alves de Sousa, Vereador Presidente da Câmara, Maria Elusa Carneiro Araujo, Vereadora (está presente em todos os eventos que acontecem no município, parabéns), Dr.Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa, Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, órgão da Administração Direta do Governo do Estado do Ceará, responsável por implementar a política ambiental do Estado, Alexandre Bessa Cavalcante, Secretário do Meio Ambiente e Turismo (parabéns pelo trabalho excelente em defesa do meio ambiente), Maria Célia Araujo Carvalho, Secretária de Saúde, Régis Adriano Pinto, Secretário de Infraestrutura, Edilson Carvalhedo Sampaio, Assessor de Comunicação, Dr. Ulisses José de Lavor Rolim, Gestor Ambiental – CONPAM, Professor Marcos Antonio Pires, representando a Secretaria de Educação na pessoa de Maria das Graças Adriano Vasconcelos.
O cerimonial do evento ficou a cargo do Assessor de Comunicação Edilson Carvalhedo Sampaio, como convidado que foi.
A Festa Anual das árvores busca conscientizar a população de que preservando as árvores, estamos preservando toda a vida no planeta.
Este ano, a árvore escolhida pelo CONPAM para ser homenageada foi a tabebuia róseo - alba, espécie da família Bignoniaceae, conhecida popularmente como IPÊ BRANCO. Ela se destaca por sua floração exuberante. É uma árvore de grande valor ornamental, que valoriza projetos paisagísticos e está atualmente na lista das espécies ameaçadas de extinção.
A Prefeitura Municipal de Bela Cruz através da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo – SEMAT, está hoje no segundo dia às comemorações alusivas à Festa Anual das Árvores e gostaria de homenagear cidadãos que se destacam por suas ações e colaborações de melhorias para a vida no planeta, com a Comenda “Personalidade Ambiental” II Edição. A Comenda foi criada pelo Professor Alexandre Bessa Cavalcante, cuja entrega ao homenageado será na Festa Anual das Árvores, tendo ocorrido a I Edição no ano de 2011 com objetivo de homenagear pessoas que de alguma forma contribuíram e ou contribuem para a melhoria do planeta, com ações grandes ou pequenas ao ponto de influenciar na mudança de hábitos ou costumes da população. A mesma homenageia também pessoas que passaram por esta vida, mas deixaram seu legado nas diversas formas com tributo à natureza, ou que se dedicaram às causas ambientais biológicas, educacionais, intelectuais, científicas, históricas, culturais ou o mais simples ato ecossistêmico que mereça destaque.
Ceará lidera inclusão escolar
30.03.2012


Estado do Ceará é destaque no ranking do Movimento Todos Pela Educação, mas ainda enfrenta desafios na área

O Ceará é líder no Brasil na inclusão escolar de crianças entre quatro e cinco anos de idade. O Estado tem 92,2% dessa faixa etária na pré-escola, de acordo com os dados do Movimento Todos pela Educação divulgados ontem.

A média nacional é menor que a apresentada pelo Estado, ficando em 80,1%. Apenas o Ceará e o Rio Grande do Norte têm taxas de atendimento na pré-escola superiores a 90%. A questão agora é garantir qualidade para esta educação.

Pelo menos é o que avalia o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca), o Conselho Estadual de Educação e os especialistas em educação. Atualmente, eles discutem a qualidade desse ensino para que os resultados não sejam apenas quantitativos, mas que venham agregados a bons professores e estrutura adequada.

Um questionamento, levantado pelo assessor comunitário do Cedeca, Laudenir Gomes, é se o Município tem recorrido à construção das novas escolas e à ampliação das já existentes para atender ao número crescente de alunos. "Ainda vemos muitas escolas superlotadas. A São João Batista, no Jardim das Oliveiras, por exemplo, atende a faixa infantil de quatro e cinco anos até o 5° ano, mas passa por problemas de estrutura física", alerta.

Para ele, a qualidade ainda é um ponto a ser discutido e o acesso precisa significar boas condições. "Se não for com oferta de qualidade, não adianta, tendo em vista que não vai beneficiar as crianças. Temos que ver se de fato os números acompanham a qualidade", ressalta.

Ainda há fatores preocupantes na educação que dependem de recursos. É o que defende o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares. Para ele, é preciso melhor formação dos professores e melhor remuneração para os profissionais da área de modo geral.

"Enquanto não atingirmos os 10% do PIB nacional destinados à educação, não temos o direito de melhoria qualitativa correspondente aos nossos sonhos de educadores", ressalta.

Um aspecto interessante da pesquisa é que oito dos nove Estados nordestinos estão entre os dez primeiros colocados no ranking nacional de inclusão. Ficou de fora apenas Alagoas, com 78,1%. Entre os dez melhores, estão São Paulo e Rio de Janeiro, da Região Sudeste.

Ao todo, 14 unidades da Federação têm índices de atendimento inferiores à média nacional.

Programa

A melhoria está relacionada ao eixo de Educação Infantil do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), criado pelo Governo do Estado do Ceará, segundo o orientador da Célula de Estudo e Pesquisa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Daniel Campos Lavor.

Ele explica que o programa tem monitorado o atendimento às crianças dessa faixa etária e também mobilizado todos os municípios para proporcionar educação infantil verdadeiramente qualificada.

"Este é um resultado estratégico para se conseguir uma alfabetização mais eficaz, pois essas crianças já chegam no ensino fundamental com uma base construída", diz o orientador.

A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), garante atender a 100% das crianças que procuram unidades de ensino voltadas para o atendimento da pré-escola.

Ao todo, Fortaleza possui 195 colégios municipais que englobam essa faixa etária, nas quais estão matriculadas cerca de 20 mil estudantes entre quatro e cinco anos de idade.

Mas o desafio da inclusão continua, pois mais de 1,1 milhão de crianças nesta idade ainda não frequentam a escola, de acordo com levantamento do Movimento Todos pela Educação.

A meta do Governo Federal é que, até 2016, esses alunos sejam incluídos na rede de ensino. É importante acrescentar que uma emenda constitucional aprovada em 2009 estabelece a pré-escola como etapa obrigatória no País. Até então, a matrícula era compulsória apenas no ensino fundamental (dos seis aos 14 anos).

Os dados do Movimento Todos pela Educação são de 2010. Os indicativos apontam que as crianças de quatro e cinco anos que estavam fora da escola naquele ano provavelmente já estão matriculadas no ensino fundamental e muitas devem ter chegado a essa etapa importante sem cumprir a pré-escola.

Mudança cultural influencia resultado

Um dos fatores que podem ter influenciado o destaque do Ceará é a relevante mudança cultural, após um forte discurso de inclusão. É nisso que acredita o mestre em Educação Marco Aurélio de Patrício Ribeiro. "Pais que antes não consideravam importante mandar os filhos para a pré-escola, vista como um espaço para brincar, agora estão atentos a importância desse primeiro passo", explica.

Para ele, a gestão pública fez um investimento real no setor. "As políticas públicas surtiram efeito e houve uma mudança cultural a partir do momento que os pais passaram a valorizar a escola", analisa.

Assistência

Outro ponto que pode ter influenciado a destacar estados do Nordeste no ranking são os benefícios do Programa Bolsa Família. "Quanto mais miserável a região, mais as pessoas colocam as crianças na escola para receber os benefícios do programa".

Diante disso, é preciso questionar quais políticas estão sendo aplicadas para a permanência desse aluno no ensino médio. "O que é feito para evitar a evasão já que apenas 52% chegam no ensino médio?", questiona Marco Aurélio Ribeiro.

ADRIANA RODRIGUES
ESPECIAL PARA CIDADE

CANCER DE MAMA
O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. A estimativa para este ano é de 52 mil novas pacientes com a doença.
O câncer de mama feminino tem 95% de chance de cura, se o tratamento for feito precocemente. No entanto, dados do Instituto Nacional do Câncer informam que 27 mulheres por dia morrem por causa do câncer de mama e os números não param de crescer.
Nosso corpo é formado por células. Algumas vezes, essas células podem crescer mais do que deveriam. Esse crescimento pode ser apenas um cisto, não apresentando risco imediato para a pessoa. Mas esse crescimento descontrolado das células pode ter características especiais. Nesse caso, é chamado de câncer de mama e deve ser tratado o mais rapidamente possível.
SUS - Lei Garante a Mamografia a Mulher a partir de 40 anos:

Desde 29 de abril de 2009, está em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede SUS - Sistema Único de Saúde.
A Lei dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
É fundamental que você fique ciente desta informação, pois além do direito ao exame, o dever de prescrição por parte do médico deve ser cobrado, no caso do mesmo ignorar um direito garantido por lei.
Mundialmente, ainda é a mamografia o melhor método de detecção precoce do câncer de mama, podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico.
Não deixe de realizar o seu exame.
Você tem o DEVER de cuidar da sua Saúde!
Você tem o DIREITO de fazer a Mamografia!
Perder TEMPO é perder VIDA!

Sintomas do Câncer de Mama
O câncer de mama não dói. O principal sintoma é o próprio caroço no seio – detectado através do auto-exame, do exame feito pelo médico ou por uma mamografia. Outros sintomas de câncer na mama podem incluir secreções que saem do mamilo, alterações na forma do mamilo, alteração do tamanho ou da forma do seio, pele do seio mais esticada ou abaulada em algum ponto, vermelhidão ou outra alteração na pele.
Se ao consultar o médico, ele suspeitar de câncer de mama, um pequeno pedaço do caroço será retirado para que seja examinado. Esse procedimento é chamado de biópsia e revela informações necessárias para que o médico e você decidam o que fazer – se é câncer, qual o tipo e outras informações importantes. Com esses dados é possível escolher o tratamento a ser feito.

Prevenção do câncer de mama
Por ser um câncer altamente curável, é importantíssimo detectar o câncer logo que ele apareça. Examinar todo mês o próprio seio pode detectar muitos casos iniciais. Em visitas regulares ao médico também é possível descobrir um nódulo suspeito. Mamografias anuais são indicadas para mulheres acima de 40 anos, ou para as mais novas caso tenham casos na família.
Não se sabem as causas exatas do câncer de mama. Possíveis culpados, como a terapia hormonal, são motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Recomenda-se uma vida saudável, com a ingestão de fibras, frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Evitar o excesso de álcool, manter o peso correto, praticar exercícios e técnicas de relaxamento podem manter o organismo saudável como um todo.
Câncer de mama no homem
Muito raro, mas exatamente por isso, não costuma ser detectado cedo e infelizmente, pode evoluir até um estágio avançado sem ser diagnosticado. O tratamento é o mesmo e a evolução da doença também. O câncer de mama em homens também pode espalhar-se para outras partes do corpo. É fundamental que qualquer alteração da mama no homem seja examinada por um médico para que as providências corretas sejam tomadas.


MÉXICO
Bento XVI condena tráfico de drogas
26.03.2012

O Papa acena para os populares usando o tradicional sombreiro no papamóvel. Ontem ele celebrou uma missa para uma multidão de 300 mil pessoas
FOTO: REUTERS
Leon- O papa Bento 16 condenou o tráfico de drogas e a corrupção no México, durante uma grande missa ao ar livre ontem, pedindo às pessoas que deixem de lado a violência e os sentimentos de vingança, no país onde uma guerra assassina entre cartéis já levou a milhares de mortes. No seu último dia no México, num parque nos arredores de Leon, o papa celebrou uma missa para uma multidão vibrante, que os organizadores estimaram em 300 mil pessoas. Foi o maior número de presentes na sua viagem à América Latina.

O papa, de 84 anos, vestindo vestes roxas e brancas, recheou o sermão, que ele leu do alto de um imenso altar numa plataforma numa encosta, com palavras como conversão e reconciliação. Muitos na multidão cobriram suas cabeças com chapéus, lenços e guarda-chuvas, para se proteger do sol escaldante, enquanto papa Bento rezava para que os mexicanos tenham a força "para promover corajosamente a paz, a harmonia, justiça e solidariedade". Mais tarde, falando durante a sua oração de meio-dia de domingo, ele disse que os mexicanos devem buscar a sua fé, "nesse momento em que muitas famílias estão separadas ou sendo forçadas a imigrar, quando tantos sofrem devido à pobreza, corrupção, violência, tráfico de drogas, crise de valores e aumento da criminalidade".

Comissão do Senado aprova fim do 14º e 15º salários de parlamentares
Fim do benefício será analisado pela Mesa Diretora e depois vai a plenário.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (27) o fim do pagamento do 14º e 15º salários pagos a deputados federais e senadores. O relatório, de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que pedia o fim do benefício, foi aprovado sem nenhuma alteração. O tema agora será analisado pela Comissão Diretora do Senado e depois vai ao plenário da Casa.
No fim da semana passada, a Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF) questionou no Supremo Tribunal Federal (STF) o pagamento do 14º e 15º salários, pagos aos parlamentares desde 1995. O pedido será analisado pelo ministro Ayres Britto.
A entidade pediu ainda para que o ministro conceda liminar (decisão provisória) para suspender o pagamento até que a legalidade do benefício extra seja analisada pelo STF. Para os servidores do MPF, os dois salários a mais por ano recebidos pelos parlamentares são "camuflados" como ajuda de custo e ferem o princípio da igualdade.
"O pagamento de '14º e 15º subsídios' aos parlamentares ofende flagrantemente o princípio da isonomia, conferindo tratamento desigual e contrário àquele que se aplica aos demais agentes públicos, que somente recebem ajuda de custo quando são obrigados a mudar de residência e no interesse da Administração", afirmou a entidade na ação proposta ao STF.
saiba mais
• Servidores do MPF questionam no STF salário extra de parlamentares
• MPF vai à Justiça para anular efetivação de estagiários no Senado
A dificuldade de ressarcir os valores pagos, caso os salários extra sejam considerados ilegais, foi a justificativa apresentada pela associação para pedir a suspensão do pagamento do benefício. Os servidores também afirmam que a interrupção do pagamento até o julgamento final da ação não causará prejuízos aos políticos.
"Parlamentares tiveram recente reajuste de seus subsídios e auferem bons rendimentos, compatíveis com a função exercida e acima da média dos demais trabalhadores, de modo que a medida de suspensão do ato normativo impugnado não causará danos e nem afetará a dignidade de tais agentes políticos", conforme o texto da ação.
Na semana passada, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou a votação do projeto após pedido de vista de iniciativa do senador Ivo Cassol (PP-RO).
Na ocasião, Cassol disse que os parlamentares brasileiros são "mal remunerados", porque usam parte do salário para fazer assistência social ou comprar remédios. Ele sugeriu que os parlamentares contrários ao pagamento da "ajuda de custo" devolvam o dinheiro já recebido.

Futuro dos jovens
26.03.2012
O crescente aumento do consumo de drogas pela nossa juventude é uma comprovação inequívoca de que os pais não devem seguir a orientação dos falsos educadores. É preciso repensar os valores morais na sociedade e, principalmente, na família. Não podemos mais educar nossos filhos como fomos educados. "Isso é ultrapassado"! Enquanto isso, a prostituição, o estupro e a droga grassam na vida da juventude, principalmente nas classes menos favorecidas A droga é o pior destino para um jovem; não afeta apenas o consumidor, mas acaba prejudicando todos que estão ao seu redor. Não se respeitam mais os pais, e muito menos os professores, embora sejam importantes membros da sociedade, pois são tidos como seus arquitetos. Respeito como antigamente, jamais. Bastava nossos pais nos olharem para compreendermos e baixarmos a cabeça e obedecer, pois sabíamos que, se continuássemos no erro, seriam acertadas as contas em casa. O jovem deve estudar e pensar: tenho um belo futuro pela frente! Aqui entramos em outra seara. Para isso, deveríamos ter muito mais investimento na educação, oferecendo aos jovens, principalmente aos menos aquinhoados, uma escola de qualidade, com tempo integral, desde os primeiros anos de idade. O governo deve enfrentar a realidade, que exige decisões, planejamento, investimentos, visando desenvolver aproveitando, sobretudo, as nossas riquezas naturais, que têm que ser exploradas. Conservar por que ou para quem? Estamos precisando de crescimento que atraia capital, para gerar empregos e dar aos nossos jovens boa educação e uma perspectiva de um futuro melhor.

Francisco Braga Andrade
prof. universitário e membro da ACM

Pronto atendimento
27.03.2012

O Sistema Único de Saúde (SUS), por sua dimensão gigantesca e complexidade operacional, tornou-se um desafio para os gestores públicos nos três níveis de governo. Sua aguardada consolidação como serviço eficiente será uma extraordinária conquista neste País que assegura direitos ao cidadão além de sua realidade econômica.

Na linha de dificuldades, um erro grave, no seu lançamento, foi a ausência de informações básicas de interesse dos brasileiros sobre a estrutura de funcionando do serviço, que apresenta uma divisão do atendimento em primário, secundário e terciário. Essa classificação rotula os postos de saúde, hospitais secundários e hospitais terciários.

A clientela dependente da assistência médica da rede pública raramente encontra nos postos ou centros de saúde todos os meios para o equacionamento de seus males. A simples consulta médica sempre foi precária, pela elevada demanda e pequena oferta de profissionais. Os hospitais, por sua vez, seriam para atender a um público limitado, antes triado.

O cidadão carente, quando se depara com a necessidade do socorro médico, não é capaz de entender que o posto médico seja a porta de acesso ao SUS. Ele deseja ter sua saúde, ou de familiares, restabelecida. Como o atendimento primário, nesses postos de saúde, quase sempre é carente, ele se frustra com o atendimento oferecido parcialmente, quando a urgência e emergência não escolhem dia e horário para intervenções.

Daí a descrença na rede primária, na qual a triagem, deveria disciplinar o encaminhamento à assistência médico-ambulatorial. Como consequência, a massa transformada em clientela cativa abarrota os hospitais gerais. A demanda excessiva pelo socorro médico se reflete nas filas das madrugadas, no desespero pela falta de senhas, no retorno para casa sem atendimento.

O modelo do SUS para os especialistas representa um avanço técnico irreversível. Mas, para o público-alvo, é um amontoado de dificuldades pelo atendimento apenas parcial, nem sempre suficiente para aliviar suas dores e tensões.

As recentes denúncias documentadas sobre manobras para a possível prática de ilícitos em concorrências da rede pública de saúde demonstram como é falho o emprego dos recursos públicos e como deve haver desperdício em serviços relevantes como este. A expressiva destinação de recursos para o custeio da assistência médico-hospitalar, se bem aplicada, garantiria um padrão de qualidade muito distante do atual.

Em meio ao vendaval de denúncias, de abertura de inquéritos e de tramoias fecundadas nas relações comerciais entre o poder público e seus fornecedores, surgem sinais que poderão aliviar o sofrimento dos mais necessitados e, assim, sem acesso ao atendimento médico das camadas com baixa renda.

O Ministério da Saúde e o governo do Estado iniciaram, pela Praia do Futuro, a inauguração, em Fortaleza, das 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), funcionando as 24 horas, destinadas ao socorro de urgência e emergência das populações dos respectivos bairros.

No Ceará, já funciona a UPA de Maranguape, estando programada a inauguração das unidades construídas no Montese, Autran Nunes e Canindezinho. Depois virão as unidades de Caucaia, Eusébio, Horizonte, Pecém, Canindé, Crateús, São Benedito e Pentecoste. Seu objetivo maior é desafogar os grandes hospitais, garantindo ao cidadão o socorro médico integral desde o primeiro momento de sua necessidade.

ISEF 2012
Alunas são reveladas como jovens talentos
27.03.2012
Cruz estiveram entre os melhores trabalhos escolares brasileiros

Juazeiro do Norte. Jovens talentos despertam para o mundo da inventividade científica. O Ceará contará com uma grande parcela de contribuição na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Isef) 2012. Dos 18 projetos brasileiros para competirem na Intel Isef de vários Estados do Brasil, maior feira pré-universitária do mundo, dois são do Estado. As alunas são das cidades de Bela Cruz, e Juazeiro do Norte. Os projetos envolvem resultados que possam ser benéficos para as comunidades nos quais estão inseridos.

Segundo o gerente de Educação da Intel Brasil, Rubem Saldanha, são trabalhos com rigor científico e critérios de inovação e com aplicação prática. A estudante do ensino médio, de apenas 15 anos, Ana Luisa Lopes Marques Coutinho, de Juazeiro do Norte, já comemora de forma antecipada a escolha do seu trabalho, que já vem de alguns destaques no Brasil, de feiras que tem participado. Depois de receber várias premiações, estará durante o mês de maio nos Estados Unidos, juntamente com mais duas representantes do Ceará, as alunas Antonia Amanda Araújo e Socorro Margarete Oliveira, do Município de Bela Cruz.

A reutilização de garrafas pet na construção de sistema de irrigação é o projeto vitorioso de Ana Luisa. Atende aos pré-requisitos de alta eficiência de aplicação da água, baixo consumo de energia, baixo custo de implantação e fácil manuseio pelo produtor. A proposta nasceu a partir de uma observação na fazenda do seu pai e orientador do projeto, o engenheiro Cláudio Ribeiro Coutinho, em Quixeramobim. Com a escassez de água, veio a ideia de criar algo que fosse útil para a comunidade, em condições acessíveis e com economia para o principal produto utilizado, a água.

Alegria

Com as garrafas, ´macarrões´ de plástico usados em cadeiras, canos pvc, gesso e uma caixa d´água é possível levar irrigação para o subsolo, sem fazer com que aja praticamente evaporação da água, o que a jovem inventora chama de sub superficial. E foi com esses instrumentos que Ana Luisa conseguiu obter a segunda colocação, ano passado, na Feira Nordestina e Ciência e Tecnologia (Fenecit) e na Mostratec ficou entre os nove primeiros colocados, no final do ano passado, colocação que lhe deu a concessão de participar da feira internacional.

"Para mim é uma grande alegria poder estar representando o Ceará e o Brasil, no evento mais importante do mundo na área", diz ela. Já as estudantes Antonia Amanda Araújo e Socorro Margarete Oliveira vão apresentar o projeto "Fabricação de papel a partir de fibras naturais", no Município de Bela Cruz. O trabalho conta com a orientação de Fernando Nunes de Vasconcelos.

A Intel Brasil apresentou a Delegação Brasileira de jovens cientistas, classificada para a maior feira de ciências e tecnologia do mundo, recentemente. Os estudantes pré-universitários competirão com jovens de todo o mundo por bolsas de estudos e prêmios. A Intel Isef reúne mais de 1.500 estudantes de 65 países, concorrendo a prêmios e bolsas de estudos.


Prefeito, vice e rádio são punidos por propaganda antecipada
O aparelho judicial já começou a atuar contra propaganda política antecipada em 2012 no Ceará. Prefeito e vice do município de Coreaú, Carlos Roner Félix Albuquerque (PSDB) e Francisco Gomes Ximenes, respectivamente, que pretendem concorrer à reeleição, e o Instituto de Radiodifusão de Desenvolvimento Comunitário de Coreaú (Rádio Princesa do Vale) foram condenados a pagar multa no valor de R$25 mil.

O juiz que responde pela comarca do município, Hyldon Masters Cavalcante Costa, julgou procedente uma representação eleitoral interposta pelo promotor de Justiça Ítalo Sousa Braga.

O prefeito terá de pagar R$ 10 mil aos cofres públicos, enquanto Ximenes deverá efetuar pagamento de R$ 9 mil e a rádio de R$6 mil, pela realização e divulgação de propaganda eleitoral extemporânea.

O que diz a lei
De acordo com a legislação eleitoral vigente no País, a propaganda eleitoral somente é permitida depois do dia 5 de julho.
Segundo a lei 9504, que estabelece normas para as eleições, participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, podem ocorrer desde que não haja pedido de votos e que as emissoras de rádio e de televisão cumpram o dever de conferir tratamento isonômico aos pré-candidatos.

Além disso, a divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos só podem ocorrer se a possível candidatura não for mencionada e se não houver pedido de votos ou de apoio eleitoral.
O POVO ligou várias vezes na tarde de ontem, para a Prefeitura do município, mas nenhuma ligação foi completada. A reportagem também tentou falar com o prefeito em seu celular, porém não conseguiu contato.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Em reunião no mês de setembro do ano passado, o Ministério Público Estadual reuniu promotores de todo o Ceará para orientá-los, dentre outras questões, quanto à prática de propaganda eleitoral antecipada no Estado
SERVIÇO
Para denunciar propaganda eleitoral antecipada procure o promotor do seu município. Busque a lista em www.pgj.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário