sexta-feira, 22 de outubro de 2010
PROGRAMA "BELA CRUZ COMO TE AMO" DO DIA 22/OUTUBRO /2010 - RADIO GENOVEVA FM
"A segurança é questão de polícia, mas também de prevenção. É a defesa intransigente dos direitos humanos".
PROGRMA “BELA CRUZ COMO TE AMO” RadCom Genoveva FM 98.7
Sexta feira 22 DE OUTUBRO de 2010 de 09:00 às 11:00 horas
“NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL ”
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
*Respeitando sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família*.
Iniciamos o nosso programa pedindo a Deus que abençoe a todos e que haja paz e união em todos os lares.
MENSAGEM DO DIA
A sua vida está melhor. Você faz a vida ser melhor, quando crê que ela já está melhor. Não é só esperar que ela por si se faça boa. Você é que a faz ser boa, ao dar sinal verde a ela. É o seu sinal verde que abre o caminho dela, como acontece no trânsito ao se desimpedirem as vias, as estradas. Não dê sinal vermelho à vida. Dê-lhe o sinal verde dos seus pensamentos positivos, de sua crença em si, em Deus, no dia que corre e no amanhã, para que uma vida feliz chegue e se estabeleça. O sinal verde que você dá para a vida é sinal de felicidade que dá a si mesmo.
Está faltando a este mundo mais reza, mais humildade e acima de tudo reconhecimento de nossas fraquezas, que poder-se-ão transformar-se em virtudes, se seguimos o caminho da humildade e do amor. Que este milagre faça ressuscitar a fé tão abandonada por muitos. Ainda vale a pena viver, apesar dos pesares.
Oh! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente
as que mais precisarem!
Graças e louvores se dê a todo momento:
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!
ORAÇÃO DO IDOSO
Bem aventurados aqueles que compreendem meus passos vacilantes e minhas mãos trêmulas.
Bem aventurados os que levam em conta que meus ouvidos captam as palavras com dificuldade, por isso procuram falar mais alto e pausadamente.
Bem aventurados os que percebem que meus olhos já estão nublados e minhas reações são lentas.
Bem aventurados os que desviam o olhar, simulando não ter visto o café, que por vezes derramado sobre a mesa.
Bem aventurados os que nunca dizem "você já contou isso tantas vezes".
Bem aventurados os que sabem dirigir a conversa e as recordações às coisas dos tempos passados.
Bem aventurados os que me ajudam a atravessar a rua e não lamentam o tempo que me dedicaram.
Bem aventurados os que compreendem quanto me custa encontrar forças para carregar minha cruz.
Bem aventurados os que amenizam os meus últimos anos sobre a terra.
Bem aventurados todos aqueles que me dedicam afeto e carinho, fazendo-me, assim, pensar em Deus.
Quando entrar na Eternidade, lembrar-me-ei deles, junto ao Senhor.
Mensagem:
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
"O bem mais precioso que temos é o dia de hoje! Este é o dia que nos fez o Senhor Deus!
Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!".
( Salmos )
Como saber se estou desobedecendo a Deus?
Deus nos deixou algumas regras entregues à Moisés, sinais para seguirmos. As regras, as leis existem para facilitar a nossa vida. Quais são essas leis?
OS DEZ MANDAMENTOS
São as leis que Deus nos deixou para sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e desta forma O estamos obedecendo.
OS DEZ MANDAMENTOS são normas para conduta humana. São prescrições morais resumidos em dez itens. Os mandamentos são força libertadora, ao invés de ser coisa que aprisiona. Na medida em que você tem um indicador para seguir, você evita cometer erros que o afastam do plano de Deus. O que Deus manda, torna-o possível pela Sua graça.
ESTUDE E PRATIQUE OS DEZ MANDAMENTOS!
SEJA UM CRISTÃO FELIZ!
CRÔNICA DO DIA:
SAÚDE:
No Dia do Médico, parabéns
No dia 18 de outubro foi comemorado o Dia do Médico. Uma data para lembrar esses profissionais tão importantes em todas as etapas da vida. Profissionais que apenas pela missão que têm, já merecem uma homenagem. E que devem ser ainda mais reconhecidos quando dedicam parte de seu tempo à medicina voluntária.
Ações para reduzir mortes por câncer de mama
Agência Brasil
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou hoje (15) sete recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no país. Apesar dos avanços científicos e da expansão da rede de saúde, a doença atinge 49,2 mil brasileiras por ano, causando 11 mil mortes anuais.
O diretor-geral do Inca, Luiz Antônio Santini, alertou que, além de seguir as recomendações do instituto, a principal atitude da mulher para combater a doença ainda é a consulta médica regular e precoce, desde o início da adolescência.
"Desde quando a mulher entra na puberdade, é fundamental que ela tome consciência de seu próprio corpo. Está comprovado, cientificamente, que quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhor a chance de cura, maior o tempo de sobrevida e melhor a qualidade de vida."
O diretor-geral Santini ressaltou a necessidade de os médicos qualificarem o atendimento, realizando sempre ações que promovam a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, independentemente do tipo de consulta prestada.
Para ele, o Brasil é bem servido por mamógrafos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país tem 3,4 mil amógrafos, o que significa um aparelho para cada 55,8 mil habitantes. Ainda assim, o total de aparelhos é inferior ao número de municípios brasileiros, que é de 5.565, o que significa que ainda há muitas cidades que não oferecem o serviço às mulheres.
De acordo com o Inca, os maiores índices de mortalidade por câncer de mama no país são registrados nos estados do Rio de Janeiro, 16,80 por 100 mil habitantes e do Rio Grande do Sul, 15,54 por 100 mil, no Distrito Federal, 15,40 por 100 mil, e no estado de São Paulo, 14,65 por 100 mil. A explicação para os maiores índices justamente nos estados mais desenvolvidos é que a doença aumenta segundo o avanço da idade da população, que viveria mais nesses estados.
O Inca recomenda que toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama; fique alerta para os primeiros sinais e sintomas da doença e procure avaliação médica; que as que apresentarem nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas recebam diagnóstico no prazo máximo de 60 dias eque as que tenham idade entre 50 e 69 anos façam mamografia a cada dois anos.
Além disso, o Inca recomenda que todo serviço de mamografia participe de programa de qualidade e que a qualificação, quando obtida, seja exibida em local visível; que toda mulher saiba que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, além [do incentivo] da amamentação e da prática de atividades físicas são formas de prevenir o câncer de mama e que a terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco da doença.
As recomendações do Inca fazem parte da campanha mundial conhecida como Outubro Rosa, que é realizada em vários países, a fim de alertar as mulheres para a necessidade de prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
Eleições/2010
Estamos há uma semana da eleição do 2º turno, cuja votação acontecerá no domingo dia 31 de outubro, quando só dois candidatos a presidente da república do Brasil estão na disputa, Dilma Russef e José Serra. A votação será como aconteceu no 1º turno ou seja, o início da votação será a partir das 08hs às 17hs, e só poderá votar o eleitor que levar o titulo e um documento com foto que o identifique. Só poderá entrar no recinto da seção de votação, só o eleitor que for votar e os mesários.
Os eleitores só poderão ser transportados, pelos mesmos carros que trabalharam no 1º turno e que esteja autorizado pelo Tribunal Eleitoral.
Quem merece seu voto?
Esta pergunta é, sem dúvida, um grande desafio posto a cada cidadão às vésperas das eleições do segundo turno. Isso, porque esta resposta não deve ser construída, simplesmente, com a força e o discurso do mais sofisticado marketing pautado na propaganda eleitoral que incorporou aquele tom antigo – associando à imagem do candidato suas promessas ou referências ao que ele fez.
No ar, de certo modo, está a dívida quanto à discussão de propostas mais consistentes e abrangentes como as exigências de reformas do Estado, tributária, política. É uma aberração apresentar-se ao eleitor e trabalhar o convencimento para que ele dê o seu voto por conta de promessas e mesmo das realizações passadas. Este discurso, na verdade, revela a lacuna na educação de um povo que pode se deixar convencer por argumentos emocionais e pelo tratamento de suas necessidades básicas como se fosse um atendimento benevolente gerando devedores e tendo no voto o pagamento ou retribuição. É lúcido pensar e defender que não basta adotar esquemas de proteção e de oferta de tudo aquilo que é direito do cidadão. É preocupante, no cenário da sociedade brasileira, o quanto o emocional vai presidindo o embate político, influenciando nas escolhas pela ausência da clareza que advinda da consciência dos que são destinatários e portadores de um qualificado processo educativo. A consciência sóciopolítica está, intrinsecamente, ligada ao nível de educação recebida e cultivada. Por isso mesmo, estas eleições revelarão o nível da cultura política existente no tecido da sociedade brasileira.
Ainda falta um longo caminho a percorrer, como fruto de processo educativo mais amplo e qualificado, para se compreender que a política, além da arte de transigir, é particularmente a arte de cuidar e garantir a justa ordem da sociedade e do Estado, seu dever central. Este entendimento acende um facho de luz na pergunta acerca de quem merece seu voto. É importante lembrar o Papa Bento XVI na sua Carta Encíclica Deus caritas est, 2005, quando diz que “a política é mais do que simples técnica para a definição de ordenamentos públicos: a sua origem e o seu objetivo estão precisamente na justiça, e esta é de natureza ética”. Ora, se a justiça é a origem e o objetivo da política e sua implementação é de natureza ética, conclui-se que ter ficha limpa é critério primeiro e fundamental para definir alguém como merecedor do seu voto.
A sociedade brasileira compreendeu e aderiu ao Projeto de Lei Ficha Limpa aprovado, um entendimento que não tem o menor sentido de ser adiado porquanto a moralização da política é uma das mais urgentes exigências e anseio da sociedade brasileira. Essa garantia de qualificação na candidatura se entrelaça com uma série de critérios importantes para que alguém seja merecedor de voto. Inquestionavelmente, torna-se merecedor do seu voto quem passa pelo crivo dos valores que possam permitir que o eleito respeite e lute pela democracia, priorize direitos sociais para configurar um novo cenário, particularmente, para os mais pobres, sem jamais perpetuar programas e benesses que os mantenha reféns de comodidades geradas e de preguiças que atrasam o passo na conquista da própria autonomia. O merecimento do seu voto, em qualquer cargo, Executivo ou Legislativo, não pode ser uma decisão determinada pelo marketing político que amordaça consciências e não permite a configuração de critérios que assegure ao cidadão seu direito de escolher, não por obrigação a ser paga, mas na liberdade e autonomia que compõem a vivência autêntica da cidadania.
Na lista dos valores para configurar critérios que possam ser alavancas de juízos adequados na escolha, incluem-se o respeito à vida em todas as suas etapas, desde a fecundação até o declínio natural, o compromisso com a democracia, o respeito à liberdade de imprensa, o olhar e compreensão do pobre como sujeito e não como simples destinatário - incluindo a discussão sobre religião e a laicidade do Estado.
Nessa direção os católicos precisam se posicionar mais clara e diretamente nas suas escolhas para usufruir do seu direito, por diálogo e intercâmbio, de contar com governantes e parlamentares capazes de pautar suas ações pelos valores do Evangelho e na fidelidade a princípios e valores, não simplesmente a interesses que possam abrir caminhos a negociações espúrias. Os católicos, no exercício de sua cidadania, como outros, todos, têm o desafio de fazer a diferença pela força de escolher quem merece seu voto. Este desafio e embate devem ser enfrentados com fé e coragem.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Aumenta probabilidade de cura do câncer de mama
Redação
Outubro é o mês mundial destinado a centralizar as principais ações de prevenção e de educação do câncer de mama - o de maior incidência no sexo feminino no mundo.
No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) devem ser registrados em 2010 mais de 49 mil novos casos do tumor. O número de casos desse ranking é muito preocupante, uma vez que a doença é silenciosa, dificultando o diagnóstico precoce.
Dois índices extremos, referentes ao câncer de mama, aumentaram nos últimos anos: o da incidência da enfermidade e, felizmente, o de cura. Acredita-se que o crescimento de ambos deve-se ao melhor esclarecimento à população e o maior acesso à mamografia.
No entanto, é preciso informar mais. De acordo com o mastologista, enviar comunicados às casas das mulheres seria uma boa maneira de lembrá-las da importância de realizar o exame, como forma de prevenir e diagnosticar precocemente a doença.
"Os dois índices crescem proporcionalmente, com efeito, quanto mais mulheres aderem ao exame de mamografia, mais casos de câncer de mama são identificados".
Com isso, as chances de cura também aumentam, uma vez que o exame permite diagnosticar a doença no início, fator mandatório para garantir a eficácia do tratamento, de maneira bem menos agressiva.
Não dê trégua ao câncer de mama
Incidência: no mundo, o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade feminina, sendo raro até os 35 anos, com os riscos aumentando progressivamente após essa idade.
Fatores de risco: idade e o histórico familiar, alcoolismo, menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos e não ter filhos.
Sintomas: nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária.
Diagnóstico precoce: quando identificado, tumores de menos de 1cm (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.
Mamografia: é essencial para o diagnóstico precoce e obrigatória pelo SUS em mulheres acima de 40 anos.
Homens: aqueles que possuem histórico de câncer na família precisam ficar atentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário