sábado, 18 de setembro de 2010
PROGRAMA BELA CRUZ COMO TE AMO DIA 17 SETEMBRO 2010
MONSENHOR ASSIS ROCHA É HOMENAGEADO NA RADCOM GENOVEVA FM NO PROGRMA "BELA CLRUZ COMO TE AMO" NO QUADRO "ILUSTRE PERSONALIDADE EM DESTAQUE" QUJE TEM COMO APRESENTADOR ELDILSON CARVALHEDO SAMPAIO, NO DIA 29 DE JANEIRO DE 2010.
Padre Francisco de Assis Magalhães Rocha, filho querido e dileto de Bela Cruz.
Nome que enriquece a história de Bela Cruz e do Ceará,Pernambuco e outros estados, pelas ações empreendidas pelo ilustre referenciado, pela obra que legara à posteridade, autenticando as páginas da história belacruzense com a marca registrada da inteligência, do trabalho, da liderança, da criatividade e do empreendimento.
Humilde, modesto, audaz e arrojado. Porém, revestido de uma indumentária muito própria no enfrentamento de seus desafios, na ultrapassagem dos limites do seu espaço e do seu tempo.
E poderíamos, Senhores ouvintes, dizer que a homenagem que ora prestamos é mais do que justa, pois, Monsenhor Assis Rocha é um belacruzense nato e o que mais lhe dá prazer, é servir o povo de nossa terra com a Palavra de Deus na pregação do Evangelho.
Nós temos o prazer de ouvir a palavra do Monsenhor Assis Rocha diariamente na nossa Emissora todos os dias no Programa “A Voz do Pastor” em retransmissão pela rádio AM Educadora de Sobral, pertencente a Diocese da Igreja Católica.
Monsenhor Assis Rocha é um religioso que prega o que determina o Evangelho com muita autoridade de conhecimentos e muita fé em Deus.
Suas missas celebradas em Bela Cruz é muito concorrida pelas crianças, jovens e adultos, pois a sua homília é sempre aplaudida no final.
Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha, professor, sacerdote e comunicador
1940 – 11 de outubro – Nasce na Fazenda Bom Sucesso – o Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha, filho de Raimundo Magalhães Rocha e dona Maria Benedita Rocha. É o 6º filho deuma família, composta de 21 irmãos, dos quais, oito são falecidos. Como a Fazendo não oferecesse condições para estudar e como eram muitos filhos, em 1947, seus pais, resolveram mudar-se para o Distrito mais próximo, no caso Bela Cruz, onde havia escola primária e os filhos poderiam iniciar no conhecimento das letras. Fez seus primeiros estudos em Bela Cruz. Em fevereiro de 1952, concluído o 3º ano primário, com pouco mais de 11 anos de idade, ingressou no Seminário São José de Sobral Ceará, onde clursou o 5º ano primário, fazendo depois o exame de admissão, que lhe dava o direito a iniciair seu curso ginasial em fevereiro de 1953, no Seminário Dom José de Sobral. Em 1960, fez o 1º ano de Filosofia no seminário Providial de Fortaleza,Ceará. Nos anos de 1961 e 1962, cursou o 2º e 3º anos de Filosofia no Seminário Regional do Nordeste, em Olinda Pernambuco, onde também estudou os seus 04 anos de Teologia, até o ano de 1966. Ordenado sacerdote a 4 de agosto de 1968, logo foi nomeado vigário da Paróquia de Afogados da Ingazeira – PE. Em 1970, licenciou-se em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade Católica de Pernambuco. De 1973 a 1976, cursou Sociologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, onde concluiu o bacharelato e o mestrado, defendendo a tese O Fenômeno Frei Damião na Religiosidade Popular do Nordeste do Brasil. Monsenhor Assis Rocha como seminarista , estagiário e Padre, sempre foi muito ligado às comunicações sociais, mantendo ininterruptamente, programas de Rádio. É até correspondente no JC-TV da Rede Vida de Televisão o Canal da Familia. Fez parte do Conselho Presbiterial das Arquidioceses de Olinda Pe. Recife e da Paraíba e foi Secretário do Conselho Presbiteral da sua Diocese de Afogados da Ingazeira – Pernambuco. Em 1993, comemorou seus vinte e cinco anos de sacerdócio, ocasião em que recebeu o título de Monsenhor. Monsenhor Francisco de Assis Magalhães Rocha volta ao Ceará, em 06 de dezembro de 2001, após 40 anos afastado dos seus familiares. Em fevereiro de 2002, foi convidado pelo seu amigo, Professor Teodoro, na época Reitor da UVA, para trabalhar com o mesmo, inicialm ente como diretor da Rádio Universitária – Sobral e depois como pro-Reitor de Articulação e Comunicação até 2006. Nesse ínterim, colaborou também com a Diocese de Sobral, assumindo, “pro tempore” a Paróquia de Santana do Acaraú, a área Pastoral de Aranaú, a direção do Jornal Correio da Semana de Sobral, até que D. Fernando Saburino assumiu a Diocese de Sobral, como seu Bispo, e o convidou para ser Assessor de Comunicação da Diocese. Atualmente exerce suas funções em Sobral, onde também é Pro-reitor de Comunicação, da Universidade Vale do Acaraú – UVA.
Diretor Esperitual do Seminário Teológico de Fortaleza, depois Vice-Reitor e Vigário Paroquial de Bela Cruz. Para exercer tais atividades, o Monsenhor Assis Rocha, tem que viajar, semanalmente, dentro do triângulo: Sobral, Fortaleza e Bela Cruz. É muita estrada a ser percorreida por um quase safenado, aos setenta anos de idade. “É difícil entendê-lo, totalmente, com tantas idas e vindas, mas é essa sua personaldiade ou, como queiram, sua virtude: um tanto irrequieto, mas sempre querendo acertar”.
Monsenhor Assis Rocha sempre que é convidado, comparece aos estúdios da RadCom Genoveva FM e leva a mensagem do Evangelho e da vida cotidiana com muita facilidade e prazer. Obrigado Monsenhor Assis Rocha pelo muito que fez e está fazendo pelo povo belacruzense. Você é dez.
VAMOS FALAR AGORA DA VIDA.
Tenho dito e repetido que a vida é bela, apesar das tempestades e a sabedoria da vida consiste em deixar passar as tempestades e feliz seguir em frente. Mas tenho sustentado também que a vida se compõe mais de alegria e felicidade do que de dor e sofrimento. Daí por que se deve cultivar sempre o que é bom e esperançoso, em vez de se entregar ao pessimismo e à descrença, julgando que nada presta, embora algumas pessoas sejam felizes e tudo de bom acontece com as mesmas, não entendendo por que o mesmo não lhe acontece.
Mas, tudo passa e quando se é jovem ou ainda se vive na fase adulta, festejamos as datas que nos alegram, na companhia da família e dos amigos mais íntimos, gozando das delícias que nos dão felicidade e prazer. Todavia, ninguém é eterno e o dia a dia vai se passando, imperceptivelmente, rumo ao que se chama de velhice, e quando menos se espera chegamos lá, se algum acontecimento inesperado não nos retirar a vida antes. Felizes, portanto, os que chegam ao final, enfrentando naturalmente as mazelas e doenças, sem se entregar inteiramente ao sofrimento, muitos dos quais, se crentes em Deus, aguardam uma nova vida celestial, com anjos e santos e as bem-aventuranças de um Deus onipotente, criador de todas as coisas.
E as rezas e a devoção a santos, a Jesus Cristo, à Maria Santíssima, mãe de Deus, vai proporcionando o conforto final, no aguardo de uma nova e eterna vida.
O que dizer da minha sogra Isabel Adriano Vasconcelos, com 92 anos, sempre sorrindo, cantando, lúcida, vivendo a sua vida com saúde e felicidade, jogando gamão. Eu a amo muito e sempre admirei a sua maneira de ser e de viver.
Eu já estou com 70 anos e gostaria de chegar aos 90 com toda a energia da dona Isabel e lucidez. Obrigado meu Deus por tudo que me tens concedido até hoje.
SE EU PUDESSE....
"Se eu pudesse deixar algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amar a vida.
A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora.
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem.
Daria a capacidade de escolher novos rumos, novos caminhos.
Deixaria, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
Além da ação o cultivo à amizade.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a
saída. "Gandi”
(Gandhi)
Padre Francisco de Assis Magalhães Rocha, filho querido e dileto de Bela Cruz.
SAÚDE:
TURBECULOSE
A tuberculose é uma doença muito freqüente e tira milhares de vida todos os anos, não importa a idade, sexo ou raça, pois qualquer pessoa pode contraí-la.
É uma doença infecciosa que pode afetar pulmões ou outra parte do organismo, com conseqüências graves, sendo também contagiosa.
A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de germes ativos não tratados, que ao ser expelido para o ar por espirro ou conversa, contamina outras pessoas. E inspirando as bactérias, as pessoas mais próximas ao doente acabam também contraindo a infecção.
Mas essa doença possui tratamento. Este deve ser realizado adequadamente através de remédios prescritos exclusivamente pelo médico.
A duração do tratamento é de 6 meses e pode ser detectadas através de sintomas e exames minuciosos com o teste de tuberculina, Mantouse PPD, o Raio X e o de Catarro.
Após o tratamento rigoroso a maioria das pessoas podem ficar curadas.
Com esses procedimentos, mantenha-se alerta e sempre procure um médico no caso de tosse episódica, febre no fim do dia, perda de peso, cansaço constante, falta de apetite. Caso ao tossir e expelir catarro sanguinolento o estágio pode estar avançado, então procure orientação imediata, para voltar às atividades normais do cotidiano, pois a tuberculose é assunto sério!
A Missão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará é garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.
Documentos para votação:
Título eleitoral e documento de identificação com fotografia: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista.
Eleitor tem até 23 de setembro para pedir segunda via do título.
TSE inicia terceira fase da campanha de esclarecimento ao eleitor
Você pode escolher o seu destino.
"Escolher seu candidato é tomar uma decisão importante. Até as eleições, você pode pesquisar e debater com outras pessoas sobre as melhores opções. Mas na hora de votar, sua decisão é soberana e ninguém pode influenciar você." Esta é a mensagem de um dos novos vídeos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga entre os dias 10 de setembro e 3 de outubro.
SITUAÇÃO ELEITORAL EM BELA CRUZ
96ª ZONA ELEITORAL BELA CRUZ
LOCAIS DE VOTAÇÃO = 35
SEÇÕES= 86
SEÇÕES AGREGADAS= 05
URNAS= 81
ELEITORES APTOS A VOTAR = 21.140
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário