segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PROGRAMA "BELA CRUZ COMO TE AMO" DO DIA 14/JANEIRO/2011 - RADIO GENOVEVA FM


PROGRAMA BELA CRUZ COMO TE AMO DO DIA 14 JANEIRO DE 2011 (SEXTA FEIRA)

"A segurança é questão de polícia, mas também de prevenção. É a defesa intransigente dos direitos humanos".
SEXTA-FEIRA 21 JANEIRO/2011 “NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”


Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
Iniciamos o nosso programa pedindo a Deus que abençoe a todos e que haja paz e união em todos os lares.
“O nosso coração, a nossa razão, a história e a palavra de Cristo anunciam-nos com voz alta e persuasiva: a união com ELE é necessária e incondicionada; sem ELE não poderíamos alcançar a nossa meta; seríamos rejeitados por Deus; só ELE nos pode redimir”.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”

DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO E DA CIDADÃ.
Cidadão brasileiro, Sociedade, Direitos e deveres. Palavras simples, mas que abrigam sentidos tão complexos. Todos os indivíduos têm direitos e deveres. Devemos lutar para que os direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter consciência dos deveres e cumpri-los.
Na constituição brasileira os artigos referentes a esse assunto podem ser encontrados no Capítulo I, Artigo 5º que trata Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não ter medo, de não ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade de onde veio, da situação em que está, ou por causa de qualquer outra coisa. Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos. Esses direitos são sagrados e não podem ser tirados de nós; se forem desrespeitados, continuamos a ser gente e podemos e devemos lutar para que eles sejam reconhecidos. Às vezes cidadãos se vêem privados de usufruírem de seus direitos por que vivem cercados de preconceito e racismo; é incrível mas ainda nos dias de hoje encontramos pessoas que se sentem no direito de impedir os outros de viverem uma vida normal só porque não pertencem a mesma classe social, raça ou religião que a sua. Nós cidadãos brasileiros temos direitos e devemos fazer valer o mesmo independente do que temos ou somos, ainda bem que a cada dia que passa muitas pessoas estão se conscientizando e acabando com o preconceito e aquelas que acabam sofrendo por isso estão correndo atrás de seus direitos.
Mas como cidadão brasileiro não temos apenas só direitos, mas deveres para com a nação, além de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a pátria, de preservar a natureza, de fazer cumprir as leis e muito mais. Ser cidadão é fazer valer seus direitos e deveres civis e políticos, é exercer a sua cidadania. Com o não cumprimento do dever o cidadão brasileiro pode ser processado juridicamente pelo país e até mesmo privado de sua liberdade.
Por fim, se realmente queremos ser cidadãos plenos e conscientes de nossos deveres de cidadania, temos que lutar para que seja cumprida todas as leis!

FAMÍLIA:
Acho que Deus sempre gostou da idéia da família. Criou Adão e o fez senhor de todos os animais e criaturas do Paraíso terrestre. Mas percebendo que estava muito solitário, criou para ele uma esposa.
Ao vê-la Adão exclamou: "Esta sim é osso dos meus ossos e carne da minha carne!" (Gn 2,23)
Deus também pensou que esse casal seria completo se tivesse filhos; por isso abençoou-os com a graça da fertilidade para povoar a terra. Deus tem um plano sobre nossas vidas: quer que sejamos santos como Ele é Santo.
A alguns Ele quer que cheguem à santidade na vida sacerdotal, a outros na vida religiosa, mas à maioria Deus os quer santos na vida matrimonial, dentro de uma família. "Família é uma comunidade baseada na vida e no amor". Comunidade significa mãe, pai e filhos, vivendo uma vida em comum, trabalhando cada qual para a realização de cada um como pessoa, sempre aceitando e respeitando as diferenças individuais.
Vive-se a família um projeto onde não deve jamais haver o "meu" ou o "teu", mas somente o "nossos". E isso só acontece porque nela se vive o amor. Esse amor nasce de uma profunda admiração pela pessoa do(a) outro(a), nas certeza de que só é feliz si se fizer o(a) outro feliz. Esse amor faz com quer a relação homem e mulher seja estável e duradoura. Casamento nâo é coisa descartável. Essa idéia deve estar clara principalmente na mente dos jovens, constantemente bomardeados pela televisão, revistas e novelas que os fazem acreditar que o casamento é coisa provisória...que pouco importa a realidade dos filhos...e que a infidelidade está na moda. Essa realidade desvirtuada sobre casamento, infelizmente, faz com que casais se juntem, a maioria por causa de uma gravidez indesejada, imaturos e despreparados, gerando filhos que, quase na certa, vâo ser educados por avós, babás, ou creches, os chamados pais substitutos.
A toda essa idéia enganosa de casamento, nós, cristãos, temos a oferecer ao mundo, como modelo a "família cristã", a exemplo da Sagrada Família de Nazaré. A família cristã é a união de pessoas batizadas. Pessoas, ao mesmo tempo, santas e pecadores em processo de santificação e que procuram viver da fé em Jesus. è no seio dessa família cristã que os filhos descobrem Deus, e principalmente que Deus é "Amor".
A família cristã é o espaço de vivência do Evangelho: pois dentro dela os filhos aprendem a conhecer a Bíblia: aprendem a rezar, a partilhar e a perdoar. Pais e mães cristãos tem consciência de que são os primeiros educadores de seus filhos na fé e sabem que não podem delegar a tarefa de educação religiosa nem só para o padre e nem só para o catequista. João Paulo II declarou recentemente: A família missionária é a esperança do novo milênio."
É um recado grave para nós. A família não pode se fechar sobre si mesma! Pais, mães e filhos devem sair para fora dos limites de seus lares para santificar seus vizinhos, sua rua, seu bairro. Participar de suas comunidades paroquiais para, junto com outras famílias, mudar estruturas, corações e mentalidades. Colaborar, em última análise, na implantação do Reino de Deus na terra.
O Pe José Roberto Abreu de Mattos (Pe Beto) é pároco da Igreja Santo Antônio do Lausanne localizada na Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2221 - Lausanne - São Paulo - SP

Violência familiar
Frases como: "Tenho que aguentar, porque preciso de alguém a meu lado..."; "Filha, suporte, porque casamento é assim mesmo..."; "Em briga de marido e mulher não se mete a colher..."; fazem parte do cotidiano. Assim, é justificada, racionalizada e institucionalizada a tirania conjugal e familiar. É uma monstruosidade a forma que certos homens encontraram para resolver conflitos no lar, submetendo companheiras a condição de escravas. Com efeito, verdadeiras "guerras invisíveis" ocorrem na intimidade da família e constituem um problema de dimensão social de extrema gravidade, com repercussões socioeconômicas e de saúde pública que ameaçam o desenvolvimento dos povos, afetam a qualidade de vida e corroem o tecido social. Mais de um milhão de mortes são ocasionadas por violência doméstica, anualmente, em todo o mundo. Estudos especializados comprovam que, em 18 países, um total de 20% das mulheres foram violentadas ou sofreram agressões e 25% dos idosos sofreram maus-tratos físicos e psicológicos por serem considerados um estorvo familiar e um custo muito alto para a sociedade. Nesse cenário desolador, a família, núcleo essencial da sociedade, esfacela-se. O ser humano, que deveria viver em paz, com respeito, fraternidade, liberdade e justiça, torna-se objeto de crueldade e ameaça de destruição. A violência propaga-se assustadoramente, a sexualidade é agredida no seio da própria família e procura-se solucionar o problema adotando métodos igualmente violentos. Através da violência você pode matar um mentiroso, mas não pode estabelecer a verdade. Através da violência você pode matar uma pessoa odiosa, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extinguir a escuridão. Só a luz pode. É imprescindível, pois, que os seres humanos aprendam a elementar lição de que qualquer forma de violência contra seus semelhantes volta-se contra eles mesmos. Todos nascem livres e iguais em direitos, dignidade e obrigações, dotados de razão e consciência, devendo agir, uns para os outros, com espírito de fraternidade, sem o que se torna inviável o projeto de construção de uma sociedade justa e igualitária.
EDILSON SANTana - promotor de Justiça

A violência que atinge o Ceará não poupou as mulheres. Assassinatos tiveram alta de 12,5% em comparação a 2009. 153 mulheres assassinadas no ano passado no Ceará. A onda crescente da violência e da criminalidade que se abateu sobre o Estado nos últimos quatro anos não poupou as mulheres.

Adolescentes, jovens, adultas, de meia idade e anciãs, elas também vêm sofrendo com o avanço do crime neste Estado, a bem da verdade, a maioria delas vítima de crimes passionais.

Em relação a 2009, quando 136 mulheres foram vítimas de homicídio no Ceará, a morte violenta de pessoas do sexo feminino, em crimes dolosos no ano passado, teve um aumento da ordem de 12,5 por cento.

Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas a partir desta quarta
PUBLICIDADE
DA AGÊNCIA BRASIL
DE SÃO PAULO
A Casa da Moeda do Brasil, em parceria com a Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o Ministério da Justiça, padronizam a partir desta quarta-feira (5) certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil.
Os documentos serão confeccionados em papel especial com marca d'água e microletras. A impressão será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro, que aumenta a segurança contra falsificações.

DENGUE - Risco de nova epidemia
28/12/2010
Com a chegada do verão, vem também o temor de uma nova epidemia de dengue, contra a qual se luta, há anos. O vírus tipo 1, que na década de 90 era frequente em Fortaleza, deve voltar em 2011. A preocupação do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) é que o reaparecimento se torne uma epidemia. O problema é que este tipo vai afetar mais crianças e adolescentes, de zero a 15 anos, que não tiveram contato com o vírus na época.

Essas crianças vão estar expostas a nova infecção, podendo evoluir para um quadro grave, que é o hemorrágico. O Ceará é um dos dez estados brasileiros com alto risco de epidemia para o próximo ano. Para evitar o surto, será preciso investir em prevenção.

O Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue se movimenta para promover reforço integrado das ações de prevenção e controle da doença a fim de diminuir o risco de epidemia em 2011. Segundo indicadores do Ministério da Saúde, 86 dos 184 municípios cearenses estão com riscos alto ou muito alto de epidemia.
ENCERRAMOS O NOSSO PROGRAMA PEDINDO A DEUS QUE ABENÇOE A TODOS E QUE HAJA PAZ E UNIÃO EM TODOS OS LARES BRASILEIROS. AMEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário