sábado, 22 de janeiro de 2011
PROGRAMA "BELA CRUZ COMO TE AMO" DO DIA 21/JANEIRO/2011 - RADIO GENOVEVA FM
"A segurança é questão de polícia, mas também de prevenção. É a defesa intransigente dos direitos humanos".
SEXTA-FEIRA 21 JANEIRO/2011 “NINGUÉM PODE VOLTAR E CRIAR UM NOVO INÍCIO, MAS TODO MUNDO PODE COMEÇAR HOJE E CRIAR UM NOVO FINAL”
Bom dia Bela Cruz, bom dia Vale do Acaraú, estamos iniciando mais um Programa “Bela Cruz como te amo”, que tem a coordenação, programação, criação, elaboração e apresentação deste amigo de voces,Edilson C@rv@lhedo S@mp@io. *O nosso programa tem a finalidade de divulgar e levar até voces, cultura, educação, direitos e deveres do cidadão e da cidadã, para a melhoria das condições de vida da população belacruzense, no convívio social.
“Buscamos e veiculamos com objetividade informações sobre o Município e vida belacruzense, direito fundamental para o exercício da cidadania".
Iniciamos o nosso programa pedindo a Deus que abençoe a todos e que haja paz e união em todos os lares.
“O nosso coração, a nossa razão, a história e a palavra de Cristo anunciam-nos com voz alta e persuasiva: a união com ELE é necessária e incondicionada; sem ELE não poderíamos alcançar a nossa meta; seríamos rejeitados por Deus; só ELE nos pode redimir”.
JESUS DISSE:
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”
Oração é a comunicação com Deus! A pessoa expressa a ele o que quer dizer e tenta perceber qual a vontade dele a seu respeito.
Deus é o Criador, nós somos a criatura.
A relação da criatura com o Criador é o núcleo central da religião. Está ligado aos demais relacionamentos humanos: troca de informações e sentimentos com as pessoas, agressão ou respeito à natureza. O tipo de relacionamento do homem com a natureza e com as demais pessoas mostra a posição que ele toma diante de Deus.
Oração é o resultado de nossa busca de Deus e de nosso esforço: são as atitudes e as ações que tomamos ou fazemos em vista da relação de amor com ele.
Oração é a tentativa de diálogo amoroso da criatura com o Criador. Esta relação supõe esforço de comunicação e atenção para perceber os sinais e palavras de Deus, que chegam ao homem, quase sempre, de forma indireta.
Pelo fato de sermos limitados e Deus infinito, o nosso relacionamento com Deus nos coloca em dependência amorosa, como filho em relação ao pai. Quando alguém se julga independente de Deus, restam-lhe poucas oportunidades de estabelecer relações com Deus.
Nós fomos criados por amor, para amar e ser amado pelos demais e por Deus. Acolher pessoas e acontecimentos é atitude de amor. Rejeitar é atitude de desamor e de egoísmo.
Jesus nos revelou que o Pai ama incondicionalmente seus filhos e quer a felicidade de cada um deles. As posições que Jesus tomou perante o Pai e o relacionamento que teve com Ele devem servir de modelo para nós. Ele se relacionava com o Pai como se estivesse próximo, presente ao seu lado (Lc 10, 21; Jo 17, 1 - 26). Portanto, antes de tentar relacionamento mais profundo com Deus, é preciso tomar consciência da imagem que temos dele. É importante que passemos da imagem que temos dele para aquela que Jesus nos mostrou, que nos é transmitida pelos evangelhos: o Pai é cheio de amor, quer o bem para seus filhos, cuida de cada um de nós, de modo especial daqueles que o amam.
Entregar a tua vida a Deus é um ato de fé que se exprime pela oração.
Orar é simplesmente falar com Deus. Ele conhece o seu coração. O que importa para ele é a tua atitude interior, a tua honestidade. Aqui está uma oração que te sugerimos:
"Senhor Jesus, eu te agradeço pelo teu amor e pela tua vinda ao mundo para morrer por mim. Reconheço que, até hoje, tenho sido eu a conduzir a minha vida e que assim tenho pecado contra ti. Agora, quero colocar a minha confiança em ti e receber-te na minha vida como meu Salvador e Senhor. Obrigado por perdoares os meus pecados. Faz de mim a pessoa que tu desejas que eu seja. Te agradeço por responderes à minha oração e por estares agora na minha vida. Amén."
Desejas fazer esta oração a Deus com toda a sinceridade?
Se sim, ora agora e, segundo a sua promessa,
Jesus Cristo entrará na tua vida.
FALECEU GERARDO WILSON ARAUJO - 20/01/2011
Gerardo Wilson Araujo - 1945 - 2011
Faleceu, hoje, pela manhã, o ex-prefeito de Bela Cruz, Gerardo Wilson Araujo. Nascido a 1º de julho de 1945.
Filho de João Ambrósio Araujo e D. Raimunda Lopes Araujo. Iniciou seus estudos nas Escolas Reunidas de Bela Cruz, tendo como professora a senhora Maria de Lourdes Pinto.
Em seguida, ingressou no Instituto Imaculada Conceição. Concluiu o 2º Grau, no Liceu do Ceará, em Fortaleza. Na juventude fundou o Grupo Musical – Os Simples – com os amigos Itamar Diogo e Airton Carvalho. Casado com a senhora Honorina Oliveira Araujo.
Em 1982, foi eleito Prefeito Municipal de Bela Cruz.
Por vozes e lágrimas, o som da chuva, e de seus soluços, é escondido pela música triste. É escondido por um réquiem. Réquiem de despedida para ele. Réquiem saudoso para aqueles que já foram.
Postado por VICENTE FREITAS às 11:35 AM
GERARDO WILSON ARAUJO FOI UM CIDADÃO CALMO, BONACHÃO, NUNCA PERSEGUIU NINGUÉM, SEMPRE ESTAVA DE BOM HUMOR E ERA UM AMIGO LEGAL.
FICOU NA HISTÓRIA POLÍTICA PELA MÚSICA QUE ELE CANTAVA NAS CAMPANHAS ELEITORAIS O SABIÁ.
CONHECIDO POR TODOS COMO O IÁ. SÓ DEIXA BOAS RECORDAÇÕES E LEMBRANÇAS AGRADÁVEIS.
ATÉ BREVE AMIGO, POIS NINGUÉM ESCAPA E NÓS TODOS TEMOS QUE IR. DEUS O RECEBA DE BRAÇOS ABERTOS E O TENHA NO MEIO DOS ELEITOS NO CÉU.
aa) edilsoncarvalhedo@hotmail.com
Amigos ouvintes, a partir deste momento iremos apresentar o Quadro “TODOS PELA EDUCAÇÃO”
O desafio de melhorar a qualidade da Educação exige muita responsabilidade de todos, principalmente dos governantes. Mas Educação é tão importante que não podemos deixar apenas nas mãos dos governos. É preciso que todos os brasileiros estejam envolvidos, participem, acompanhem de perto o que anda ocorrendo no dia a dia da Educação.
É a Educação de qualidade que vai nos levar para um outro patamar de cidadania e de desenvolvimento do País.
E para levar todas essas informações a cada um dos brasileiros o Rádio e você, são fundamentais.
O tema é volta às aulas. E tem a ver com todo mundo: pais, alunos, professores, gestores, políticos e toda a sociedade.
Precisamos de todos pela Educação.
PROJETO RÁDIO:
Pelo o seu alcance, o Rádio é considerado o veículo de comunicação mais democrático e mobilizador do Brasil. Pelas ondas do Rádio, cada comunidade, não importando o seu tamanho nem localização, ganha voz, conquista espaço e cria sua identidade. Pensando em utilizar esse potencial do Rádio em prol da melhoria da Educação Básica, o Todos Pela Educação e o UNICEF fizeram uma parceria e criaram o projeto “No ar, Todos Pela Educação”. Mensalmente, uma rede informal de mais de cinco mil rádios e radialistas espalhados pelo País tem acesso a um novo kit com materiais de áudio, textos, notícias e dados sobre Educação Básica.
APRESENTAMOS AGORA DEZ DICAS PARA TER MAIS SAÚDE EM 2011.
Boa alimentação, exercícios, sono e lazer fazem parte de uma vida saudável
Camila Neumam, do R7
Todo começo de ano nós fazemos promessas para melhorar a vida. As mais comuns, de longe, são: comer melhor e praticar exercícios físicos. Aliar os dois hábitos, sem dúvida, é uma boa receita de saúde.
Mas juntá-los a outros modos igualmente saudáveis, como dormir melhor, evitar o estresse, parar de fumar e ter mais lazer, é a receita dada por especialistas para ter uma saúde “trincando” de boa em 2011.
Veja abaixo as dicas dadas por Cláudio Miguel Rufino, clínico-geral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), José Marcos de Góis, cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa, e Roberto Correia, fisiologista do exercício da Unifesp.
Dicas para melhorar a saúde em 2011
Comer bem, fazer exercícios e espantar o estresse são fatores essenciais
Coma melhor
Escolher alimentos saudáveis durante as refeições ajuda não somente a emagrecer, mas a diminuir as taxas de colesterol, de triglicérides (gordura) e de açúcar no sangue, o que dá mais disposição, humor e uma aparência mais bonita. Um prato de arroz com feijão, carne magra (peixe ou frango) e salada de folhas, verduras e legumes é uma grande fonte de nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais e lipídios). Ao evitar frituras e fast-food, você diminui o risco de acúmulo de gorduras em artérias e veias, impedindo risco de infarto e derrame. Evite abusar de alimentos diet (têm mais gordura) e “zero” (têm mais sódio). Beber bastante líquido garante pele mais hidratada e filtra impurezas do organismo.
Durma melhor
O corpo necessita, geralmente, de oito horas diárias de sono para recuperar energias perdidas ao longo do dia, podendo variar para mais ou menos. Quem não acorda com a pele lisinha, bom humor e barriga sequinha depois de oito horas bem dormidas? A falta de sono pode aumentar a produção de hormônios do estresse. Dormir pouco causa ainda mau humor e engorda. A própria obesidade pode ser uma inimiga da noite bem dormida, já que causa ronco e apneia (suspensão da respiração durante o sono).
Faça exercícios
Praticar uma atividade física regular ajuda a emagrecer, aumenta a força e o tônus muscular, melhora a capacidade respiratória e o condicionamento físico. O ideal é fazer de três a cinco vezes por semana, de 30 a 40 minutos. Para quem é sedentário, o primeiro passo é procurar um clínico geral, que pedirá exames de glicemia, colesterol, de pressão e frequência cardiorrespiratória. De acordo com os resultados, você saberá qual tipo de atividade física é a mais adequada para você. Isso vale também para quem pretende frequentar uma academia. Caminhadas de 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, são indicadas para todas as idades, desde que não haja problemas de locomoção. Consequência: mais disposição e um corpo mais enxuto e mais resistente a infecções.
Não estresse
O estresse deve ser considerado um veneno para o corpo. Quando você vive estressado, aumenta a produção de catecolaminas e cortisol (substâncias que causam o estresse), que provocam depressão, aumento do colesterol, triglicérides e do açúcar no sangue. Isso acontece porque o organismo reage como se estivesse em perigo. O estresse inibe a serotonina - substância que nos dá a sensação de prazer e é liberada quando fazemos exercícios, nos divertimos e fazemos sexo. Muitas doenças são causadas pelo estresse – desde reações nervosas até derrame e infarto.
Beba menos
O abuso de álcool pode trazer graves consequências à saúde. Como praticamente todas as bebidas alcoólicas são muito calóricas, de cara você pode ganhar uns quilos a mais se as usar frequentemente. Conhecidas como “calorias vazias”, elas engordam sem trazer nenhum benefício nutricional. O abuso pode ainda levar ao alcoolismo ou causar cirrose hepática (destruição do fígado), ambas doenças levam à morte. Uma dose diária de álcool não causa grandes danos, desde que a pessoa esteja saudável. Diabéticos, hipertensos ou quem tem alta taxa de triglicérides devem evitar o álcool.
Pare de fumar
Deixar o vício garante benefícios à saúde no curto e longo prazo. No primeiro momento, o ex-fumante já consegue respirar melhor e fica com o paladar e olfato mais apurados. Em um ou dois anos, os riscos de ter derrame ou infarto diminuem bastante e em dez anos o pulmão melhora sua capacidade. Nunca é tarde para parar, pois o fumo contínuo e duradouro pode causar câncer de pulmão (95% dos casos são em fumantes), de garganta, língua e faringe, e, no médio prazo, pode causar o devastador enfisema pulmonar.
Trabalhe no que gosta
Ter bom relacionamento no trabalho, na família e estar satisfeito com aquilo que faz, segundo os médicos, gera saúde. Sentir-se realizado evita a depressão e a liberação dos hormônios do estresse (catecolaminas e corticoides), que aumentam a glicemia, as triglicérides e o colesterol, que engordam, além de causar um belo de um mau humor.
Tenha lazer
Aposte em mais momentos divertidos e de descanso. O lazer significa ter prazer e, como seres sociais que somos, podemos usar esses momentos para passear com amigos, dançar, paquerar, dar risada, namorar e fazer sexo. Com isso liberamos mais serotonina, o hormônio do prazer, responsável pelo sorrisinho no rosto.
Faça sexo
De modo geral a atividade sexual pode gerar saúde, mas como diz o provérbio “o que importa é a qualidade, não a quantidade”. O sexo não deve ser encarado como uma atividade física a ser praticada para melhorar a resistência física. O importante é mantê-lo como fonte de prazer, de acordo com o ritmo de cada um. Quem pratica atividades físicas, no entanto, pode melhorar a disposição sexual.
Use camisinha
Lembrar de colocar o preservativo durante as relações sexuais significa cuidar da saúde. Fazer sexo sem proteção abre caminho para doenças sexualmente transmissíveis como a Aids, HPV, sífilis, gonorreia, entre outras. O uso do preservativo impede a infecção e a gravidez indesejada.
SEGURANÇA PÚBLICA
Gestão da escassez
19/1/2011
Os primeiros movimentos registrados no setor da segurança pública demonstram haver sintonia entre os problemas visíveis nesse segmento sensível da administração e as ordens emanadas de seus novos gestores. No balanço anual de sua gestão passada, o próprio governador do Estado reconheceu não haver alcançado, como pretendia, os resultados esperados com o Ronda do Quarteirão.
O desempenho da pasta da segurança não pode ser avaliado isoladamente, pois seus objetivos estão entrelaçados com os do Sistema Penitenciário, a cargo da Secretaria da Justiça e Cidadania; da Vara das Execuções Penais, do Poder Judiciário; do Ministério Público e da Defensoria Pública. Embora os problemas sejam comuns a esse conjunto de órgãos públicos, sua execução se faz isoladamente.
De todo modo, começam a repercutir as primeiras providências adotadas no âmbito da Secretaria de Segurança Pública, tais como a reativação dos serviços de inteligência dos batalhões policiais. Hoje, particularmente, a inteligência policial resulta numa tarefa prioritária para facilitar a operação policial, mesmo nas ações ostensivas. Sem informação, o aparelho policial atua de maneira defensiva, chegando aos fatos depois de sua ocorrência. A inteligência policial, quando bem empregada, lhe faculta uma atuação proativa.
O crack é devastador
Diante da onda avassaladora que destrói, sobretudo a juventude incauta, tornando-a presa fácil do poder dizimador de suas implacáveis garras, o crack, esse demônio "invisível" aos olhos das autoridades brasileiras, passeando folgadamente pelas praças, ruas e onde exista aglomeração humana e pasmem, até mesmo entre as paredes das escolas, vai, cada vez mais crescente, ultrapassando caminhos e vencendo obstáculos, sem que seus passos sejam interceptados. Amplia de forma tão progressiva a sua ação que a estas alturas dimensionar estatísticas sobre essa expansão, certamente se constituirá uma tarefa quase impossível.
Com as mudanças nas esferas da pública administração, depois de febris comemorações na chegada dos novos gestores, a partir do comando da Nação e passando pelos governadores, com ascensão renovada das representações no Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas, é provável que o grave problema das drogas que tanto aflige a família brasileira seja enfrentado com seriedade e disposição, sem dispersão de recursos das inúmeras instituições que dizem combater o crack, sem que até o momento tenhamos resultados práticos dessa desenvoltura.
Pelo menos é o sentimento que ficou marcado em todos aqueles que se preocupam com os avanços das drogas. Pela primeira vez foi ouvida uma voz autorizada e direta, notadamente por se tratar da própria presidente da República. Foi a primeira mulher, investida no posto mais elevado do País quem falou sobre a grave questão do crack. Clara e espontaneamente, disse que a droga seria combatida sem trégua. Conhecida pela sinceridade no trato com a coisa pública e, de igual modo, no relacionamento com as pessoas, não há como duvidar da franqueza dos seus propósitos. Daí a confiança que deixou ao falar com a faixa presidencial. Era o seu primeiro pronunciamento.
Após tão enfática decisão, outros discursos no mesmo viés seguiram o seu exemplo. No Ceará, o novo titular da Segurança Pública e Defesa Social cuidou da mesma questão. Disse o combate ao crack ser prioridade dentre os itens de desenvolvimento da sua agenda na SSPDC, sem se falar que recentemente os ministros da Justiça e da Saúde falaram na mesma linha de ação. Ao que tudo indica, teremos um efetivo combate ao crack. Conforta aos brasileiros pela disposição da presidente Dilma Rousseff, excelente exemplo a todas as autoridades sobre as quais pesa a grande responsabilidade de defender a sociedade, principalmente quando se trata de preservar a nossa juventude, tão exposta a todo tipo de agressão. Nunca é tarde para se cortar o mal. Principalmente quando ele bate à nossa porta e ameaça entrar sem pedir licença. À boa vontade das autoridades vamos somar a nossa força pois, a droga, igual a outros crimes, é um inimigo perigoso. É imperioso que seja tratado como tal.
CHICO ALVES
Jornalista
DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO E DA CIDADÃ.
Cidadão brasileiro, Sociedade, Direitos e deveres.
A Declaração do Homem e do Cidadão
1- Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
2- A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
3- O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.
4- A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
5- A lei não proíbe senão as acções nocivas à sociedade. Tudo que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene.
6- A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.
7- Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrário torna-se culpado de resistência.
8- A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada.
9- Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, se se julgar indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei.
10- Ninguém pode ser molestado por suas opiniões , incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.
11- A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.
12- A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; esta força é, pois, instituída para fruição por todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada.
13- Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.
14- Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, da necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a colecta, a cobrança e a duração.
15- A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.
16- A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição.
17- Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o exigir e sob condição de justa e prévia indenização.
Autoria: Allyne Patrícia Marques Souza Muniz
FONTE E FOTO: edilsoncarvalhedo@hotmail.com
WWW.flogao.com.br/edilsonsampaio
WWW.ccdsbelacruzense.blogspot.com
WWW.radiogenovevafm.blogspot.com
WWW.belacruzmeuamor.blogspot.com
WWW.belacruzcomoteamo.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário